Disciplina Financeira

Temos ouvido muito falar de QI, e mais recentemente do QE (Quociente Emocional), mas o que dizer sobre quociente financeiro? QI e QE são entrelaçados em nossos genes até certo ponto e podem ser melhorados com a prática e a formação. Nas áreas urbanas, a pressão, a influência externa, a aspiração e o consumismo, têm adiado a importância da disciplina financeira.

A riqueza é criada para que você possa apreciar seus frutos. Cuide bem da árvore, para que as flores possam florescer e dar frutos. Não as colha antes da hora. Você é quem faz a sua personalidade. Uma mudança drástica pode fazê-lo infeliz, o ideal é fazer a transição de forma lenta, porém segura, para criar e desfrutar de sua riqueza. Gaste com moderação e invista de forma inteligente.

A disciplina financeira não tem a ver com a definição de objetivos, escrevendo-o e sistematicamente trabalhando nesse sentido. Evite cair nas armadilhas dos que devoram o seu dinheiro. Se você obter um controle sobre estes, então você está no caminho certo para criar e proteger a sua riqueza.

Como Organizar a Vida Financeira e Ter Disciplina

Todo mundo sonha em ter uma vida financeira equilibrada e saudável. Ter um dinheiro sobrando para investir em algo, para fazer um passeio, ter uma reserva de emergência, e muito mais, são muito importantes e necessárias em nossas vidas.

A questão é que, para a maior parte das pessoas, mais que 99% delas, isso é algo quase impossível, pois não possuem nenhuma disciplina financeira e não sabem como organizar as suas finanças.

Para ajudar essas pessoas a manterem uma vida financeira mais organizada, e fazerem o dinheiro trabalhar a seu favor, e não contrário, separamos algumas dicas muito úteis.

Quando você aprende a ter disciplina financeira, isso se torna um hábito. E, quando menos espera, tudo está em equilíbrio, pois as finanças pessoais interferem diretamente nas demais áreas da nossa vida.

Confira abaixo quais são as dicas de planejamento financeiro e comece agora mesmo a coloca-las em prática:

  • Definir objetivos: a primeira coisa que precisamos fazer é definir os nossos objetivos. Quando temos objetivos e metas definidos, fica mais fácil identificar o que é preciso fazer para alcança-los, quanto tempo será necessário, quanto de dinheiro você precisa, quanto é necessário economizar por mês, e muito mais… Isso ajuda também a saber quanto tempo ainda falta para chegar ao objetivo pretendido.
  • Orçamento: para elaborar o seu orçamento, é preciso seguir três passos, basicamente. São eles: identificar com o que o seu dinheiro está sendo gasto, avaliar os gastos e definir as metas para as suas despesas, e acompanhar todas as despesas, para garantir que está conseguindo cumprir com o que foi planejado.

Com o orçamento pronto, fica mais fácil saber direcionar as suas finanças para as metas pré-definidas, gastando com o que realmente for preciso, e poupando muito mais. Tudo isso ajuda a alcançar as metas mais rapidamente, e mantém a vida financeira muito mais organizada.

  • Controle dos gastos: identifique os seus gastos mensais, e veja o que pode ser retirado. Normalmente, a gente gasta muito dinheiro durante o mês com coisas que poderiam ser eliminadas sem causar nenhum problema. Além do mais, caso você tenha um objetivo definido, será preciso se privar de alguma coisa, e um dos passos mais importantes é eliminar as coisas supérfluas.

Um exemplo de gasto que pode ser eliminado é a academia. Se você tirar alguns minutos por semana para caminhar na praça perto da sua casa, se exercitar nas academias públicas que há nesses locais, irá economizar um bom dinheiro.

Sem contar com a qualidade de vida, pois você terá mais tempo para observar a natureza, tomar um ar puro e até pegar um sol. Outro exemplo é manicure. Aprenda a cuidar das unhas em casa, e elimine os gastos com manicure. Você verá a diferença no seu orçamento.

  • Reserva de emergência: esse item é fundamental na vida de qualquer pessoa. Ter disciplina financeira é aprender a economizar para evitar ou amenizar problemas que possam surgir. Seja um desemprego, um problema de saúde, ou qualquer outra situação do tipo, quando você tem uma reserva de emergência, fica mais fácil resolver vários problemas, ou ter mais tranquilidade para lidar com as situações.

Ter uma reserva de emergência é se preparar exatamente para uma emergência financeira. Em momentos assim, uma reserva traz mais tranquilidade, além de evitar mais problemas ainda, como a necessidade de um empréstimo, por exemplo.

  • Investir em educação financeira: você quer aprender a ter disciplina financeira? Nada melhor do que investir em educação financeira. Infelizmente, a maior parte da população não tem nenhum conhecimento sobre educação financeira, e sequer se preocupa em como está gastando o seu dinheiro, em investir ou ter uma reserva de emergência.

As pessoas nem sabem diferenciar o que é um gasto de um investimento. E é aí que elas pecam, pois acham que um curso de educação financeira é um gasto, e não um investimento.

Investir em educação financeira é fundamental na vida de qualquer pessoa, é algo que irá te trazer retorno no curto prazo; te ajudará a ter disciplina financeira para alcançar os seus objetivos; reduzirá o tempo gasto para realizar os seus sonhos; te trará muito mais tranquilidade tanto no presente, quanto no futuro, para você e para toda a sua família, e muito mais… Ou seja, investir em educação financeira só traz benefícios.

  • Investimentos: existem várias opções de investimentos, e o melhor é que há opções para todos os perfis de investidores. Por isso, procure um tipo de investimento que combine com você, que seja o mais indicado para o objetivo que você traçou e não perca mais tempo. Comece a investir agora mesmo.

Para ter disciplina financeira, o primeiro passo é se planejar. Depois de ter feito todo um planejamento financeiro, é hora de ter iniciativa e dar início ao que foi planejado, colocar em prática o que foi definido.

Por fim, basta manter um controle fiel dos seus gastos e, quando menos esperar, você verá o seu dinheiro render muito mais, e fará as suas atitudes conscientes se tornarem um hábito no seu dia a dia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *