Em segundo semestre as grandes empresas que atuam dentro do Brasil abrem vagas para os programas trainee, que ao contrário do que muitas pessoas pensam, não tem nada a ver com estágio. Conheça como funcionam os programas de trainee e fique mais preparado quando chegar a sua vez!
Quais Requisitos são Necessários?
Os programas trainee são direcionados para pessoas que concluíram os cursos superiores. Neste sentido, como requisitos são exigidos candidatos que tenham se formado há pelo menos dois anos. Interessante notar que algumas empresas contratam funcionários que estão com previsão de conclusão no mesmo ano em que acontece o treinamento.
Existem alguns pontos que são quase sempre demandados pelas empresas que oferecem este tipo de programa trabalhista, caso da língua inglesa, disponibilidade para fazer viagens ou até mesmo mudanças físicas, visto que muitos são recrutados para serem treinados no intuito de exercer itinerários em outras cidades.
Qual é a Diferença Entre Estágio e Programas Trainee?
Especialistas atestam que a principal diferença está no vínculo trabalhista formal com registro em carteira. Sendo assim, os trabalhadores trainee contam com todas as leis previstas na CLT, que de acordo com o ministro do Trabalho, Brizola Neto, são as melhores leis do mundo quando o assunto é aporte aos trabalhadores.
Outra diferença está no processo denominado job rotation, no qual os trainees passam por diversas áreas da empresa para conhecer melhor os processos seletivos. Recebem melhores salários e ficam em cargos situados em pontos estratégicos. Tem direito a todos os direitos trabalhistas: Férias, décimo terceiro salário, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, entre outros.
No caso dos estagiários, as empresas não precisam manter vínculo no registro CLT, e por este motivo, empregadores não têm necessidade de recolher os encargos tributários e previdenciários.
Estágios podem ser feitos no máximo em dois anos no contrato estabelecido pela empresa. Durante o prazo do contrato, ambas as partes podem romper o acordo sem necessidade de pagar a rescisão, fato que não acontece no caso dos contratos trainees, que demandam indenização em causo de demissões sem justa causa.
Os estágios trazem oportunidade aos candidatos de colocarem em prática os conceitos absorvidos na universidade, ao passo que programas trainee são incumbidos em fornecer um caminho mais curto para o crescimento profissional do jovem, colocando o mesmo em pontos de liderança dentro da companhia.
Quais são as Características Comportamentais mais Solicitadas?
Sem dúvidas, a pró-atividade está entre os perfis profissionais mais solicitados pelos empregadores. Hoje em dia, é necessário fazer múltiplas funções para atender as altas demandas existentes, independente do porte da empresa. Ser flexível também faz parte, isto é, de se adaptar às novas funções em curto espaço de tempo sem diminuir a produtividade coletiva.
Ousadia e criatividade também são pontos interessantes aos que desejam ganhar aprovação nos programas trainees. Não adianta chegar à empresa e fazer mais do mesmo. Contratantes esperam surpresas positivas quando investem nos jovens talentos recém-formados na universidade.
Facilidade em trabalhar com o grupo também é desejada, assim como a habilidade para relacionamentos interpessoais. Com a globalização, os setores precisam fazer comunicação rápida e com êxito para que a produção não fique em baixa. Se comunicar bem com a equipe é parte indispensável do processo de treinamento frequentemente medido pelos recrutadores.
Quantas Etapas Existem nos Programas Trainee?
De certa forma, esta informação depende do conteúdo programado pelos administradores da empresa contratante. Grande parte dos programas tem entre cinco a sete estágios dentro do período de um ano. Todo o processo inclui testes online sobre assuntos específicos referentes à área. Dinâmica de grupo, painel de negócios e entrevista com gestores também fazem parte das etapas dentro da maioria dos programas trainee.
Quais são os Atrativos dos Programas Trainee?
Carreiras bem sucedidas representam sonhos de muitos jovens que acabaram de se formar ou estão ao caminho da conclusão do curso. O grande atrativo da modalidade trainee está nas remunerações altas oferecidas aos candidatos que estão sendo treinados. Porém, com o alto número de opções, alguns candidatos não sabem qual escolher e, por consequência, se inscrevem em diversos processos seletivos, diminuindo as chances de serem chamados para vagas efetivas pela falta de conhecimento da empresa ou pouco enquadramento no perfil profissional.
Grande parte dos especialistas indica que se faz necessário estudar a empresa contratante quase que de forma diária, inclusive durante os momentos de descanso. Necessário ter em mente que todos os detalhes são importantes em processos seletivos. Quando menos se espera, o conhecimento sobre a instituição deve ser cobrado durante as etapas traine. Esse é um fato que pode servir como critério de desempate.
Quais são os Objetivos dos Programas Trainee?
A principal incumbência está na seleção de jovens talentos com excelente perspectiva presente e futura, para assumir cargos de liderança dentro das empresas. Acontecem diversas modalidades para saber se o perfil do candidato se encaixa na atual demandada companhia.
Nos programas, os candidatos passam pelo chamado “job rotation”, que consiste em trabalhar em diversas áreas no intuito de saber mais sobre o ramo de negócio das empresas contratantes. Com o fim do treinamento, os candidatos podem ser designados à área que escolher ou para diferentes setores relacionados com os níveis de conhecimento.
Cada empreendimento faz a estrutura do treinamento de acordo com os principais objetivos relacionados com as vagas que estão na disposição dos candidatos que conquistam destaque na maioria das etapas.
Concorrentes passam por situações reais ministradas pelos administradores que gerenciam o processo seletivo. Importante ter em mente que os programas são longos, concorridos e de nível difícil para serem concluídos.
Como não Errar no Momento da Escolha?
Diante das diversas escolhas, é necessário controlar os impulsos e concorrer somente para as vagas nas quais existem pelo menos oitenta por cento dos pré-requisitos solicitados. Cadastre o currículo apenas nas empresas em que exigem alto nível de identificação. Na hora de estudar o empreendimento, não fique restrito apenas nas informações concedidas no site. Procure mais nos sites de notícias e surpreenda os selecionadores.
Fui Eliminado no Programa Trainee, e Agora?
Necessário ficar pelo menos com a moral um pouco elevada, visto que com a participação no programa, pelo menos o candidato eliminado conquistou experiência adicionável ao currículo profissional.
Por Renato Duarte Plantier