Economia da Guiné Equatorial: PIB, IDH e Negócios

A Guiné Equatorial se localiza na África Ocidental. Ela é composta de 3 territórios descontínuos. Sendo que dois deles são insulares (ilha de Pagalu e a ilha de Bioko), e um é continental (que é o Mbini).

A região do país considerada como a mais habitada é a ilha do Bioko, onde está localizada Malabo, capital, que possui 96.000 habitantes. Mbini, que é a área continental da Guiné Equatorial, faz fronteira, ao norte, com Camarões; a oeste, com o Golfo da Guiné; e a leste e sul com Gabão.

No ano de 1470, o país foi ocupado por portugueses, pela primeira vez. No entanto, no ano de 1778, foi a vez dos espanhóis começarem a colonização do país.

Guiné Equatorial

Guiné Equatorial

Somente no ano de 1968, é que a Guiné Equatorial conseguiu alcançar a sua independência, no dia 12 de outubro daquele ano. Francisco Nguema foi o primeiro presidente do país.

Ele ficou conhecido como um feiticeiro, que teria se aproveitado da ingenuidade da população para que pudesse colocar em prática uma política de muito terror. De acordo estimativas, em torno de 50.000 opositores teriam sido assassinados durante o governo de Francisco Nguema.

No ano de 1979, finalmente ele foi deposto e também executado pelo seu sobrinho, o tenente-coronel Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo

Depois que foram descobertas as reservas de gás e pretóleo na Guiné Equatorial na década de 90, o país viu a sua economia se fortalecer de uma maneira considerável. Foi então que se tornou um dos grandes produtores e exportadores de petróleo, assim como o Kuwait.

Além do petróleo, outra atividade bem desenvolvida no país também é a agricultura. Sendo que o maior destaque fica para o cultivo de café, de cana-de-açúcar, de algodão, e também de uma enorme variedade de frutas.

Tem ainda a criação de gado, a pesca e a exportação de madeira, que também são elementos presentes na economia da Guiné Equatorial.

O país possui o maior PIB (Produto Interno Bruto), da África. No entanto, a distribuição de renda é muito desigual no país. A riqueza está concentrada nas mãos dos proprietários de companhias internacionais e dos governantes.

Clima da Guiné Equatorial

A Guiné Equatorial apresenta um clima tropical, apresentando estações úmidas e secas distintas. Do mês de junto até agosto, o Bioco é úmido, e o rio Muni é seco. Do mês de dezembro até fevereiro, acontece o inverso. Existe uma transição gradual nesses períodos.

Antes de se tornar um país independente, a Guiné Equatorial exportava, principalmente, café, cacau e madeira tanto para a Espanha, que era o governante colonial do país, como também para o Reino Unido e para a Alemanha.

Em 1996, foram descobertas grandes reservas de petróleo. Que logo passou a ser explorado, contribuiu muito para o aumento da receita do governo.

A partir do ano de 2004, o país passou a ser o 3° maior produtor de petróleo da região da África Subsaariana. A produção de petróleo da Guiné Equatorial passou para 360.000 barris por dia. Enquanto que a produção, 2 anos antes, era de apenas 220.000 barris por dia.

Outros produtos que contribuem muito com o Produto Interno Bruto do país são: a agricultura, a silvicultura e a pesca.

PIB da Guiné Equatorial

PIB da Guiné Equatorial

No mês de junho, do ano de 2004, O Senado dos Estados Unidos teria publicado uma investigação a respeito do Riggs Bank, que é um banco sediado em Washington. No caso, a maior parte das receitas de petróleo da Guiné Equatorial teria sido paga recentemente ao banco.

De acordo com o relatório divulgado, pelo menos 35 milhões de dólares teriam sido desviados pelo Obiang, pela sua família e também pelos responsáveis pelo regime. Porém, o presidente negou qualquer tipo de irregularidade.

Os principais problemas ambientais que a Guiné Equatorial enfrenta são a desflorestação e falta de água potável. O país é considerado muito vulnerável à inundações repentinas e à tempestades violentas.

Agricultura da Guiné Equatorial

O país está tentando atrair investimentos portugueses para a agricultura do país, como uma estratégia do governo para tentar diversificar a economia, que se encontra muito dependente do petróleo.

O país exporta petróleo bruto para a Europa, para a Ásia e para as Américas. Sendo a China o país que recebe o petróleo bruto da Guiné Equatorial.

A agricultura e a pesca da Guiné Equatorial são exemplos de riquezas do país. Por isso, o governo quer explorar esse potencial, contribuindo para a diversificação da economia.

Agricultura da Guiné Equatorial

Agricultura da Guiné Equatorial

Dessa forma, o país tem abertos as portas para investimentos portugueses na sua agricultura, de maneira que eles não contribuam, mas também participem de forma efetiva nessa espécie de transição econômica.

De acordo com o Tito Mba Ada, embaixador da Guiné Equatorial em Lisboa, “A agricultura é um setor prioritário para a diversificação económica da Guiné Equatorial”, depois de participar de uma reunião com Luíz Capoulas Santos, ministro da agricultura.

“Temos ananás muito bom, temos plantas tropicais que têm fins medicinais”, Tito Mba Ada fez questão de ressaltar.

Desde o ano de 2014, a Guiné Equatorial é integrante da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Dados da Guiné Equatorial:

  • Localização: África
  • Extensão territorial: 28.051km²
  • Clima: Equatorial
  • Capital: Malabo
  • Governo: República, com a forma de governo mista
  • Divisão administrativa: quatro regiões continentais e três insulares.
  • Religião: Islamismo, 4%; Cristianismo, 88,5% (sendo 83,5% católicos, 83,5%, e 5% de outros), ateísmo e crenças sem religião, 5%; e outras, 2,5%.
  • Idioma: o Espanhol é o idioma oficial. Além dele, também são falados o inglês, francês, combe, o português, fangue e o balenque
  • População total: 676.273 habitantes. Dos quais 335.402 são homens, e 340.871 são Mulheres.
  • Composição étnica da Guiné Equatorial: 80% Fangues, 15% bubis e 5% outros.
  • Densidade demográfica do país: 24 hab./km²
  • População residente em área urbana: 39,5%
  • Taxa média de crescimento populacional (anual): 2,6%
  • Esperança de vida ao nascer: 50,8 anos
  • População que vive na área rural: 60,5%
  • Domicílios que possuem acesso a rede sanitária: 51%
  • Domicílios que possuem acesso a água potável: 43%
  • IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,538 (médio)
  • Moeda oficial: Franco guineense
  • PIB (Produto Interno Bruto): 18,5 bilhões de dólares
  • Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, ONU, UA
  • PIB per capita: 19.998 dólares
  • Cidade mais populosa do país: Bata

Esses são os principais dados sobre a economia da Guiné Equatorial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *