Não Formalize seu Negócio Antes de Ler Este Artigo

Sempre que ouvimos os consultores do Sebrae, primeira coisa que nos falam é fazer um plano de negócios, depois formalize seu negócio, assim, você conseguirá novas linhas de crédito, você emitirá nota e não terá problemas. Sou totalmente a favor do trabalho do Sebrae, sendo que salvaram vários negócios e famílias, mas essas minhas próximas linhas irão contra a maioria do pessoal deles.

Atualmente existem muitas pessoas de meia-idade, em torno de 40 a 50 anos, que pensam em abrir um negócio, ou porque se aposentaram ou porque perderam o emprego e receberam uma boa verba rescisória. Como não conseguem novo emprego, tem a brilhante idéia de montar uma empresa.

Começar

Mas essas pessoas tem uma mentalidade de empregado, ou seja, horário para entrar, horário para sair, folga no final de semana, sempre recebendo ordens, décimo terceiro salário, férias, entre outros. De repente se vêem na condição de chefe, “posso fazer o que eu quero”, eles pensam, mas depois de algum tempo, vêem que a realidade é outra, tem que cobrir funcionários que faltam, processos trabalhistas, fornecedores que não entregam mercadorias no dia, entre outros.

Antes de investir seus R$ 50.000,00 ou R$ 100.000,00 no seu sonho, sugiro que abra seu negócio de maneira informal, ou seja, sem registro, trabalhe dessa forma algum tempo ou procure assumir uma posição de gerente, para ver se você suporte a responsabilidade.

Vou contar duas histórias no ramo de alimentação, para sua reflexão: A primeira história li no jornal, ela era uma excelente cozinheira, que trabalhou em diversos restaurantes aqui da região, sempre exaltada por seus pratos. Todos diziam para ela que deveria ter seu próprio restaurante. Num belo dia, ela resolveu fazer isso mesmo, largou o restaurante, fez um acordo trabalhista e recebeu uma bela verba rescisória.

Trabalho

Montou o restaurante dos seus sonhos, bem localizado no centro da cidade, os clientes do outros restaurantes logo mudaram para aquele, pois conheciam a cozinheira. Parecia perfeito, mas depois de um mês de trabalho, não aguentava mais a rotina. Ela sempre achou que haveria alguém para contratar, pagar as contas, ir ao banco e, na cabeça dela, apenas ficaria na cozinha, fazendo seus pratos. Vendeu o restaurante para um ex-chefe e se tornou empregada do restaurante que ela construiu.

Outra história é de um conhecido que conhecia todos os restaurantes, padaria, cantinas da região, num belo dia, também teve a ideia de montar um restaurante, mas antes, resolveu trabalhar um tempo no restaurante de um amigo, assumiu o posto de garçom, depois de duas semanas, ele disse que não suportaria trabalhar daquela forma, assumiu outros postos dentro do restaurante como caixa, repositor, mas mesmo assim, não estava satisfeito, então abortou a ideia do restaurante e trabalhou em várias empresas, dessa mesma forma, até achar um negócio que lhe satisfaz. Hoje, ele trabalha com internet e ganha muito dinheiro com isso.

Adequado

Então, antes de abrir qualquer negócio, veja se ele combina com você e se você está preparado para ele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *