Economia Da Jordânia: Pib, Idh E Negocios

Jordânia

A Jordânia é um país que está localizado na região do Oriente Médio, a sua localização fez com que ela fosse no passado um dos pontos mais importantes do mundo antigo, tendo fácil ligação com o continente Europeu, o continente Africano e o continente Asiático. Além da sua importância significativa no passado, ela continua sendo uma nação muito prospera, inclusive é um país muito seguro, principalmente quando se considera os seus vizinhos no Oriente Médio famosos pelas guerras e disputas territoriais.

A segurança na Jordânia é muito grande, o policiamento é intenso e muito bem distribuído, com grande concentração nas cidades mais visitadas por turistas e nas grandes cidades, como é o exemplo da capital do país, a cidade de Amã, que por sua vez é além de capital política, também capital econômica da nação. O país por inteiro tem uma população estimada em mais ou menos 10 milhões de habitantes. É válido lembrar também que a Jordânia faz fronteira com a Arábia Saudita, com o Iraque, com a Síria, com Israel e com a Palestina.

A Jordânia tem uma história muito longa e muito rica, a região onde está localizado o país é habitada há milhares de anos, acredita-se que desde o período conhecido como Paleolítico, houveram muitos reinos, muitos domínios nessa região, além disso o território onde hoje é a Jordânia também já fez parte das conquistas de Alexandre o grande, do Império Romano, além de fazer parte também posteriormente ao Império Otomano. Por um período de tempo a nação foi um protetorado do Reino Unido, tendo a sua liberdade completa no ano de 1946, quando obteve a sua independência.

O nome Jordânia é devido ao rio Jordão que corre em alguns dos países do Oriente Médio, figura história para as religiões cristãs. A língua oficial do país e a mais falada é o árabe, no entanto, o idioma inglês é amplamente falado também, a grande maioria das pessoas, principalmente nas cidades turísticas fala inglês com facilidade. A religião de maioria no país é o islamismo, principalmente a sua vertente muçulmana, mas é permitida liberdade religiosa com algumas restrições.

O país vive no sistema de monarquia constitucional, que na prática não dá plenos poderes aos seus parlamentares, tendo o rei um grande poder de decisão e influencia, além de ser o grande emissário do país em encontros internacionais. O atual rei é Abdullah II da Jordânia, que assumiu no ano de 1999 após a morte de seu pai, Abdullah II atualmente tem os seus 58 anos de vida, é filho do rei com a sua segunda esposa, a britânica Antoinette Gardiner, ou Muna princesa consorte da Jordânia.

Abdullah II é uma figura muito importante para a economia de seu país, pois desde que assumiu teve atitudes diferentes a seu país, sendo que ele levou a Jordânia a ser um país mais aberto ao mundo e ao capital estrangeiro, com isso levou mais investimentos ao seu país, o que causou a abertura de muitos empregos, melhorando a economia e mudando significativamente a qualidade e o padrão de vida da sua população, que hoje conta inclusive com um IDH considerado alto, além de um nível de segurança grande e de ser também um país muito receptivo com turistas do mundo, sendo o turismo grande parte da renda de muitos cidadãos.

Economia da Jordânia

Por muitos anos o território da Jordânia foi palco de grandes impérios do passado, foi palco de muita divisão política, de alguns conflitos, o que inclusive nos deixou de legado, um país cheio de história, cheio de cultura, com muitos sítios que são Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, além de deter também uma das 7 maravilhas do mundo atual, que é a cidade de Petra, suas construções monumentais que atraem milhões de visitantes todo ano.

No entanto, os atrativos turísticos e naturais não param por aí, a Jordânia conta também com muitos sítios arqueológicos que tem uma grande relevância no estudo das civilizações antigas, além disso há desertos onde muitos filmes de Hollywood já foram gravados, além do ainda ter saída para o famoso Mar Morto, onde ficam inclusive muitos hotéis e resorts com capacidade de receber turistas do mundo todo.

Outro ponto que o turismo engloba é a religião, já que o país conta também com locais considerados sagrados para muitas religiões, um exemplo disso, é que o local onde dizem que o profeta Moisés finalmente viu a terra prometida foi especificamente o Monte Nebo, isso é indicado tanto por cristãos, quanto por judeus. Tudo isso contribui muito para a movimentação de grande parte do dinheiro que circula no país, acredita-se que o turismo seja responsável sozinho por mais ou menos uns 15% do PIB (Produto Interno Bruto) ao ano.

Bandeira da Jordânia

Bandeira da Jordânia

A estimativa é que por volta de 10 milhões de turistas visitem a Jordânia todos os anos, isso acarreta em uma circulação monetária de mais ou menos uns 6 a 7 bilhões de dólares a mais anualmente no seu território. Tudo isso contribui para a economia do país, que é considerado um dos mais abertos e amistosos de todo o mundo árabe. O Banco Mundial inclusive classifica hoje a Jordânia como um país de renda média alta, a taxa média de crescimento econômico tem passado dos 4% desde de 2005, já no governo de Abdullah II.

Inclusive foi no governo do atual monarca que mais acordos foram estabelecidos, inclusive um acordo importante de livre comércio com a Turquia e uma relação muito próxima e amigável com toda a União Europeia. Além disso, tem relações muito fortes com o Reino Unido, com os Estados Unidos, com o Egito e é um dos únicos países, considerando o mundo árabe, que assinou tratados de paz com a nação vizinha em fronteira Israel. Outros parceiros fortes são os seus vizinhos e os Emirados Árabes Unidos.

PIB e IDH da Jordânia

IDH da Jordânia

IDH da Jordânia

Nós já citamos aqui o quanto os negócios e relações externas da Jordânia melhoraram com o início do reinado do atual monarca, que abriu mais o país ao Ocidente em geral, mas vamos traduzir isso em números, inicialmente vamos falar que sobre o Produto Interno Bruto que na última década deu um salto muito grande, sendo que no ano de 2018 fechou em 42,23 bilhões de dólares, sendo o PIB per capita cerca de 4241,79 dólares, isso distribuído em uma população que gira por volta dos 10 milhões de pessoas.

O PIB da Jordânia é considerado bem alto, uma vez que é um país pequeno, com aproximadamente 90 mil km² de extensão territorial o país inteiro, como base de comparação o estado de são Paulo tem quase 250 mim km². A taxa de crescimento do PIB é atualmente de quase 2% ao ano. O PIB do país só não é maior porque a Jordânia é pobre em recursos naturais, tendo que importar parte dos recursos como petróleo de alguns dos seus vizinhos, em especial do Iraque. A Jordânia usa muito gás natural para compensar a falta de florestas e de outros materiais com capacidade de geração de energia.

PIB da Jordânia

PIB da Jordânia

Além do turismo que representa uma boa parcela do PIB do país, a Jordânia também conta com a exploração de alguns poucos recursos que possui para aumentar o seu PIB anual, tal como a mineração de fosfatos e de carbonato de potássio, a produção e comercialização de fertilizantes também é um mercado de comércio para o país, tal como a produção de medicamentos e tecidos em menor escala.

É válido dizer também que dentre todas as parcelas do PIB, o setor de serviços que engloba o turismo detém quase 65% do total, enquanto que os setores industriais contam com mais sou menos 30% do total e o setor de agricultura conta com mais ou menos 5%. O IDH ou Índice de desenvolvimento humano do país foi em 2018 de 0,723, ocupando assim o lugar de número 102° na posição mundial de países, o que é considerado um IDH alto já que ultrapassa os 0,7.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *