O primeiro termo que você pode ouvir quando você começar a aprender sobre como funciona o mercado de ações é sobre o preço das ações, que é o preço em que uma ação específica é comprada ou vendida e é muitas vezes um equilíbrio entre o preço que alguém quer vender uma ação e o preço que alguém está oferecendo para comprar uma ação.
Como se Determina o Preço
Este preço é determinado por vários fatores de mercado, tais como a saúde financeira ou técnica da empresa.
Isso pode ser avaliado olhando para a capitalização de mercado, onde as empresas valem o preço da ação multiplicado pelo número de ações em circulação.
Basicamente, o valor de patrimônio líquido da empresa é uma indicação de sua força financeira. Outras análises que podem determinar a demanda e o preço das ações são as avaliações dos fundamentos das empresas por especialistas externos; o estado da economia; potencial de crescimento futuro e os lucros; o desempenho dos concorrentes; a evolução das despesas; os preços históricos das ações e os meios de comunicação são os fatores que determinam o sentimento dos investidores e o apetite para investir no mercado acionário.
Mercado Estratégico
É importante o uso de estratégias no mercado de ações que cabem em suas exigências no perfil de risco da entidade, e também no tempo.
Uma estratégia do mercado acionário que é considerada de baixo risco e ideal para investidores iniciantes é a estratégia de partes.
Depois de ter decidido quais estratégias do mercado de ações que você está confortável para implementar, você precisa ser capaz de comprar e vender ações. Para comprar ações você terá de estabelecer algum tipo de investimento. No passado, a maioria dos investidores abria uma conta de investimento com um corretor de bolsa, que trabalhava em uma empresa local e cobrava um preço na forma de corretagem em troca do seu conhecimento no mercado de ações.
No entanto, investidores astutos que hoje são muito experientes têm uma boa compreensão de como o mercado de ações age através da educação, abrem uma conta de investimento on-line e fazem negócios sem a ajuda de um corretor da bolsa.
Isso lhes permite tirar partido do conhecimento que eles adquiriram através da negociação on-line de ações. Muitas vezes, esses corretores on-line também oferecem descontos substanciais na compra e venda de ações.
Risco e Ganho
A mentalidade do investimento em ações pode ser basicamente descrita, pois quanto maior o risco assumido pelo investidor, maior a rentabilidade (ou os prejuízos) que seguirão desta ação. Logo, quanto mais convencional e conservador for a conduta do investidor, menor serão os ganhos, porém há mais chances de não resultarem em prejuízo.