A Polêmica do Trem Bala

No Brasil é bastante amplo o programa do governo no que se refere a investimentos em infra-estrutura sendo que somente para um destes projetos há previsão de investimentos na ordem de bilhões de dólares. Estamos falando sobre a polêmica do trem bala. A licitação para implantação do projeto já está prevista para acontecer no começo do segundo semestre do ano em curso e as estimativas dos gastos também já foram feitas e segundo consta vão ficar em torno de US$ 11 a US$ 15 bilhões. Resolvida a polemica do trem bala, o trajeto será de 511 quilômetros e de acordo com o projeto, a realização desta obra vai unir dois grandes centros urbanos do país.

A Polêmica do Trem Bala

A Polêmica do Trem Bala

O Brasil que vem mostrando uma grande Resistência à Crise, com certeza dispõe de meios para levar adiante este projeto que tem merecido a defesa da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, também pré-candidata à presidência da República. A polêmica do trem bala tem dado o que falar para a oposição, que o tem criticado, pois que considera o projeto como pirotécnico. Entretanto este pode ser considerado um Negócio de Futuro, uma vez que quando estiver pronto, o que certamente vai levar alguns anos, deverá partir da Central do Brasil na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro devendo fazer paradas nas cidades de Volta Redonda, no RJ, em Aparecida e São José dos Campos, ambas em SP, devendo chegar na Estação da Luz em São Paulo. A partir daí um novo ramal deverá seguir para a cidade de Campinas, localizada no interior de São Paulo.

Licitação

Licitação

Apesar da polemica do trem bala não se pode negar que este é um projeto que segue a tendência de conectar zonas urbanas com o uso de trens expressos plenamente integrados aos trens metropolitanos. Entretanto muitas são as dúvidas a respeito do montante dos recursos a serem investidos e também sobre a capacidade para gerir o projeto. A Economia do país é muito importante, por isso é preciso analisar toda relação de Custo Benefício antes de tomar uma decisão. Pode ser um bom Negócio de Futuro, mas a polêmica do trem bala se dá sobre vários aspectos e um deles é sobre a empresa que ira administrar e dar encaminhamento ao projeto e enquanto a ministra Dilma defende a criação de uma empresa pública com essa finalidade, outras pessoas acreditam que a melhor maneira de se fazer isso seria com uma PPP, Parceria Público Privada.

Projeto

Projeto

Outros ainda entendem que o melhor seria entregar a iniciativa privada como já é feito com rodovias no Brasil. A polemica do trem bala se dá também quanto aos recursos para a obra e para a manutenção e modernização acreditando que os defensores do projeto estão superestimando a demanda. Já os defensores da idéia argumentam mostrando os exemplos positivos como no Japão em que a aceitação dos trens de alta velocidade foi tanta que em trechos de 300 a 800 quilômetros, grande parte da demanda foi eliminada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • SERIA TOTALMENTE IMPRODUTIVA UMA PARADA DO TREM BALA EM OUTRA CIDADE DO RJ, QUE NÃO FOSSE EM VOLTA REDONDA, E DIGO O PORQUE, EM VOLTA REDONDA ESTÁ O ENTRONCAMENTO DA MALHA FERROVIÁRIA QUE LIGA RJ,SP E MG, AQUI TAMBÉM PASSA A RODOVIA QUE LIGA O NORTE E NORDESTE AO SUL DO PAÍS. HÁ PREVISÃO DA CONTRUÇÃO DE UM AEROPORTO REGIONAL, ALÉM DE SER LOCALIZADA NESTA CIDADE A MAIOR SIDERÚRGICA DA AMÉRICA LATINA ( CSN ).

    EU PERGUNTO: VÃO FAZER PARADA DO TREM EM OUTRA CIDADE, PARA O PASSAGEIRO QUE NECESSITA DE RAPIDEZ FICAR AGARRADO EM TRÂNSITO NA VIA DUTRA, QUANTO QUIZER FAZER NEGÓCIOS EM VOLTA REDONDA? HÁ PESSOAS QUE PENSÃO QUE SIM.

    NEIVALDO DO VALE 9 de junho de 2010 13:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *