Como Calcular O Payback De Um Investimento?

Existem diversas formas diferentes de se avaliar a situação de determinado tipo de investimento financeiro, para que seja possível então, perceber qual sua real viabilidade de investimento, e também qual ser ao melhor processo para que esse tipo de ação seja realizada. Dentre esses métodos, é possível perceber que o payback é um dos tipos que acaba sendo muito mais utilizado, e de forma geral em todo o mercado de investimento.

O payback é um termo que é muito utilizado dentro do mundo comercial, e que faz com que o conceito de investimento acabe sendo avaliado de uma forma muito mais abrangente, utilizado os conceitos do payback em outros tipos de ações que não se restrinjam apenas ao uso dentro do próprio mercado.

O payback é um tipo de ação que pode ser calculado por meio de analistas de investimento e também pelos os próprios gestores da empresa, além de também empreendedores e pessoas que apresentem algum tipo d e conhecimento dentro da área econômica e no processo de realizar um investimento.

O Que É O Payback?

O payback é um tipo de intervalo considerado dentro do processo de investimento, que será necessário para que seja possível então recuperar todo o custo inicial no seu investimento. Para que seja possível então entender de forma mais pratica o que é o payback, é necessário apenas entender que ele é um processo que calcula o tempo necessário para que seja possível acumular rendimentos, que serão considerados necessário e suplentes ao valor inicial dentro do processo do investimento.

Então, em todo o processo de pesquisa sobre o processo de investimento se é necessário calcular qual será o payback total, para que se invista em determinado tipo de investimento, já sabendo qual será o tempo do retorno de seu investimento. O tempo mínimo então será o fator principal desse tipo de ação, já que o investimento pode ser devidamente recuperado em menos tempo, caso algum tipo de fator contribua para que isso ocorra.

O payback é apenas um dentre os diversos tipos de fatores que podem ser considerados essenciais como analise antes do processo de investimento de determinado tipo de ação. Os demais indicadores poderão ser utilizados de forma conjunta, ou não. Porém, é importante saber que cada um deles irá agir de uma diferente forma, para que assim diversos tipos de analises do investimento possa ser devidamente analisados, gerando então, um resultado ainda mais certo.

Payback

Payback

Alguns desses indicadores são muito conhecidos no mundo do mercado e também da administração, como por exemplo o valor presente líquido, mais conhecido como VPL, a taxa interna de retorno, ou TIR, por exemplo.

Como Calcular O Payback

O cálculo desse índice é considerado muito fácil, fazendo com que seja possível analisar que quanto maior o tempo de retorno do mesmo, menos indicado o investimento, por se tratar de um processo que oferecerá mais riscos, e também um processo de maior possibilidade de prejuízo durante o aguardo do retorno.

Por outro lado então, quanto menor o prazo de retorno do investimento calculado pelo payback, menores serão os riscos do investimento, bem como maiores as chances de um sucesso durante o processo de retorno do investimento. O processo de investimento que poderá retornar de maneira mais rápida, pode se tornar mais atrativo para os investidores, fazendo com que esse tipo de investimento acabe sendo mais visado e procurado.

Calcular O Payback

Calcular O Payback

O calculo do payback deve ser um processo entendido como um calculo de períodos, sejam eles divididos entre meses ou anos, para que o valor inicial aplicado em tal investimento possa ser recuperado, não levando em conta o valor do dinheiro dentro desse mesmo período de tempo, já que diversos tipos de fatores econômicos poderiam influenciar de forma direta nesse quesito.

Qual A Formula Do Cálculo Do Payback

Para que se possa calcular o payback de maneira correta, existe um calculo classificado como base,  que é utilizado para que esse processo se realize. A formula desse calculo será classificada em :

Payback = IC (Investimento inicial)/ Ganhos no período indicadores financeiro

Vantagens E Desvantagens Da Utilização Do Calculo Do Payback

Mesmo sendo um tipo de indicador que apresenta diversos tipos de benefícios para o calculo do investimento, o payback também pode apresentar certos tipos de pontos negativos, e que podem acabar sendo considerados necessários dentro de diversos tipos de empresas e organizações.

Para que seja possível então aproveitar de forma mais ampla os pontos positivos do calculo do payback, é importante então que se saiba calculá-lo de maneira correta, para que assim, seja possível então obter de forma mais intensa e aproveitar, os pontos positivos desse indicativo.

Vantagens Do Payback

Vantagens Do Payback

Vantagens Do Payback

Uma das principais vantagens da utilização do payback como indicativo de seu investimento, é a facilidade de sua aplicação, por se tratar principalmente de processos que poderão ser calculados de forma rápida e fácil, além de ser uma estratégia considerada simples e com uma compreensão pratica, que poderá ser devidamente aplicada na vida pratica da empresa, por exemplo.

Outra vantagem do uso do payback dentro da empresa será que o mesmo oferece dentro da empresa um processo de observação da geração de fluxo mais rápido e claro, fazendo com que o futuro da empresa possa ser avaliado frente o tempo de retorno que esse investimento irá acabar apresentando. Assim, será possível analisar a longo prazo qual será a situação da empresa, até que o valor descontado de seu caixa, por exemplo, para ser utilizado como o montante inicial do investimento, possa ser devidamente recuperado. Esse tipo de vantagem é considerado ainda mais importante durante o processo de desenvolvimento de algum tipo de crise financeira.

Desvantagens Do Payback

As desvantagens da utilização e calculo do payback será que a valorização dos fluxos que serão recebidos serão analisados de forma diferentes, dentro de determinado tempo. Um dos principais fatores dessa desvantagens é que o payback não leva em conta durante seu calculo o processo de valorização ou desvalorização do valor do dinheiro em si, seja por diferentes tipos de fatores, como a própria inflação ou até mesmo possíveis crises econômicas, fazendo com que a empresa não fique precavida a quanto esse tipo de problema financeiro, eu pode ser considerado muito importante dento da mesma.

Outra desvantagem da aplicação do payback dentro da sua empresa será que para os investimento que irão oferecer um retorno maior, o calculo desse indicador acaba não sendo considerado necessário, já que existem alguns fatores como o fluxo de caixa que serão produzidos no ano seguinte e não serão considerados para que a recuperação do capital seja avaliada.

Mesmo oferecendo alguns tipos de desvantagens em sua utilização, o payback é um importante indicativo durante o processo de investimento e que deve ser levado em conta no estudo de sua aplicação financeira, por fatores como o calculo do tempo de retorno de seu investimento, que poderá fazer com que os setores financeiros de sua empresa ou organização acabem fiando desestabilizados durante o período, caso não haja uma preparação.

O payback é considerado um tipo de indicativo preventivo, que poderá agir de forma a fazer com que as empresas acabem de tornando mais firmes durante o processo de investimento, já que esse mesmo tipo de situação poderá causar grande rombos em seu caixa por períodos indeterminado, que poderão ser avaliados com o calculo do mesmo, fazendo com que a prevenção possa ser iniciada durante todo esse processo.

Os profissionais que se encontram responsáveis pelo cálculo desse tipo de indicativo são diversos, como administradores e gestores, mas também por se tratar de um tipo de indicativo simples, poderá ser ministrado por uma pessoa que apresenta um conhecimento mais simples na área de investimentos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *