Como Investir Em Ouro XP

Muitas pessoas já sonharam em ter milhares de barras de ouro, ou até mesmo um cofre repleto das mesmas em sua própria residência.

As opções de investimento hoje, fogem totalmente do clássico modo, fazendo com que possam ser investidas em diversos tipos de ativos. O investimento em ouro como meio de renda variável pode ser muito compensatório, já que pode influenciar de forma direta em sua riqueza, bem como na diversificação de seus meios de investimentos.

Anos atrás, um dos principais meios de investimentos conhecidos por pessoas que atuavam no ramo, era considerado poupanças que agencias bancarias oferecidas. Porém, com o avanço do tempo, a descoberta de possibilidade de retorno no dinheiro investido, em bolsas de valores e ações em empresas virou uma grande febre entre investidores.

Eles acabaram ganhando muito dinheiro dessa forma, já que o mercado de bolsas de muito abrangente e amplo.

O ouro começou a ser utilizado como forma de investimentos e poucos anos, mas já se mostra um tipo de investimento muito compensatório para aqueles que sabem investir da maneira correta nesse setor.

A valorização desse tipo de ativo, deu um salto enorme nos valores se valorizando entre os anos de dois mil e um e dois mil e treze, a valores exorbitantes de valorização na casa de mais de seiscentos por cento. Dessa forma, o investimento nesse tipo de ativo começou a ser descoberto e valorizado em grande escala.

O ano de mais valorização de utilização de ouro com investimento pode ser observada no ano de dois mil e quatorze, pois nesse ano os valores de inflações e a crise atingiu de forma direta o quantidade de rendimento que os investidores estavam arrecadando a partir dos investimentos em diferentes ativos, como bolsas de valores.

Decorrente dessa grande procura de ouro como instrumento de investimento, a valorização do mesmo alcançou sua maior taxa ao final desse ano, beirando a casa de quinze por ente, enquanto a bolsa de valores não conseguiu chegar a três por cento de valorização.

O investimento em ouro como forma de renda pode ser realizado de diversas maneiras diferentes, mas entre elas, duas se destacam de forma mais aparente.

Como Investir Em Ouro

Corretoras De Valores

A primeira maneira de se investir nesse tipo de ativo é realizada a partir de corretoras. Para isso, o investidor deve procurar uma empresa que se enquadre nesse ramo da corretoria de valores. Essa empresa será responsável pela parte de materialização do processo de investimento.

A partir desse processo, um contrato será gerado pela mesma, onde o investidor deverá informar qual o tipo de lote que o mesmo está interessado. As frações de ouro no investimento são chamadas de lotes. O lote padrão e mais vendido é o lote referente a duzentas e cinquenta gramas do mesmo.

Os valores de ouro não são baixos, e um lote padrão de duzentas e cinquenta gramas pode ultrapassar os valores de tinta e cinco mil reais. Caso o investidor tenha essa quantia de dinheiro disponível para investimento, o lote recomendado poderá ser realmente o padrão.

Porem, se os mesmos não tiverem capital suficiente, ou mesmo optar por obter lotes mais fracionados de ouro, outras opções serão disponibilizadas no ato do contrato.  Os lotes considerados mais fracionados podem pesar cerca de dez miligramas de ouro, e apresentam seu valor de compra mais baixo, já que sua porcentagem quando comparada ao lote padrão é consideravelmente menor.

Esse tipo de investimento é realizado pela Bolsa de Mercadorias e Futuros, mais conhecida apenas como BM&F. ao realizar o contrato desse tipo de investimento, o ouro em si não é disponibilizado fisicamente para o investidor, para que de tal modo possam ser realizadas as transações.

A partir do momento em que o investidor assina o contrato disponibilizado pela corretora de valores, e a mesma autoriza e recebe o pagamento realizado pelo mesmo, o investidor já conta com a capacidade de negociar os valores referentes a porcentagem de ouro que ele detém.

Compras De Ouro Físico

Compras De Ouro Físico

Compras De Ouro Físico

Porem, existem possibilidades onde o investidor poderá sair da corretora com a quantia de ouro que o mesmo investiu. Para isso, antes de assinar o contrato, o mesmo deverá informar a sua corretora que pretende realizar um investimento onde pretende sair fisicamente com seu investimento em mãos.

Ao opta por realizar suas ações dessa forma, o investidor deve ter ciência de que o risco de se andar ou armazenar barras de ouro em sua residência é alto, e muitas vezes procurar seguradoras que possam armazenar o mesmo.

Assim, ele acabará pagando uma pequena taxa para a seguradora manter seu investimento em segurança, e será resguardado de possíveis situações incomodas.

A diferenciação ao se optar por retirar seu lote de forma física pode ser observada primeiramente na quantidade que pode ser oferecida pelas corretoras. Quando um investidor opta por investir seu dinheiro nesse tipo de ativo de forma liquida, ou seja, sem necessitar do ouro presente fisicamente, as possibilidades de negociação são muito maiores.

Como a negociação liquida acaba sendo muito mais fácil para as corretoras, elas oferecem uma variação maior na quantidade de gramas para investimento, partindo de dez gramas. Porem, ao se realizar a transação de forma física, os valores de pesagem do lote devem ser superiores ao padrão, que é duzentos e cinquenta gramas.

Os custos de operações físicas acabam tendo uma maior taxa de cobrança, já que precisaram de seguro, para o transporte da mesma, taxas que serão cobradas devido a custodia do ouro. As taxas são calculadas diariamente, mas a sua cobrança final é realizada a cada trinta dias, ou seja, um mês.

Além dos valores já cobrados regulamente, quando o valor de compra desses ativos ultrapassa a marca de mais de vinte e cinco mil reais, o investidor deverá pagar uma parcela ao governo, devido ao IR (imposto de renda).

Como Funciona O Mercado De Cotação Do Ouro

O ouro é um tipo de investimento que acaba sofrendo uma influência direta de moedas comerciais ao redor do mundo. Porem, a principal moeda que pode influenciar de forma direta no preço do mesmo é o Dólar. Em períodos onde o dólar se apresenta com valores mais altos, o preço da grama do ouro aumenta, fazendo com que para compra-lo, os investidores necessitem desembolsar uma maior quantidade.

De outro lado, se pode perceber e entender que em momento de altas, o preço do ouro para venda também será valorizado.

Como esse investimento sofre influência direta por moedas de valores mundiais, e as mesmas se alteram diariamente, é necessário sempre estar atento a mudança das mesmas. Para acompanhar de forma direta essa alteração diversos sites criaram plataformas. Caso você decida acompanhar essa mudança https://dolarhoje.com/ouro-hoje/.

Para demonstração de comparação, no dia vinte e cinco de dois mil e dezoito e grama de ouro custava em reais o valor de cento e quarenta e oito reais, e doze centavos.

O Investimento Em Ouro Só Pode Ser Feito A Vista

Essa é uma das vertentes que poucas pessoas sabem. Existe a possibilidade de estabelecer preços para compra e venda de ouro. E isso ocorrerá da seguinte maneira:

  • Primeiramente o investidor irá entrar em contato com sua corretora de valores e explicará como pretende seguir com sua transação;
  • Ele poderá informar ao corretor qual será o seu valor meta para a compra do ouro. Isso ocorrera de uma forma onde o investidor pode por exemplo falar que irá investir no ouro quando a grama do mesmo estiver valendo cerca de cento e dez reais, hipoteticamente;
  • Por outro lado, o corretor irá analisar a proposta do investidor e irá dizer qual será o preço que será cobrado sobre o ouro que ele deseja, quando o mesmo alcançar os valores almejados pelo investidor;
  • Se ambas as partes estiverem de acordo, caso o ouro atinja o valor almejado a corretora irá entrar em contato com o investidor para que a transação possa ser realizada.
  • Uma das restrições nesse tipo de transação é a impossibilidade de que esse processo seja realizado de forma física, ou seja, o ouro não poderá ser obtido fisicamente.

    Barra de Ouro

    Barra de Ouro

Por ser um tipo de investimento que se difere em clássicos meios de aplicações que são realizadas, é indicada para pessoas que já tenham um maior conhecimento do mercado financeiro, e que se possível tenham o auxilio de especialistas no ramo, como assessores de investimentos.

