Saiba o que é Macro e Micro Economia

Os termos “macroeconomia” e “microeconomia” foram instituídos com a finalidade de ajudar na possibilidade de diferenciação de peculiaridades dentro da economia em geral, fazendo com que ela possa ser analisada em diferentes ramificações e consequentemente sob diversas perspectivas.

Como o próprio nome já sugere, a macroeconomia oferece uma visão mais ampla, analisando o grande cenário econômico como um todo. Já a microeconomia oferece a possibilidade de analisar os detalhes desse cenário, que vão desde os indivíduos, até as empresas, por exemplo. Abaixo serão apresentados maiores detalhes sobre cada uma dessas vertentes da economia.

Mercantilismo

O mercantilismo é uma espécie de sistema que possuíam práticas econômicas, que tinha como principal foco a forte intervenção do estado na economia, a balança comercial favorável, onde a exportação é bem mais incentivada e realizada do que a importação.

Além do pacto colonial, que era um sistema de leis que fazia com que as metrópoles se beneficiassem com os serviços e atividades do territórios coloniais nos quais era impostos. E também o protecionismo, que visava a inibição de produtos estrangeiros através de altas taxas. Também havia o metalismo, que incentivava o acúmulo de metais preciosos.

Macroeconomia

Como já foi dito, a macroeconomia é considerada uma subdivisão das áreas das ciências econômicas, que tem como instrumento de estudo e de observação a economia mais ampla, como a de caráter regional ou até mesmo nacional.

Esse tipo de estudo, em conjunto com o estudo da microeconomia, surgiu em forma de contrariedade ao sistema mercantilista que era presente principalmente na Europa e que já foi explanada acima.

O termo tomou força de fato, na década de 1930, com a Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, que foi uma forte crise econômica, e que desencadeou uma urgente necessidade de estudos dessas questões que a macroeconomia abrange, e dessa forma foram iniciando-se a confecção de várias obras literárias sobre esse assunto, e que são importantes até os dias atuais.

Em linhas gerais, a macroeconomia foca no estudo do acontecimento de situações que venham a se comportar como uma tendência no âmbito econômico, e que dizem respeito mais especificamente à geração de renda, produção e consequentemente uso dos recursos, através de uma visão mais geral, e omissa de pequenos detalhes. Os maiores objetivos dessa subdivisão da economia são o crescimento da mesma, além da estabilidade dos preços e o controle da inflação.

Microeconomia

A microeconomia, que também pode ser chamada de “Teoria dos preços” tem como conceito a análise da implementação dos preços no mercado, ou seja, a análise da maneira de interação de empresa e consumidor, e o processo de decisão de preço e quantidade de certo bem ou serviço, de acordo com um certo mercado específico.

Dessa forma, ao contrário da macroeconomia, a microeconomia estuda e analisa a constituição dos preços de bens e serviços e os fatores de produção, como salários, despesas e lucro, e assim essa vertente da economia também pode ser entendida como o estudo lógico do comportamento econômico mais individual, dos consumidores e das firmas. Ela pode ser considerada um pilar fundamental da teoria econômica moderna, já que estuda suas principais relações.

Como já foi dito, a microeconomia se preocupa em demonstrar como os preços dos produtos prontos são gerados, e se divide em outras três teorias, que facilitam e auxiliam todo esse estudo. São elas: Teoria do Consumidor, Teoria da Firma e Teoria da Produção.

A Teoria do Consumidor tem como objetivo o estudo e a análise do comportamento, das escolhas e das restrições do consumidor, principalmente no que diz respeito a preços, e assim pode obter com clareza as preferências do consumidor.

Já a Teoria da Firma analisa as questões da estrutura econômica de uma organização que visa aumentar e otimizar os lucros. Com essa teoria é possível se obter a curva de oferta, que é um indicador da relação entre o preço de um determinado bem e a quantidade do mesmo em que se está disposta a produção e venda.

Por fim, a Teoria da Produção, que tem como objeto de estudo o processo que gira em torno da transformação da matéria prima obtida, no produto final pronto para a venda. Essa teoria também gera uma curva, que é chamada curva de custo, onde é possível encontrar o volume ideal de oferta.

Além disso, a microeconomia também estuda questões de desigualdade salarial entre diferentes grupos sociais, como homens e mulheres, brancos e negros, entre outras variações. E também as motivações das decisões que são tomadas pelos consumidores.

É importante ter em mente que apesar de funcionarem como vertentes diferentes, muitas situações podem causar impacto tanto na macro, quanto na microeconomia, já que elas não são completamente independentes uma das outras, pelo contrário, elas atuam conjuntamente para manter a economia estável como um todo.

Macroeconomia E Microeconomia

Macroeconomia e Microeconomia tem uma diferenciação na economia em geral, elas fazem com que a análise seja diferencia e em diferentes ramificações. A Macroeconomia tem uma visão mais ampla, ela analisa o senário econômico como um todo. Ela é uma subdivisão da ciência econômica tem sua observação mais ampla, estuda o caráter regional e até mesmo o nacional. Já a Microeconomia ela analisa apenas os detalhes do cenário econômico, ela vai desde os indivíduos e até empresas. Microeconomia tem suas teorias de preços como é chamado, é uma implementação de preços do mercado, ela analisa de uma maneira mais simplificada e interação da empresa e do consumidor e também o processo de decisão de quantidade e preço.

Macroeconomia E Microeconomia

Macroeconomia E Microeconomia

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *