Cerco a Lavagem de Dinheiro

A lavagem de dinheiro é uma das atividades fora da lei das mais antigas em termos de desvio de divisas do país e sempre foi muito difícil para o governo, repatriar o dinheiro depositado nos chamados paraísos fiscais espalhados pelo mundo. Alguns políticos foram flagrados, mas mesmo assim, é quase impossível recuperar o dinheiro que sai do país. Agora, o Banco Central trata de regulamentar as normas para combater a lavagem de dinheiro e estabelecer um Equilíbrio Econômico. Parece que o cerco a lavagem de dinheiro, finalmente vai ser feito no Brasil, através de duas normas do Banco Central que instruirá as instituições financeiras a classificar seus clientes em permanentes e eventuais, ampliando os procedimentos internos sobre valores maiores a serem enviados para o exterior por meio eletrônico. Deste modo, o Brasil esta dizendo; olá mundo!

Cerco a Lavagem de Dinheiro

Cerco a Lavagem de Dinheiro

Estamos aqui trabalhando para agir com firmeza e segurança contra os predadores de nossas divisas, e a partir de agora, vamos contar com novas exigências por parte dos bancos, solicitando novas informações cadastrais e serem exigidas sobre cartões pré-pagos, se, por exemplo, o valor acumulado, ultrapassar os 100 mil reais. Medidas como Revisão da Poupança, redução de Custos Trabalhistas no Brasil e agora esse cerco contra lavagem de dinheiro são de grande importância para o país. Parece que finalmente o Banco Central entra fundo na questão da lavagem de dinheiro, pressionado os correntistas de uma maneira mais eficaz e mais capaz de identificar os lobistas ou laranjas, pois seguindo as novas regras, todos os clientes terão que identificar a origem do dinheiro, o que aumenta o poder de fiscalização do BC sobre as remessas de dinheiro para o exterior.

Crime

Crime

Estas novas normas que aumentam o controle sobre os depósitos bancários, foram definidas pela Convenção Internacional para suspensão do financiamento ao terrorismo e adotadas pela Assembléia das Nações Unidas, em l999. Mas somente agora essas normas foram adotadas aqui no Brasil, e se realmente adotadas estancar a sangria de divisas de nosso país, podemos até sonhar com uma diminuição da Carga Tributária brasileira, uma das mais altas no mundo. As novas exigências de identificação de clientes bancários podem ser aplicadas a qualquer cliente comum, com os mesmos critérios de avaliação de riscos usados para pessoas politicamente exposta, como é o Presidente da República, Governadores, Deputados, Senadores, Ministros, Juizes de Tribunais, Prefeitos de Capitais e outros.

Lei

Lei

O cerco a lavagem de dinheiro, nada mais é do que um controle rigoroso das contas de clientes especiais, dos quais se possa vislumbrar qualquer ação de irregularidade, pois nem com o Fim da Recessão no Brasil, se pode dar trégua aos malfeitores ao Brasil, sejam eles brasileiros ou não. Analisando o Custo Benefício, será uma boa forma de conter a lavagem. O combate a lavagem de dinheiro começou a mudar com a criação do Sistema Brasileiro de Inteligência e ainda com rigorosas medidas de enquadramento das autoridades fiscalizadoras das normas do grupo de ação financeira contra a lavagem de dinheiro, o GAFI, organismo multilateral ao qual o Brasil se filiou. Nesse contesto é que surgiram as portarias 3.461 e 3.462, seguindo recomendações do GAFI.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *