Top 10 Conselhos de Luiz Barsi Para Investidores

Luiz Barsi Filho é advogado, economista e o maior investidor individual do país tendo se tornado conhecido por sua estratégia diferenciada de investimentos na bolsa que o ajudaram a ter uma aposentadoria tranquila a partir dos dividendos de sua carteira de ações. Inspirado por Warren Buffet, Barsi, conquistou uma fortuna expressiva apenas escolhendo com atenção as empresas em que iria investir, ele segue a estratégia de continuar comprando ações sem vender as suas aquisições.

O economista compreendeu que ao investir em ações de companhias sólidas no mercado poderia garantir uma fonte contínua de recebimento de dividendos. Funciona mais ou menos como investir numa poupança, com a diferença que você está comprando ações de empresas que tem tudo para se manter rentáveis no médio e longo prazo fazendo com que seu dinheiro se multiplique. Continue lendo para conferir top 10 conselhos de Luiz Barsi Filho e invista de forma inteligente seu capital.

Top 10 Conselhos de Luiz Barsi Filho Para Investidores

Luiz Barsi Filho sempre teve como objetivo montar uma carteira de ações de caráter previdenciário e conseguiu. Hoje com mais de 70 anos ele vive dos dividendos de suas ações e não pense que ele deixou de buscar novas oportunidades, os dividendos dos dividendos são reinvestidos para comprar mais ações. Gostou dessa ideia e também quer ter uma boa aposentadoria a partir da compra de ações? A seguir listamos top 10 conselhos do investidor para outros investidores.

1 – Investir em Ações é Um Ótimo Negócio

Investimento em ações não é muito popular no Brasil, contudo, Barsi garante que é um dos melhores negócios para quem deseja ter uma aposentadoria tranquila. Quando você sabe o que está fazendo tem a possibilidade de transformar um pequeno capital na sua segurança financeira do amanhã. Mas, atenção o ideal é investir em apostas de longo prazo.

2 – Defina Sua Meta Pessoal de Investimento

Você deseja seguir o exemplo de Luiz Barsi e investir em ações pensando na sua futura aposentadoria? Para isso você deve fazer um cálculo realista para ter uma ideia de quanto precisará ter para ter a vida tranquila com que sempre sonhou.

Levando esse cálculo em consideração e quanto de capital você tem disponível na atualidade é possível delinear uma estratégia de investimento ideal para o seu caso. Busque por investimentos que tenham o potencial de converter seu capital do presente no retorno que precisará no futuro.

Meta Pessoal de Investimento

Meta Pessoal de Investimento

3 – Acompanhe o Mercado

Ter uma carteira de ações consistente para financiar a sua aposentadoria depende de conhecer as melhores opções para investir, ou seja, se manter acompanhando o mercado constantemente para saber quais são as companhias mais promissoras e com potencial sustentável de crescimento.

4 – Escolha as Empresas Certas

Barsi tem o histórico de não se desfazer das ações que compra e isso se deve ao seu objetivo como investidor. Como o desejo do economista era formar uma carteira previdenciária ele escolheu empresas com capacidade de se manter no mercado em longo prazo oferecendo dividendos.

Um bom exemplo para ilustrar esse conselho é o investimento de Barsi na Klabin, companhia produtora de celulose. Antes de comprar ações o investidor se informou de que a empresa é dona das terras em que planta eucalipto para a produção de celulose e conta com uma gestão assertiva.

Além disso, é importante mencionar que a celulose é uma matéria-prima que atende a demanda de diferentes mercados como o de produção de papel, embalagens de produtos variados dentre os quais estão os alimentícios e papelão. Isso significa que independente de uma crise financeira abalar o mercado a Klabin continuará tende demandas para atender continuando a gerar dividendos para os acionistas.

5 – Foco nos Dividendos Constantes

Algo que diferencia Barsi de muitos investidores de ações é fato de que ele dá preferência para a constância da geração de dividendos e não para a alta ou queda de uma determinada ação. O investidor não se desfaz de ações da sua carteira simplesmente porque a empresa está passando por um período de baixa, pois ele entende que é mais importante mantê-la gerando dividendos constantemente. Ainda que pague menos durante um tempo uma companhia sólida no mercado continuará existindo e dessa forma pagará dividendos durante esse período.

6 – Investigue a Administração da Empresa

Tão importante quanto escolher empresas bem posicionadas em seus mercados e com chances de se manter em funcionamento em médio e longo prazo é saber mais a respeito da administração da mesma. Barsi dá preferência para organizações que possuem controladores conhecidos e com perfil responsável. Não importa o quanto um negócio tenha potencial de estabilidade se for gerido por pessoas sem compromisso com a sua manutenção no mercado.

7 – Olhe Para o Futuro

Quando estiver considerando se compra ou não ações de uma determinada empresa faça uma projeção do seu futuro através de informações obtidas através de pesquisas. Barsi sempre usa o exemplo da mineradora Vale que no ano de 2010 fez uma oferta pública pelas ações da Paranapanema de R$ 6,30 por ação. Não houve grande interesse dos principais acionistas, fundos de pensão das estatais.

Passados oito anos o cenário mudou, com os papéis a R$ 1,55 o momento se tornou mais propício para fazer o investimento. Em parte essa decisão se deu pela observação de uma reestruturação da companhia em 2017 que tem grandes chances de melhorar seu desempenho nos próximos anos.

8 – Mantenha-se Comprando Ações

Comprando Ações

Comprando Ações

Luiz Barsi Filho fez fortuna como investidor de ações, mas mesmo com a vida confortável com que sempre sonhou na aposentadoria não deixa de comprar ações. Os dividendos dos dividendos são utilizados para comprar novos papéis mantendo a sua carteira em expansão estável. Esse é um dos principais conselhos do economista não deixar de investir mesmo quando já se tem um faturamento elevado com as ações que possui.

9 – Tenha Paciência

Alguns investidores em início de carreira tem dificuldade para seguir a estratégia de Barsi devido a sua falta de paciência e o desejo de conquistar resultados mais imediatos. Se o seu foco é montar uma carteira previdenciária precisará aprender a manter seu foco no longo prazo sem se precipitar na venda de ações, levará algum tempo para que você conquiste a tão sonhada independência financeira.

10 – Quando se Desfazer de Ações?

A carteira de ações de Barsi tem a finalidade previdenciária, no entanto, isso não significa que ele não faça algumas trocas de papéis. Se um dividendo se mostra menos rentável do que o esperado e outras ações se destacam é interessante adaptar o seu portfólio de ações.

No entanto, o economista não se desfaz de todas as ações da empresa que está em baixa apenas de uma parte. O segredo está em balancear a troca evitando deixar completamente de lado as ações de uma companhia que apresenta baixa, mas tem estabilidade, isto é, continuará existindo independente de uma crise no mercado financeiro.

Gostou desses 10 conselhos de Luiz Barsi para investidores? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *