A História de Luis Barsi e Como Ele Começou na Bolsa

  • Quem é Luis Barsi? A História do Maior Investidor Brasileiro

Se a bolsa brasileira apresenta um nome de destaque no mercado dos investimentos, esse nome é o de Luis Barsi. Dono de uma trajetória notável, Luis Barsi se sagrou o maior da história brasileira, não apenas como destaque nominal, mas também nos números apresentados pela sua carteira de rendimentos. Proprietário de lotes de ações em grandes empresas brasileiras, Luis Barsi associa seu sucesso ao investimento em rendas variáveis, chegando a chamar de forma engraçada os investimentos em renda fixa, de investimentos de “perda fixa”.

Nascido em 10 de março de 1939, o investidor de 81 anos tem muita propriedade para opinar em todos os ramos da economia. Em 2018, o seu patrimônio foi avaliado em 1,4 bilhões, e não para de crescer. Esse grande expoente da economia brasileira é nascido em São Paulo, e além de economista também tem formação em advocacia. Atualmente ocupa um importante cargo, como conselheiro no Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo. Barsi é considerado um grande investidor em todo o mundo, uma vez que sua história de vida, é motivo de incentivo e impulso a pessoas por todas as partes do planeta.

  • A História de Superação de Luis Barsi

Luis Barsi Filho é filho de imigrantes espanhóis, e morava em um lugar muito pobre no bairro do Brás, em São Paulo. Morando em um cortiço com péssimas condições de saneamento, Barsi perdeu seu pai com um ano de idade. Logo cedo se viu obrigado a trabalhar para conseguir alcançar seus objetivos, e dar uma vida digna a sua família. Com 9 anos iniciou sua carreira como engraxate de sapatos. Criou uma clientela fixa, que lhe proporcionou conhecer novas pessoas, devido ao seu serviço de boa procedência.

Com 14 anos passou a trabalhar em uma corretora de valores. Ali iniciava a carreira no ramo dos investimentos, do jovem Luis. Luis Barsi começou trabalhando como office boy, e mal sabia que 60 anos depois seria tão bem sucedido no ramo do mercado de ações. Mais de uma década depois, Luis Barsi já era considerado um grande entendedor do mercado, passando a trabalhar como editor de economia no jornal Diário Popular, entre os anos de 1970 e 1988. Sua graduação em direito se deu pela Faculdade de Direito de Varginha, e e sua graduação em economia se deu pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo.

Luiz Barsi

Luiz Barsi

Nos dias de hoje, Luis Barsi Filho é considerado um dos maiores investidores do mundo, e o maior investidor individual da Bovespa no Brasil. Possui o apelido de “Buffet Brasileiro” e possui frases célebres que motivam investidores de todos os tipos. Além disso, o “Rei dos Dividendos”, ou “Warren Buffet Brasileiro” (alguns dos diversos apelidos de Luis Barsi), é sinônimo de integridade. Tendo começado a trabalhar desde muito cedo, e sendo completamente integro com relação a suas operações na bolsa, Luis Barsi é totalmente transparente com relação a seus investimentos e estratégias.

  • Os Investimentos de Luis Barsi

Se você está lendo essa matéria, provavelmente deve estar se perguntando quais foram os caminhos que levaram Luis Barsi a uma rentabilidade tão grande. Além da persistência, estudo, disciplina e foco, Barsi fez escolhas corretas baseados na sua estratégia de rendimentos. A carteira de investimentos do acionista é composta majoritariamente de ações das seguintes empresas:

  • Klabin
  • Banco do Brasil
  • Banco Santander
  • Eternit
  • EletroPaulo
  • EletroTietê
  • Suzano
  • Cemig
  • Unipar

Existe um padrão entre essas empresas que fazem parte da carteira de investimentos de Luis Barsi. Todas são empresas consolidadas, que pertencem a ramos financeiros importantes. Além de construção civil, bancos, educação se encontram empresas do ramo energético. Majoritariamente, as ações da carteira de Luis Barsi são da Klabin. A Klabin é reconhecida em todo o território nacional como a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil.

Você pode estar se perguntando se Luis Barsi poderia parar de trabalhar hoje, como se estivesse aposentado. A resposta é sim, pois com apenas de 10 anos de investimentos, Luis Barsi já tinha acumulado rendimentos suficientes para aposentar, nunca mais trabalhar e fornecer sustento para sua próxima geração. Para se ter uma ideia, apenas no ano passado, Barsi conseguiu com uma de suas empresas, um total de 4 milhões de lucros (envolvendo pagamento de dividendos e valorização dessa empresa). Essa empresa é EletroBras, grande expoente energético brasileiro.

  • As Carreiras de Luis Barsi

Como já dissemos, Luis Barsi é um grande profissional em todas as áreas que se propõe a atuar. Isso vem desde os tempos em que atuava como office boy e técnico em contabilidade na capital paulista. Nessa época, Luis Barsi tentava todos os métodos para conhecer as empresas que queria investir. Inclusive fazia ligações à central de relacionamento com os consumidores (os famosos SAC’s), para se informar sobre todos os métodos, politicas e histórico de rendimentos. Uma vez que naqueles anos não existia a disponibilidade digital que temos hoje, Barsi fazia ligações a cobrar para conseguiu o que chamamos hoje, de análise fundamentalista.

Começou a trabalhar como editor de jornalismo no Diário Popular, na área de economia do jornal. Barsi conta que utilizava os momentos de pesquisa e estudos para as postagens no periódico, como forma de conseguir conhecimento para fazer seus próprios aportes no mercado financeiro. Juntando o útil ao agradável, o paulistano conseguiu chegar ao número histórico de quase 2 bilhões de rendimentos.

  • A Estratégia de Luis Barsi

    Estratégia de Luis Barsi

    Estratégia de Luis Barsi

Segundo Barsi, o método de investimento não pode ser avesso ao mandamento inicial: fuja da renda fixa. A “perda fixa”, como carinhosamente Luis Barsi se refere, não pode ser cogitada para aqueles que desejam obter sucesso na carreira de investidores. Barsi diz que opta por investimentos em empresas que possuam altíssima perspectiva de sucesso, e altíssima consolidação no mercado. Logo as startups não entram no radar de Luis Barsi, fazendo com que ele não seja um investidor que se arrisca em projetos que precisam de validação, ou mesmo que possuam risco moderado.

  • Frases de Luis Barsi

Dentre as várias frases de Luis Barsi, muitas são utilizadas como motivação, ou até mesmo como “subtitles” de grandes eventos desenvolvedores de técnicas em investimentos, ou melhoria de “mindsets”.

-“Disciplina e paciência são fatores fundamentais ao investir.”

-“Nunca direcione para o mercado de ações aquele dinheiro que você usaria para uma necessidade qualquer.”

-“Nunca compre uma dica.”

-“Sempre compre ações com bons fundamentos.”

Muitas outras frases de Barsi são usadas como verdadeiros mandamentos do investidor moderno. Mesmo endo ditas há muitos anos, a contemporaneidade de Luis Barsi se revela maior a cada ano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *