A otimização da gestão financeira de diversos tipos de negócios e também empreendimentos, é uma das principais preocupações de donos, sócios e até mesmo dos próprios colaboradores de diversas empresas. Isso acontece devido ao fato de que uma boa gestão financeira em sua empresa, pode significar que você alcance resultados mais positivos e que possam ser utilizados para que você apresente um setor financeiro muito bem estruturado.
A gestão financeira de sua empresa, pode então apostar em uma das propostas do mercado que atualmente, apresentam diversos tipos de benefícios, o pagamento em carteira. Para que esse processo possa ocorrer, é necessário que a criação de uma carteira que irá servir para realizar cobranças seja desenvolvida.
A Carteira De Cobranças
A carteira de cobrança funciona como um processo que irá disponibilizar a emissão de boletos bancários, e para que esse processo seja realizado, é necessário que haja um vinculo entre a empresa ou empreendimento em questão, juntamente com uma agência ou instituição financeira.
Com o vínculo realização com a agência, será possível então, realizar o processo de acompanhamento de suas cobranças, realizadas por meio dos boletos. Esse é um tipo de otimização de gestão financeira considerado muito importante, e que pode trazer ótimos resultados para a saúde financeira de sua empresa, e até mesmo, uma maior captação de clientes.
Registrando Sua Carteira De Cobrança
Para que o processo de registro da carteira de cobrança possa ser realizado, a instituição financeira escolhida deverá estar de acordo com os termos propostos, assim como o próprio empreendedor. Assim, os boletos gerados poderão ser automaticamente associados a empresa em questão, por intermédio da própria instituição financeira.
Para que esse sistema funcione de maneira correta, o boleto gerado para o pagamento de serviços realizados pela empresa, por exemplo, deverão ser notificados para a instituição financeira escolhida, a cada vez que forem emitidos. Com esse processo, o banco poderá por exemplo monitorar todo o processo de pagamento, recebimento do valor e também o repasse para a própria instituição. Esse processo poderá fazer com que o banco informe ao empreendedor sobre as movimentações ocorridas em sua conta, e qualquer outro tipo de alteração, como datas de pagamentos e também os próprios atrasos.
Apesar de ser uma sacada muito interessante para que seu negócio possa andar de uma forma muito melhor, a carteira de cobrança e o pagamento em carteira, se tornou uma obrigação para todas as empresas do país, desde de o ano de 2016, onde a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) acabou tornando esse um processo obrigatório.
Com essa mudança, foi possível para as empresas se tornarem mais firmes no quesito financeiro, já que o pagamento em carteira acaba agindo como uma medida que possibilita cerca previsibilidade para o setor, durante todo o processo de compra, venda e recebimento dos pagamentos necessários. Esse tipo de ação, possibilitou também com que a relação entre as empresas e o próprio cliente acabassem se tornando ainda mais eficaz, e de certa forma, mais responsável.
Porém, deve ficar claro para o empreendedor por exemplo, que adotar um sistema de pagamento em carteira, irá lhe custar algumas taxas adicionais, já que a instituição financeira responsável pelo trâmite dos recursos, irá disponibilizar para o mesmo, a utilização de seu serviços, e também, uma garantia de maior estabilidade financeira.
Principais Tipos De Pagamento E Cobrança Em Carteira
Existem diversas formas de se realizar um pagamento em carteira e também uma cobrança, e algumas opções dentre cada uma delas é responsável por diferenciá-las.
Pagamento Simples
O pagamento e cobrança considerado simples é registrado por meio de emissão e pagamento do boleto bancário, ou seja, a partir da realização do pagamento, com o valor total estimulado pelo próprio boleto, geralmente em cerca de 3 a 4 dias já se é possível visualizar o status do pagamento. Dentro da emissão desse tipo de boleto, se é possível realizar algumas alterações quanto a data e também flexibilidade do mesmo.
O processo realizado no pagamento e cobrança em carteira simples, é de responsabilidade da instituição financeira, que deverá arcar com o processo de recebimento, validação e transpasse dos recursos adquiridos a partir de determinado pagamento de boleto.
Pagamento E Cobrança Em Carteira Rápida
A cobrança rápida é considerada um tipo de pagamento em carteira considerado o preferido entre grande parte das empresas, principalmente por favorecer uma relação mais duradoura com os clientes, por meio de sua fidelização, e pela agilidade, já que nesse tipo de pagamento, os boletos podem ser emitidos diretamente pelas empresas, fazendo com que o processo seja mais rápido.
Cobrança Ou Pagamento Indexado
Esse tipo de pagamentos não oferece um valor fixo para sua cobrança, já que ela apresenta uma ligação direta com um indexador, fazendo com que possa se diferenciar a partir do índice que a cobrança estará associada.
Isso nos faz pensar que a empresa então não apresenta nenhum tipo de controle sobre os valores que serão cobrados pela ação.
Pagamento Vinculado
O pagamento vinculada funciona o banco será responsável por informar automaticamente a empresa qual serão os boletos e seu valores. Assim, o vencimento do boleto e tudo mais relacionado ao pagamento, funciona em forma de crédito.
Pagamento Direto
Nesse tipo de pagamento um boleto é entregue diretamente para o cliente, fazendo com que esse processo seja realizado por meio de um software, gerado pelo banco. Dessa forma, o banco é responsável por realizar esse processo, e a empresa se manter mais afastada, apenas acompanhando todos seus pagamentos.
Qual A Melhor Forma De Pagamento
Não existe nenhum tipo de forma de pagamento que pode ser considerada a melhor, já que as empresas podem adaptar para que o pagamento em carteira possa ser realizado da maneira que mais se adaptar para a mesma.
Existem diversos tipos de vantagens que podem ser observadas em diferentes tipos de pagamentos, e assim, é importante analisar quais serão os benefícios para empresa de cada um dos modos de pagamento.
Então, para que as empresas possam conseguir gerir de forma correta o setor financeiro da empresa, é importante que o mesmo seja estruturado, para que o pagamento seja considerado um tipo de ferramenta que possa realmente contribuir para a gestão da empresa, fazendo com que a mesma conheça todas as suas necessidades e obrigações.