Turismo em Alta
As perspectivas para o setor de turismo são muito positivas para este ano, pois a imagem do nosso país no exterior aliada ao desempenho favorável no mercado interno impulsiona positivamente o ramo de turismo. O Ministro do Turismo, Luiz Barreto divulgou alguns estudos que demonstram uma intenção clara, por parte das empresas do ramo, em contratar mais funcionários em 2010. É o turismo em alta, com fortes influências do recorde de desempenho observado no mês de janeiro deste ano, mais especificamente no mercado doméstico. Os desembarques registraram um número de 5,6 milhões, um crescimento de 3,4% a mais se comparado ao desempenho recorde que ocorreu em outubro de 2009. Estes dados geram uma onda de otimismo no setor de turismo, que vem se refletir em boas perspectivas de faturamento para o ano de 2010. As empresas pesquisadas empregam em torno de 85 mil funcionários, e tem perspectivas de aumentar seu faturamento em mais de 14%, sendo que em 2009 o setor obteve uma receita de aproximadamente R$ 35 bilhões.
Crédito
As boas possibilidades do mercado têm como consequência um aumento significativo na oferta de créditos para empresas deste setor. O crescimento econômico do momento também é favorável, pois aumenta o numero de pessoas com reais possibilidades de viajar, mesmo que não tenham rendas muito elevada. A abertura do turismo para pessoas de classe mais baixa abre um vasto leque de possibilidades e se torna uma forte tendência para os anos seguintes, a expansão do chamado, mercado de turismo doméstico. O mercado interno apresentou, em janeiro, um crescimento de 22,5% com relação ao mesmo período do ano de 2009, o que representa um ótimo panorama, especialmente no que se refere às classes sociais C e D que colocam o turismo em suas intenções de consumo. O exemplo disto destaca-se os cruzeiros marítimos que na última temporada disponibilizaram 500 mil leitos e para 2010 este número deve aumentar para cerca de 900 mil leitos.
Mercado Externo
As tendências de aquecimento da economia também se confirmam no âmbito do mercado internacional, através dos números referentes ao mês de janeiro, especialmente quanto ao desembarque do exterior, os números foram recordes com um aumento de 12,23% com relação ao mesmo período do ano de 2009. A movimentação dos aeroportos permite observar que surgem turistas de mercados diferentes como o Leste Europeu e a Rússia, austríacos e indianos, além disso, os turistas americanos também devem voltar com a mesma intensidade de 2008, período anterior a crise econômica mundial. Enfim, o cenário é largamente favorável e o momento é de boas perspectivas com aumento dos lucros, geração de novas oportunidades de trabalho e aquecimento do setor, especialmente tendo em vista a proximidade da Copa do Mudo e das Olimpíadas, um momento certo para inovar e investir.