Menos Otimismo no Mercado Global

A economia mundial está mais uma vez sentindo o abalo de uma forte crise que, apesar de localizada, ainda poderá se expandir e causar efeitos inesperados. O que se vê diante dos últimos resultados financeiros é menos otimismo no mercado global por parte dos gestores, especialmente depois do mês de abril que foi marcado por muita cautela frente à atual crise fiscal que ocorre na Europa. Conforme pesquisa realizada com alguns gestores do Bank of America Merrill Lynch, que foi divulgada em 18 de maio, cerca de 30% dos seus gestores afirmou que estão em espera por desempenhos melhores, diante dos dados registrados no mês anterior. A incerteza frente à situação européia somada ao crescimento registrado na economia norte americana provocou uma corrida aos Estados Unidos, demonstrando que há um clima de receio entre os investidores com relação à situação econômica da Europa.

Na Europa

As últimas notícias a respeito da tão temida crise fiscal daquele país continuam sendo desestimulantes a qualquer pretenso gestor e ou investidor, e este fato gera ainda mais insegurança e efeitos negativos minimizando as perspectivas quanto ao crescimento da economia, quem irá investir dinheiro na Europa neste momento? Entre os próprios europeus as perspectivas de otimismo apresentaram queda, por exemplo, no mês de abril 61% das pessoas questionadas acreditava em uma reação positiva da economia para os próximos doze meses, já neste mês de maio a mesma pesquisa revelou que apenas 42% das pessoas seguem tendo esta visão.

Investido

Nas Empresas

Os gestores de empresas também apresentaram resultados semelhantes com relação as suas projeções positivas de ganhos, em abril 67% deles acreditavam em melhorias nos lucros para o próximo ano, enquanto em maio apenas 47% seguem otimistas. O pessimismo também se confirma em pesquisa de âmbito regional.

Gestor

O Brasil

Em meio a este contexto negativo, o Brasil, sendo um país emergente, parece ter boas perspectivas para a sua economia, com bastante otimismo. A Confederação Nacional das Indústrias – CNI elevou esta semana as projeções de crescimento da economia brasileira para o ano de 2010. Os dados anunciados revelam uma expectativa de alta, 6% para o PIB – Produto Interno Bruto brasileiro até o final do ano, contra 5,5% previstos anteriormente. Outro dado positivo foi anunciado pelo relatório do BC – Banco Central, Focus, segundo o qual a economia do país apresentará um crescimento ainda melhor, de 6,3% para 2010, sendo que no boletim anterior a previsão era de 6,26%. Já no que se refere às projeções da política monetária frente ao pessimismo quanto ao crescimento global para este ano, as taxas devem ser mantidas em curto prazo.

PIB

Consulta

Em consulta a gestores europeus, 90% revela que o Banco Central Europeu – BCE deverá manter seus juros até o fim de 2010, pois é preciso que se tenham prioridades na economia. Embora o cenário global não esteja muito promissor, ao que tudo indica o Brasil deverá passar muito bem por mais esta crise econômica mundial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *