O empreendedorismo é a técnica que vem sendo mais utilizada pelas pessoas utilmente, o que é também muito valorizado no mercado financeiro. Geralmente são pessoas que buscam aperfeiçoamento atrás vez cursos para aprimorar seu currículo ou são pessoas que já tem essa facilidade natural de empreender. Normalmente há dois conjuntos de empreendedores, os empreendedores que são porque o emprego ou estabelecimento necessita de empreender, e os empreendedores que acham a oportunidade que esperavam para inovar e expandir. Tanto o primeiro perfil de empreendedor como o segundo correm riscos em cada inovação, sendo assim, é necessário em ambos os perfis ter resiliência para não ceder em qualquer obstáculo.
Perfis de Empreendedores
Cada pessoa se destaca no empreendedorismo de formas diferentes, de acordo com o que o trabalho exige. Vamos destacar algumas características:
O empreendedor informal, por sua vez é aquele que tem o perfil que se destaca apenas quando é necessário, quando é necessário inovar. Esse perfil é mais conservador, não se arrisca muito na hora de propor e realizar inovações. Não é adaptado a ter planos futuros, não tem uma visão amplamente diversificada pois apenas resolve as coisas momentaneamente. O empreendedor cooperado, tem como característica o trabalho em conjunto, sai muito bem trabalhando em empresas cooperativas. Eles são notados por ter a formato de empreender baseada na intuição e não são muito propícios aos ricos, tendo assim riscos baixos, mas é devido aos poucos recursos trabalhistas que tem. O empreendedor individual carrega características semelhantes do empreendedor informal, sendo assim são empreendedores que não se ariscam muito e são apenas quando é necessário, planejamento futuro. São empreendedores que não trabalham em equipe de forma alguma, realizam projetos com no máximo mais uma pessoa.
E tem também o empreendedor que é considerado empreendedor devido a sua iniciativa de abrir um negócio, os chamados franquiados ou franquiador, o franquiado procura marcas que são prestigiadas no mercado para entrar para a rede lojas e ter seu investimento retornado, gerando lucros e o franquiado passa sua marca que tem prestigio e conceito com os clientes e recebe mensalmente o dinheiro do franquiado como uma taxa por utilizar o nome de sua marca. Esses tipos de empreendedores tem um conceito exemplar no mundo dos negócios. E tem o empreendedor social, esse tipo de empreendedorismo vem crescendo desde as faculdades ou escolas que desenvolvem projetos para auxiliar na as pessoas na área pública e tem como objetivo principal mudar a forma que as pessoas agem no mundo, para ter um ambiente mais saudável de ser convivido. Nesse caso o trabalho em grupo é indispensável devido ao projeto ser trabalhoso.
E por fim, o empreendedor cooperativo, esse tipo de empreendedor geralmente é conhecido como intraempreendedor, ele já trabalha na empresa, mas tem como objetivo sempre aprimorar o seu negócio. Esse tipo de funcionário é o mais querido dos patrões pois visa sempre o faturamento da empresa. Mas é um dos empreendedores correm mais risco devido a responsabilidade de seus empreendimentos, podendo haver sérios danos para empresa caso o projeto não saia como o planejado. Ele visa sempre crescer na carreira, busca sempre as promoções e remunerações melhores. Ele pode ser desenvolvido atrás de cursos que auxiliam o êxito na carreira, mas quem nasce com esse perfil tem mais facilidade na hora de arrumar um emprego e alcançar seus objetivos.
Como Ampliar Seu Negócio Com Produtos Diversificados?
A tecnologia tem sido a grande aliada para quem deseja aprimorar seus produtos. A cada momento surgem novos produtos, cada vez melhores e mais desejados pelo público. É nesse momento que o espirito empreendedor é necessário, seja para inovar ou para aderir novas propostas. Deve se projetar estratégias para adquirir o produto na sua empresa, apresentar para os donos e convencê-los de que é a melhor forma de inovar. Se é uma empresa que fabrica novos produtos, deve se pesquisar onde pode se melhorar e projetar novos produtos. Se for uma empresa que compra produtos, deve se pesquisar no mercado de compras, com fornecedores os melhores produtos e se terão sucesso com o público, sendo assim compra-los e disponibiliza-los no seu catálogo. É um investimento arriscado, mas se tiver sucesso, o lucro que empresa terá será imenso.
A diversificação de produtos também é importantíssimo, pois atente a todas as necessidades dos clientes, seja qual for. Fazer uma pesquisa e se manter antenado nas novas propostas é o segredo. Uma livraria por exemplo, se o dono ampliar seu espaço para um local onde a pessoa possa comprar o livro e tomar um café acompanhando a leitura, atrairá não só compradores de livros como pessoas que tem um tempo livre para um cafezinho, uma roda de conversa ou apenas tomar consumir as comidas vendidas. Um dono de supermercado que decide abrir uma loja de moveis, as pessoas não só vão para fazer compras no supermercado como irão na loja fazer compras para mobiliar suas residências. O que se deve fazer é ficar sempre atento e não ter medo de ariscar novas propostas, pois o lucro será no geral, tanto para os donos das empresas como para os funcionários que terão sucesso na carreira e também para os clientes que terão a praticidade de realizar suas compras.