Se você está com muitas dívidas pendentes, seja no cartão de credito, cheque especial ou em contas da casa e não possui dinheiro para quitá-las, seu carro pode trazer a solução dos seus problemas. Através do refinanciamento do seu veiculo, você pode conseguir um dinheiro extra e equilibrar suas contas.
O que é Refinanciamento de Veículos
Refinanciamento de veículos não é nada mais que você pegar o seu veiculo e financiá-lo novamente como diz o nome. Ao refinanciar seu veiculo, o banco repassa o valor financiado a você e fica com os juros gerados. Você resgata um montante financeiro correspondente ao valor do financiamento e volta a pagar as parcelas do financiamento do carro, como se o tivesse comprado novamente.
É um tipo de empréstimo mais seguro que o que faz uso de fiador, porém traz como problema você criar uma divida sobre um bem seu já quitado e a possibilidade de perda do carro caso as parcelas não sejam pagas de maneira correta.
Como Funciona e Onde Refinanciar meu Veículo
Quase todos os e financeiras que fazem financiamentos de veículos também trabalham com o refinanciamento, porém não é qualquer veículo que pode ser refinanciado. É necessário que você tenha a posse definitiva do bem, isso é, que ele já esteja completamente quitado e esse veículo deve ser novo ou semi-novo em bom estado de conservação.
Geralmente, os bancos e financeiras que fazem refinanciamento o oferecem o refinanciamento de veículos com financiamento entre 50% e 80% do valor de tabela do bem. Os juros praticados por essas instituições são os mesmos do mercado sendo a diferença existente as instituições financiadoras mínima. Normalmente o prazo para pagamento no refinanciamento pode ser feito em até 36 parcelas fixas podendo ser mais flexível dependendo da financiadora e até em certos casos, negociável.
A Operação
Após esse financiamento, o veículo continua com você, porém a instituição financiadora irá alienar o veículo até que todas as parcelas estejam quitadas. Apesar de não ser uma operação muito satisfatória financeiramente já que não se paga o valor total do veiculo e, além disso, ter-se o risco da perda do veiculo para a empresa financiadora caso não haja a quitação da divida, o refinanciamento se mostra uma alternativa de empréstimo muito viável e interessante para pessoas que estão precisando de dinheiro.
É válido lembrar que é sempre bom analisar todos os cenários e possibilidades existentes antes de se fazer um empréstimo. Deve-se ter em mente todos os riscos existentes e sempre observar e buscar as menores taxas. Só faça um refinanciamento se você tiver certeza de que poderá pagar as parcelas para não correr a possibilidade de perder seu carro.