O Brasil se saiu muito bem da crise mundial, superou as expectativas de muitos economistas tanto de brasileiros como de estrangeiros. Mas e agora, qual será o cenário da economia para este ano de 2010? Já estamos bem perto do meio do ano e tendo a economia em foco, parece que as perspectivas boas vêm se confirmando. O aumento de crédito para este ano é uma estratégia promissora de um país em pleno desenvolvimento, pois gera o crescimento da economia do Brasil, mas é preciso tomar muito cuidado, pois se o crédito não for usado de forma planejada, com cautela, pode gerar um efeito desagradável que é o endividamento no orçamento familiar, e este geralmente vem seguido de inadimplência, portanto todo cuidado é pouco para que se evitem surpresas desagradáveis, armadilhas vinculadas ao crédito fácil. Outro fator positivo são as empresas estrangeiras que estão de olho no nosso país para investir dinheiro.
Novidades
O tão falado pré-sal promete gerar altos investimentos no Brasil, uma verdadeira enxurrada de dólares deve entrar no país, mas sempre existe a questão delicada do cambio que causou uma queda significativa que gira em torno de 25% nas exportações no ano de 2009, em função da valorização da nossa moeda somada à crise financeira mundial. A bolsa de valores pode ser uma boa alternativa em 2010, preferencialmente para os especialistas que já conhecem as oscilações deste mercado. Vale lembrar que por aqui temos o pré-sal, as Olimpíadas, possibilidades de aumento de capital, commodities agrícolas, potencia mineral e ambiental, credores internacionais e um mercado interno em franco aquecimento, todos estes itens chama a atenção, aos olhos do mundo somos o país das oportunidades, emergentes.
Perspectivas
Estamos em ano de eleições e, portanto bem possível que sejam criadas novas estruturas políticas, novos espaços políticos e quem sabe neste contexto a gestão de mercado global acene com novas perspectivas para Brasil, Índia e China, países em condições de crescer quanto ao seu poder comercial. Crescimento econômico trás inúmeros benefícios para o país, o mercado de ouro parece promissor neste ano. O setor imobiliário está em ritmo acelerado sob a influência da abertura de crédito voltada para este segmento, os imóveis tiveram um aumento considerável em seu valor real, a dica é investir na negociação entre vendedor e comprador, vale pechinchar na busca pelo melhor negócio. Espera-se que as mudanças no cenário político do Brasil não alterem o seu curso de crescimento econômico, pois com certeza esta não seria uma atitude inteligente. De modo geral a dica para 2010 é muita cautela, dinheiro fácil muitas vezes pode custar caro, portanto tenha os pés no chão e as contas na ponta do lápis, pois assim é possível visualizar as reais prioridades na economia familiar, de forma segura.