Adquirir Ouro Em Sua Própria Residência

Esse é um tipo de investimento que não necessita de transação com corretoras de valores, e por isso, acaba sendo muitas vezes utilizado por diversas pessoas.

O processo de entrega é realizado por distribuidoras especializadas no ramo, e o valor sobre as porcentagens de ouro adquiridas tem influência direta sobre o preço ofertado pela BM&F, variando cerca de um a dois por cento.

A forma de aquisição das gramas de ouro pode ser virtual, em lojas especializadas na entrega dos mesmos, ou até mesmo em lojas físicas que trabalhem nesse setor. Porem, existem certas dificuldades em se encontrar lojas físicas que atuem nesse ramo.

Elemento Químico Ouro

Elemento Químico Ouro

Ao realizar esse tipo de operação, o cliente deve ter ciência de que a responsabilidade de guarda é assegurada pelo mesmo, já que não existem seguradoras que são diretamente relacionadas a esse tipo de compra.

A entrega é realizada pelo clássico Correios e chegaram assim entregues até a residência do investidor.

Banco Do Brasil E A Venda De Ouro

O Banco do Brasil é o maior distribuidor de ouro nesse quesito. Ele acaba tendo a mesa função de lojas físicas ou on-line que oferecem o serviço de compra e venda de ouro, mas com uma garantia de entrega e responsabilidade maior.

Além da venda de ouro, o Banco do Brasil oferece ao cliente e investidor a opção de realizar a custodia do ouro adquirido em suas agencias. A partir disso, o banco acaba cobrando uma taxa mensalmente a fim de cobrir seus custos de custodia.

Banco do Brasil

Banco do Brasil

Os investidores que realizam esse tipo de operação são na maioria das vezes, aqueles que detém um menor capital. Mesmo com quantidades menores, o investidor deve conhecer e estudar o mundo dos investimentos para que não acabe realizando alguma ação que interfira de forma negativa no desempenho de seu rendimento.

Assessoria Para Investimentos

É imprescindível que o investidor considere ao se investir na área de ouros, a ajuda de um profissional especialista. Mesmo que os valores de capitais de investimentos não sejam tão altos, o assessor financeiro poderá ajudar o investidor a entender melhor quais são suas vantagens a investir, referente ao valor de seu capital.

Além disso, as corretoras de valores também desempenham um papel muito importante na compra e venda de ativos nesse ramo, já que oferecem diferentes tipos de investimentos e possibilidades de proteção de seu investimento.

Assessoria Para Investimento de Ouro

Assessoria Para Investimento de Ouro

O mercado financeiro é uma área que está sempre sofrendo mudanças, muitas vezes rápidas e drásticas, por isso é muito importante conhecer quais são as melhores opções para se seguir caso alguma ação negativa acabe acontecendo sobre seu investimento. E nesse momento os especialistas na área de investimentos são muito bem-vindos, pois poderão então auxiliar qualquer investidor sobre os próximos passos a seguir.

Quais As Vantagens Do Investimento Em Ouro

O ouro por ser um metal conhecido em todo o mundo, é aceito em todas as partes e reconhecido com um ativo. Dessa forma, as possibilidades de transações mundiais com seu investimentos aumentam de forma considerável, podendo fazer assim com que o valor investido possa ser recuperado de forma mais ágil, se elaborado da maneira correta.

Pode ser considerado uma grande reserva no âmbito financeiro, em períodos onde a crise financeira se apresenta mais acentuada.

Os Principais Risco Sobre O Ouro

Apesar de ser um novo tipo de ativo, comparado a outros já disponíveis no mercado, o ouro segue o mesmo raciocínio dos demais investimentos, sendo considerado também uma forma de renda variável, não apresentando assim valores fixos.

Para se investir no mercado financeiro, todas as vertentes devem ser analisadas, para que assim os ricos e vantagens do mesmo possam ser conhecidas. No caso de investimento em ouro, é necessário se obter conhecimento de que até mesmo a natureza e suas ações podem influenciar de forma direta no preço dos mesmos.

A compra e venda de ouro nunca acaba saindo de moda, e principalmente em datas comemorativas como finais de ano, as cotações sobre a grama do ouro aumentam consideravelmente, já que a compra dos mesmos acaba sendo muito maior.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *