A Intervenção do Estado na Economia

Momento Econômico Brasileiro

Em tempos passados precisamente na década de 50 do século passado Getúlio Vargas garantiu que o petróleo brasileiro não fosse engolido pelas empresas estrangeiras criando a Petrobrás, uma grande indústria brasileira e é difícil achar quem consiga Disputas com a Petrobrás. Apostar na iniciativa privada, no crescimento econômico, na livre iniciativa, no capital estrangeiro investido no País eram os argumentos contrários às empresas nacionais que eram criadas naquele período com garantias de preservar o patrimônio nacional e explorá-lo.

A Intervenção do Estado na Economia

A Intervenção do Estado na Economia

Os contrários as idéias nacionalistas de então argumentavam tentando dissuadir o governo de então, usando expressões como “retrógados, atrasados e burros”, os nacionalistas. Com o Fim da Recessão no Brasil as coisas foram se acertando, depois dos tempos de crise.

As Décadas Passaram e Veio a Globalização

Com o sistema capitalista vigente em praticamente todos os países a economia de mercado governa todo o mundo. As fronteiras foram abertas ao capital estrangeiro e as empresas nacionais foram privatizadas, vendidas para empresas estrangeiras e o patrimônio nacional passa a ser explorado pelos estrangeiros. Salientando que desde o descobrimento das terras brasileiras o patrimônio brasileiro foi explorado, dilapidado pelo povo europeu que daqui levaram as mais preciosas riquezas do solo, das florestas e de animais.

Governo

Governo

Hoje, o petróleo brasileiro continua sendo uma das grandes riquezas do subsolo brasileiro. E o que o governo faz? Abre as portas ao capital estrangeiro concedendo as empresas exploradoras 60% do petróleo encontrado e ficando com uma parcela de 40%. O que significa isto quase seis décadas depois de Getúlio Vargas garantir a exploração do petróleo pela Petrobrás. Significa de novo abrir as pernas e deixar se esvair as riquezas do País. Nos países da OPEP a relação é de 90% para o país e 10% para a empresa exploradora.

“O Petróleo é Nosso”

Um governo que governa para o povo será um governo que entrega suas riquezas em detrimento deste mesmo povo que o levou ao poder? Será que este povo tornou-se massa de manobra e encolheu-se na miserabilidade por  um benefício assistencial ou um salário mínimo insuficiente para garantir o sustento ou o cuidado dos seus? Se na década de 50 o povo se levantou e gritou que o petróleo é nosso, não está na hora de novo deste mesmo povo sair do seu comodismo e gritar nas ruas que o pré-sal é nosso?

Crise

Crise

Com tamanhas riquezas o Brasil não deveria usar estas riquezas em benefício dos brasileiros e investir aqui na sua economia?O que significa esta quantidade de petróleo que dispomos nas reservas brasileiras? Em meio aos tempos de crise, passamos por dificuldades e o Impacto da Crise no Emprego foi grande, mas agora aos poucos estamos todos voltando a certo Equilíbrio Econômico.

A Economia Brasileira e as Suas Riquezas

O Brasil é um país riquíssimo em reservas naturais, em solo, flora, fauna, água, mineral e qual o lugar que ocupa na Economia mundial? Será que esta realidade não está sendo vista pelos governantes desta nação? Se o Brasil não tem capacidade para explorar as riquezas não as entregue aos outros. Preserve, guarde para o futuro e explore para o bem do povo brasileiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *