O marketing é um dos pilares dentro do estudo em administração, e um dos principais focos dentro do desenvolvimento de um negócio, afinal, é este que irá chamar a atenção de seu público-alvo. A construção da relação entre consumidor final e a marca de produtos desenvolvida é estudada pelo PDV ( Ponto de Venda), é este que irá elaborar e estabelecer o relacionamento entre as parte.
O que é Ponto de Venda?
O ponto de venda, ou “point os sale”, termo em inglês é um dos mecanismos mais utilizados desde economias muito antigas, como no período dos mercantilistas e mesmo na Idade Média. Esta ‘arte’ é bem explicada quando vemos a forma de expor os produtos em prateleiras e formas de chamar os consumidores. O PDV a moda antiga e mesmo em alguns casos muito atuais ainda é a forma de chamar o público por meio de berros e gritos de promoção, ambientes de mercado comum totalmente competitivo, o que podemos classificar como um tipo de merchandising.
Sem delongas, o ponto de venda é o espaço físico onde os produtos são expostos, referem-se a identidade visual do produto para seu consumidor final. É o meio e como as partes interagem e como são cativados, é a ponte entre ambos lados, de quem compra e vende, é toda a parte construída para fidelizar o cliente. De maneira mais palpável falamos de decoração da loja, o jogo de luzes no local, a disposição de produtos e serviços, o aroma do local, musica ambiente, o grau de conforto que irá proporcionar, os materiais de layout e fachada do estabelecimento, e pontos afins.
Como Escolher o Ponto de Venda?
Muitas pessoas que vão abrir o negócio novo ou mesmo expandir, ficam em dúvida sobre comprar ou alugar um PDV. Muito optam por simplesmente alugar, principalmente porque o comercio passa por um processo de teste, a compra deste somente é realizada após muita experiência no ramo, já que o empreendedor terá plena certeza sobre o andamento do negócio no local escolhido.
E dentre as variáveis importantes na hora da escolha do local é de extrema relevância analisar se o local escolhido é de fácil acesso, analisando o grau de segurança do local e outros pontos como acessibilidade. Além disso outros pontos se tornam também pertinentes como a visibilidade do local, se esta se destaca frente aos outros comércios locais, qual o público que frequenta o local, se é seu público-alvo, e claro, sempre avaliando quais possível concorrentes existentes entre a vizinhança para ter noção da viabilidade e segurança do negócio.
Mesmo analisando todos estes pontos, é indispensável priorizar principalmente a relação de público-alvo e local de PDV. De acordo com alguns estudos realizados com marcas de produtos de luxo requerem um perfil diferenciado de local de venda. Foi constatado que tal público não frequentam locais muito movimentados e por muitas vezes escolhem locais mais distantes, sendo assim, é importante frisar que tudo depende de seu público-alvo.
Qual a importância do PDV?
De acordo com pesquisas comportamentais, foi constatado que o Brasil é o principal país que o segmento de PDV detém maior importância entre todos os países estudados, sendo que 85% dos brasileiros decidem onde comprar levando em consideração o ponto de venda.
O momento da ‘mágica’ ocorre no interior da loja, momento onde o ambiente criado deve prevalecer e fazer surgir percepções e sentimentos que irá incentivar o consumidor a comprar, sensações visuais, olfativas e afins. Estes pontos serão avaliados e colocados na balança na decisão de compra.
Como Potencializar suas Estratégias de Ponto de Venda?
Tentar manter uma relação harmônica entre layout e exposição dos produtos é importante e deve ser tomada com um dos pilares quando falamos em ponto de venda. Como hoje em dia pela concorrência e competitividade radical, a diferenciação se torna necessária e inevitável para conseguir prender e chamar a atenção do cliente. E para isso acontecer, as dicas básicas em torno deste ponto de vista é a exposição impecável dos produtos, uma iluminação coerente e que seja capaz de chamar a atenção ao produto. Investir sempre em treinamentos aos vendedores, possuir decorações plausíveis para transformar o local e ambientes totalmente harmoniosos e confortáveis ao cliente final.