Economia Brasileira
Sobre a economia do Brasil, em 2009, perante a crise podemos afirmar que foi um país que agüentou firme todas as adversidades oriundas dessa resistência a crise mundial que atingiu a todos, indistintamente. A indústria brasileira, com certeza, foi o setor mais prejudicado, principalmente pela falta de crédito, mas que graças à ação firme do governo que procurou aliviar a tensão abrindo crédito a determinados setores da indústria, promovendo isenção e redução de impostos, criando incentivos para o fortalecimento do mercado interno, fazendo com que a Economia social Brasileira criasse fôlego, conseguindo segurar, sem grandes traumas, principalmente o setor de emprego que é fundamental para o funcionamento da economia, o que em alguns casos, houve crescimento das taxas de empregos. Mas com a recuperação do crédito, ao longo de 2009 e o esgotamento de seus estoques, a indústria demonstrou uma recuperação razoável, embora não tenha atingido os patamares anteriores à crise, mas que mesmo assim, permitem olhar para 2010, com boas perspectivas de crescimento.
Outros setores da nossa economia
O Presidente Lula, no seu atual governo, enfrentou a crise com muito cuidado, atenção e determinação, socorrendo-a com medidas corretivas e justas, na hora certa e foi o país que menos sofreu e teve até momentos de euforia, em determinados setores da economia politica. A queda dos juros, da inflação e o aumento real do trabalho, foram fatores decisivos para que a economia brasileira chegasse ao fim do ano, com tudo para deslanchar em 2010. Outro setor que é historicamente importante para o Brasil, é o agropecuário, que de um modo geral, respondeu bem no período de crise, uma vez que a produção de grãos para.
A próxima safra deve alcançar um volume superior, projetando para a economia brasileira em 2010, condições favoráveis ao seu crescimento, pois o volume de produção de grãos estará em torno de 144 milhões de toneladas, 4,5% superior a 2009. Na pecuária, para os próximos anos, o Brasil ampliará as exportações de carne bovina e de frangos para o Oriente Médio, um mercado com condições muito favoráveis ao Brasil. Outro setor da economia brasileira que tem ocupado as manchetes dos jornais é o petrolífero, onde o pré-sal tem sido motivo de muitas discussões e esperanças de bons negócios de futuro para os próximos anos.
Saúde para a economia
Existem ainda alguns dados a serem considerados e que são de fundamental importância para a nossa economia, em referência, por exemplo, a nossa balança comercial que prevê o fechamento do ano, com um saldo positivo em torno de 26 bilhões de dólares, com os efeitos da crise, nossas exportações do empreendedores indidviduais e outros tipos de empresas foram menores que no ano anterior, mas mesmo assim, o saldo foi positivo. Para o ano de 2010, espera-se uma melhora considerável, pois se projeta para o comércio exterior, uma corrente maior de negócios. Dizem que o Esporte é Saúde, pois isto está prestes a se confirmar com a realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil, que trará saúde para a nossa economia, principalmente através da construção civil, um setor que mais gera emprego com sua intensa ocupação de mão de obra, além, é claro, do turismo que receberá milhares de visitantes que aproveitarão a Copa, para visitar o Brasil.
é bom mas nao era oke eu procurava to fazno trabalho de escola
n e o qu eu procurava
ñ e o que eu estava procurando
Adorei o artigo…………………!
Concordo com os fatores que foram favoráveis ao nosso país, depois de uma crise que trouxe muitas dificuldades para o Brasil e estagnou todos setores. E fortemente o país encontrou uma forma de estabilizar.. Agora pleno 2010 na minha opinião não apóio as medidas de que o Brasil tem que ser o país do futebol, ainda não temos as nossas próprias estruturas para lidar com essas “regalias” país como nosso, tem que ter uma visão total. Tantos investimentos que vão ser injetados, dinheiro que podia ser entregue a lugares precários, em vista da pobreza que no país é o caos, tanta gente que vive sem ter o que comer, e vamos se darmos a um país de 1° mundo, que os turista falem bem do Brasil, sendo que só a classe média alta vai fazer parte deste projeto?! Assim realmente o país vai ficar sempre atrás..continuando sempre em terceiro mundo, o para baixo disso. Nunca vai alcançar o U.S.A, e vamos ser sempre submissos aos que mandam. Depois de tiririca ganhou eleições eu vi realmente que são os brasileiros. País que só tem carnaval, futebol e samba!
ADOREI D MAIS