Nosso artigo de hoje vai compartilhar um pouco sobre a área de consultoria econômica. Gostaríamos de destacar consultoria econômica, porque esse é um assunto que está cada vez mais em evidência, por isso tenho certeza que será algo de interesse para os leitores deste blog. O que se segue é uma opinião e impressão geral do trabalho em consultoria econômica.
O que é Consultoria Econômica?
Consultoria econômica é um tipo de trabalho baseado em ações do mercado financeiro. Cada empresa apoia e oferece especialistas para testemunhar em questões judiciais relacionadas à economia e finanças. Em termos práticos, isso significa que as empresas de consultoria econômica fazem a pesquisa, a análise e assim criam uma tese para ser utilizada em processos judiciais.
Um exemplo de utilização de consultoria financeira: Quando a Viacom processou o YouTube em US $ 1 bilhão de dólares em 2007, os dois lados mantiveram especialistas de empresas de consultoria econômica para defender seus interesses. Além de ações como essa, a consultoria econômica também envolve o trabalho regulamentar e em áreas especializadas.
E como você pode prever, as empresas de consultoria econômica, muitas vezes, faturam centenas de dólares por hora, ou seja, é um campo altamente lucrativo. Além disso, por ser um trabalho relacionado com litígios, as ações judiciais acontecem nas horas boas e ruins, os empregos são um pouco “à prova de recessão”.
Quais as Qualificações Necessárias para ser um Consultor Econômico?
Geralmente, os requisitos formais para uma posição de nível de entrada são um bacharelado em economia, conhecimento razoável de economia, além de habilidade em utilizar o Word e o Excel. O mercado prefere as pessoas que sabem usar pacotes estatísticos como o SAS, por exemplo.
Falando por experiência, o fundo de conhecimento em economia necessário não precisa ser enorme, embora a falta de conhecimento poderia lhe restringir em casos que envolvem econometria ou modelagem financeira. Uma coisa a ter em mente é que as posições mais altas nesse tipo de atividade exigem um doutorado ou um MBA. Os requisitos de grau são rigorosos. Então, se você quiser avançar para o topo dessa área, você pode terá que fazer algum trabalho de pós-graduação.
O que faz um Assistente de Consultor?
Há uma série de nomes para a posição de nível de partida nesse mercado, mas acho que o assistente de pesquisa é o mais adequado. As tarefas são semelhantes ao que um aluno pode fazer quando está auxiliando algum trabalho de pesquisa de um professor.
- A pesquisa pode assumir duas formas diferentes. Uma forma é a coleta de artigos nos bancos de dados de pesquisa. A outra forma é catalogar depoimentos no tribunal, além dos documentos utilizados para compreender todos os argumentos utilizados no processo.
- A Coleta de dados também é uma área de ampla abrangência. Há momentos em que a coleta de dados significa ir para um banco de dados e fazer a coleta de informações específicas sobre um assunto. Outras vezes, a tarefa envolve contato com as fontes de dados para obter informações e fazer um julgamento sobre a relevância das informações.
- A análise dos dados é a parte mais interessante do trabalho. Isso envolve o uso de modelos estatísticos e matemáticos para produzir a essência das estimativas de danos, as partes competitivas de mercado, além de outros estudos do tipo.
- A auditoria é uma parte crucial do trabalho, embora não seja a mais interessante, porque as análises são destinadas para uso legal e há muito controle de qualidade na verificação dos números e na formatação correta dos dados. A auditoria consiste na verificação do trabalho de outra pessoa, e a melhor maneira de fazer isso é através da reprodução do trabalho por conta própria. Pode ser trabalhoso, mas muitas vezes revela erros metodológicos e oferece maneiras mais fáceis de abordar o mesmo problema. A auditoria é nuito importante em qualquer situação, pois representa de 25 a 50 por cento do trabalho.
Quais São as Melhores Partes do Trabalho?
As duas melhores partes do trabalho são as pessoas e os casos. As pessoas geralmente são muito inteligentes, e é difícil encontrar outro emprego na indústria (além de consultoria), em que você começa com colegas do mesmo nível. A maioria das pessoas envolvidas no ramo tem MBA ou doutorado, e fazer conexões aqui pode ajudar com cartas de recomendação, caso você esteja pensando em fazer uma pós-graduação. Também é ótimo para trabalhar com especialistas acadêmicos que são líderes em suas áreas de prática.
Os casos podem ser interessantes e intelectualmente desafiadores. Há o aspecto legal, que levanta questões sobre que tipos de argumentos serão convincentes. Há também o aspecto acadêmico sobre como enquadrar a questão de forma adequada para atender a análise dentro da teoria de pesquisa aceita.
Uma coisa a ter em mente é que o trabalho que você faz dependente de qual empresa você trabalha e em quais casos você foi atribuído. Existem diferentes áreas de atuação, como a de contabilidade, a área de propriedade intelectual, a área de telecomunicações, e cada empresa tende a se especializar em uma área diferente. Pesquise sobre isso antes de contratar, ou mesmo se for trabalhar no ramo.
Quais São as Piores Partes do Trabalho?
Todo trabalho tem suas partes ruins, e é justo que se fale das coisas que não são legais. Eu prefiro passar uma imagem fiel do trabalho em vez de algo irreal, assim você saberá do que se trata. As duas desvantagens principais para mim foram a quantidade de auditoria e os prazos de execução.
O primeiro é que a auditoria é um importante componente do trabalho. Ela pode ser mentalmente frustrante, pois consiste em passar horas verificando manualmente os dados. Além disso, você tem que realmente prestar atenção nos detalhes, pois o controle de qualidade é um grande problema nesse tipo de atividade. Do lado positivo, lembre-se que você tem um trabalho desejável e que está sendo bem pago para fazer o trabalho.
A outra desvantagem é o prazo para se conduzir o trabalho. Madrugadas, fins de semana e feriados são todos comprometidos com esse tipo de trabalho, pois geralmente ele só aparece “para ontem”, coisa que é comum nos trabalhos de consultoria econômica.