Competências Profissionais e Mercado de Trabalho

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as organizações empresariais estão cada vez mais buscando profissionais que façam o diferencial, possuindo determinadas competências profissionais. Entre algumas das mais procuradas estão:

Possuir uma Visão Sistêmica da Organização

Competências Profissionais e Mercado de Trabalho

Competências Profissionais e Mercado de Trabalho

O profissional que possui uma visão sistêmica é aquele que tem a capacidade de integrar as atividades profissionais dentro de sua equipe de colaboradores, tendo um conhecimento amplo do trabalho que é desenvolvido na sua área específica de atuação e dos outros setores da organização empresarial, visando uma maior integração com as outras áreas da corporação.

Demonstrar ter uma Boa Capacidade de Comunicação

Formação

Formação

A comunicabilidade é talvez uma das mais importantes competências que o profissional pode apresentar em seu ambiente corporativo, pois é através dela que o funcionário consegue se posicionar através da explanação do que pensa sobre a tarefa que desenvolve, estabelecendo um diálogo conciso, claro e objetivo com chefias e colegas de trabalho.

Capacidade de Tomada de Decisão

Atual

Atual

Cada vez mais as empresas vêm admitindo em seu quadro funcional pessoas que demonstram a capacidade de tomar decisões e que ajam com rapidez na solução dos problemas dentro do ambiente corporativo. Essa capacidade inclui os riscos que envolvem uma decisão, no entanto, esse profissional assume esses riscos e tem flexibilidade suficiente para contornar possíveis problemas que possam ter sido resultado da sua tomada de decisão.

Atenção Total ao Cliente

Os profissionais atuais devem manter o foco no cliente para conseguir suprir todas as suas demandas e, assim, se destacarem no competitivo mercado de trabalho. Para isso, é necessário adequar os produtos e serviços da empresa em que atuam para satisfazer as necessidades de seus clientes, estabelecendo e mantendo uma relação de confiabilidade e segurança.

Demostração de Iniciativa

A demonstração de iniciativa pode ser entendida como a forma de atuação profissional em que não há necessidade de supervisão de um gestor. O profissional que apresenta iniciativa tem condições de saber lidar com as dificuldades, antecipando e prevenindo os possíveis problemas que possam haver no ambiente corporativo. Por isso, é um profissional muito valorizado no mercado de trabalho, já que nem sempre a chefia pode estar perto de seu funcionário lhe dizendo o que deve ou não fazer. Cabe ao próprio profissional buscar por si mesmo os principais meios de resolver os conflitos no ambiente de trabalho, e para isso, ter iniciativa é fundamental.

A iniciativa está relacionada intimamente com a tomada de decisão, que é outra competência muito apreciada pelas novas organizações empresarias, que costumam dar autonomia para que o funcionário consiga escolher dentre as opções apresentadas a que melhor se adequa para solucionar o problema profissional apresentado. Vale ressaltar que o profissional não precisa reunir todas essa competências, porém, pelo menos ter algumas delas como habilidades profissionais é fundamental para conseguir se manter no mercado de trabalho por um bom período de tempo.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *