No vídeo que segue poderemos aprender um pouco mais sobre Análise de Balanço e de que forma se faz essa análise. É muito importante ter na empresa dados contábeis nos quais você possa confiar para poder tomar certas decisões, portanto é preciso saber fazer corretamente uma análise de balanço.
Nós sabemos (e estamos saturados de saber) que a economia é muito importante para que o planeta possa se desenvolver, tanto financeiramente quanto socialmente e que as conquistas provindas de uma economia estável são imensas. Pode-se dizer que a economia faz parte da humanidade desde quando ela passou dar mais atenção ao modo de vida sedentário, na qual temas como a domesticação de animais para consumo, criação da agricultura e de locais para armazenamento e, sobretudo, pela criação da propriedade privada é que fortaleceram essa ideia de economia.
Atualmente, podemos dizer que, no geral, o mundo se encontra com alguns problemas na economia, onde alguns países estão enfrentando crises econômicas sérias, como o Brasil que, aos poucos, vem conseguindo retomar as rédeas do crescimento. Outros países também estão em recuperação, como os Estados Unidos, que viveu, em 2008, a sua pior crise econômica, advinda do estouro da bolha imobiliária, na quais os imóveis desvalorizaram muito em pouco tempo, deixando os bancos e outras instituições monetárias em um estado de alerta violento.
Os investidores e os dependentes da especulação financeira também ficaram atônitos com os problemas dessa crise, que não somente afetou os EUA, mas também, países da Europa e da Ásia. O Brasil sentiu pouco o efeito dessa crise, felizmente.
Voltando um pouco o foco para as empresas, para que uma empresa possa se definir saudável financeiramente falando, é necessário que ela tenha um diagnóstico bastante profundo sobre as suas atividades, bem como, também, analisar todos os processos que estão envolvidos na fabricação ou no serviço, enfim. Várias são os elementos que devem ser verificados e, assim, determinar se os gastos com esses processos estão dentro do limite aceitável. No nosso artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre como fazer uma análise de balanço corretamente, bem como algumas informações bastante relevantes sobre esse tema. Confira:
Como Proceder Uma Análise de Balanço?
Inicialmente, é necessário que você mapeie todos os processos da empresa, desde os da alta corporação, até os gastos com pessoal terceirizado e de outras empresas que prestam serviços para a sua. Essa análise de balanço nada mais significa do que avaliar a capacidade de uma empresa de render lucro a partir de uma situação presente dentro dessa empresa, cujas atividades são relatadas por meio das demonstrações financeiras – as chamadas Df’s.
O crescimento sobre uma mesma base de valor, de ativos ou com avanços operacionais é uma das mais poderosas alavancas de valor. Por meio das df’s realizadas anteriormente, é que a empresa pode ter uma noção de quanto ela pode gerar, levando em conta premissas do mercado, uma projeção de fluxo de caixa, sendo que, com isso, ela pode determinar o valor patrimonial e o quanto a empresa tem a capacidade de distribuir os dividendos aos acionistas.
É válido lembrar que as Df’s são um conjunto de informações que devem, obrigatoriamente, constar nas avaliações da empresa a cada trimestre, principalmente se essa empresa tiver ações negociadas diretamente na bolsa de valores.
As demonstrações financeiras contam com os seguintes tópicos:
Balanço Patrimonial, que se caracteriza como uma representação fotográfica dos bens , obrigações e direitos da empresa. Pode ser representado em até três grupos: passivo, ativo e patrimônio líquido.
Demonstração de resultados, nos quais a formação dinâmica do resultado líquido em determinado período. Essa parte é bastante importante, haja visto que é a partir desta demonstração que as receitas da empresa são apuradas, a fim de se desenvolver os cálculos necessários para a obtenção dos dados relacionados ao fluxo de caixa e aos possível lucros que possam vir a ser obtidos. Vale lembrar, também, que essa é apenas uma apuração contábil, na qual contabiliza as vendas, somente. Pode ser que um dinheiro possa vir a ser adicionado no futuro ao caixa, mas este não entra na contabilização do DR.
Fluxo de Caixa, no qual é a representação das movimentações financeiras de uma companhia. Essas movimentações podem ser entendidas a partir das principais atividades realizadas, tais como as operacionais, as de financiamento, as de investimento, entre outras. As informações do fluxo de caixa são muito importantes, já que, por meio dele, você pode analisar se o projeto vinculado à empresa têm alguma chance de dar certo, se o momento é totalmente favorável a colocação dessa proposta, entre outros requisitos. Vale lembrar que o fluxo de caixa é, ao mesmo tempo, a mais importante e a mais sensível, pois, qualquer mudança repentina nesse fluxo podem ocorrer mudanças significativas no processo.
Basicamente, a análise de balanço pode ser realizada seguindo esse métodos, pois, com certeza, dados preciosos sobre a situação financeira da sua empresa podem vir à tona.
Esse tipo de informação é bastante útil, principalmente, para quem está começando agora no mundo dos negócios, sobretudo para quem é dono de uma empresa própria. Com essa análise criteriosa, fica mais fácil e desburocratizada a atividade de se monitorar as finanças da empresa.
Como Abrir Meu Próprio Negócio?
Embora algumas pessoas procurem sempre estabilidade, outras estão abertas para a aventura. Nesse caso, muitas pessoas preferem abrir seu próprio negócio, com o intuito de gerir a sua vida e ter maior domínio sobre as suas vontades.
Para você ter o seu primeiro negócio, é necessário, inicialmente, conduzir um estudo de viabilidade, ou seja, se sua ideia realmente pode ser comprada pelas pessoas. Depois disso, se a ideia realmente tiver pronta para ser estudada, é hora de reunir capital para poder colocar a sua ideia para funcionar. Se precisar de funcionários, é necessário ter dinheiro suficiente para arcar com os tributos e impostos acerca dele, bem como, também, regularizar a sua situação com o estado.
Com o funcionamento da sua empresa, tente manter tudo a seu alcance, desde o relacionamento com os funcionários até a atenção em tudo o que entra e sai da sua empresa, bem como, também, as questões financeiras referentes à atividade empresarial.
Essas são dicas bem superficiais, mas podem servir para dar um norte sobre o que é necessário para que a empresa possa ter um futuro promissor pela frente.