O Que Quer Dizer Quando LPA é Negativo?

Quando uma pessoa está a fim de entender mais sobre os investimentos, com certeza ela passará a fazê-los em breve. Isso porque a arte de investir instiga e, diferente do que muita gente acredita, não é difícil que seja feita: basta que as regras do jogo sejam entendidas para que qualquer pessoa possa, enfim, ser um investidor de sucesso.

Dessa maneira, os investimentos se tornam uma nova alternativa para se ganhar dinheiro nesses tempos de crise. Muitos são levados pelas propostas de fazer com que o dinheiro trabalhe para ele, de forma a que muita gente passa a batalhar para ter um dinheiro suficiente para que ele possa ser investido.

Muita gente não deve saber, mas investimento não se resume somente à Bolsa de Valores, nos quais muita gente acredita piamente nisso. A poupança, por exemplo, é um tipo de investimento. Só que, por seu risco de calote ser extremamente baixo, acaba por se tornar um investimento que não é muito rentável. Dessa maneira, existem diversos outros investimentos com taxas de retorno muito mais atrativos (mas deve-se tomar cuidado com o fato de, quanto mais atrativo, talvez o risco seja maior).

Para que se possa investir nos mais diversos setores, é de extrema importância que se conheça os mais variados tipos de termos pra que não haja nenhum tipo de problema ou transtorno lá na frente. Um desses termos que você vai conhecer agora é o LPA.

O LPA: Detalhes

Quando se fala em buscar indicadores que possam mostrar um pouco mais sobre os detalhes de uma empresa ou de investimento, o LPA é um dos mais importantes a serem analisados. Claro que todos os seus indicadores têm uma relevância. Porém, alguns específicos se sobressaem nessa missão, como é o caso do LPA.

Mas, o que é o LPA de fato?  O Lucro Por Ação nada mais é do que um indicativo que tem por finalidade principal mostrar se uma empresa é ou não lucrativa em suas operações. Só que, logo de cara, já explicamos: quando o LPA começa a retornar números negativos, nada mais significa que as operações que a empresa está tomando está cada vez mais com margens reduzidas e, a partir disto aí, a acumulação de prejuízos se torna uma realidade.

Para um cálculo ainda mais aprofundado, algumas empresas acabam por fazer uma média ponderada entre as ações preferenciais e ordinárias. Dessa maneira, alegam que o cálculo pode sair muito mais bem apurado e consolidado. Só que deve-se lembrar sempre que outras empresas já preferem fazer um cálculo separados em se tratando dessas ações.

Portanto, quando se for analisar os resultados de uma empresa, é de extrema importância que se não deixe passar as orientações de demonstrativos contáveis, que nada mais são do que as notas explicativas de cada empresa, nos quais essas peculiaridades na hora de fazer os cálculos possam estar listadas.

Dicas

Como muitos já devem saber, mas que uma lembrança nunca é demais, que não é recomendável em hipótese alguma que o investidor pegue os indicativos de uma empresa e compare com outra sem uma análise mais profunda, guiando-se apenas pelos resultados, principalmente se ambas não fazem parte do mesmo setor econômico. Ou seja, não faz o menor sentido você pegar os indicativos da Samsung e compará-los ao da Volkswagen, por exemplo. É bastante provável que, entre os indicadores, irão existir distorções que, de uma maneira ou de outra, irão impactar no resultado final de uma forma bastante distante da realidade.

LPA

LPA

Só que, quando se fala de um investidor de muitos anos de prática, ele sempre prefere avaliar todo o contexto, e não somente uma fração dela. Pensando nisso, o LPA é o indicador que consegue fazer isso por ele. Só que, mesmo assim, a análise isolada desse indicador não é recomendável. É muito necessário que outros indicativos sejam analisados de mesma forma e rigor, para que as análises contábeis pela decisão de investimento saia com resultados fora da realidade.

Além disso, é de muita importância mostrar que os indicadores apenas indicam: ou seja, isso não quer dizer que o cenário irá se manter sempre assim, seja esse indicador bom ou ruim. O que é importante perceber é se esses indicadores mostram uma certa consistência com o passar dos anos. O que se recomenda é que sejam analisados os indicadores de uma empresa, pelo menos, dos últimos 5 anos. Dessa maneira, dá para ter uma pequena noção sobre como a empresa se comportou nos últimos anos. Essa tendência pode mostrar se é confiável ou não investir em determinada empresa.

Um exemplo: Se uma empresa A for analisada, e, durante os 5 anos existir um período de turbulência, mas mesmo assim no final do 5° ano ela ainda apresentar uma avaliação positiva, isso pode significar duas coisas: ou a empresa passou por um problema e se recuperou ou, o que não é bom, é que não há uma linha a ser seguida para a direção, mostrando que não há uma sintonia clara entre os setores. Dessa maneira, pode ser arriscado investir numa empresa desse tipo. Prefira sempre aquelas que sempre mostrem uma certa consistência em seus resultados.

Quando Se Analisa o LPA

Caso você não saiba qual indicador utilizar para poder analisar juntamente ao LPA para poder confirmar se ele é bom ou não, iremos dar um exemplo: o payout deve sempre ser analisado, principalmente em empresas onde o LPA se mostre muito alto. Isso porque esse indicador é muito renegado nas análises, mesmo tendo uma importância gigantesca: ele é o capital que se faz necessário para poder gerar o lucro líquido.

Mas como o payout pode mostrar um pouco mais do LPA? Simples: ele pode indicar de onde vem os investimentos que possibilitaram que o LPA ficasse realmente alto: Ou seja, duas empresas que podem ter o LPA alto não pode ter, necessariamente, a mesma abordagem ou, até mesmo, os mesmos investimentos.

Em um resumo ainda maior, com uma certa regulação na eficiência da gestão da empresa pode-se resultar em lucros constantes e consistentes ao longo do tempo, o que pode indicar, pro exemplo, se essa empresa é uma boa candidata para ser investida ou não.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *