O que é VPL?
A sigla VPL é a designação simplificada para o termo Valor Presente Líquido, que é uma fórmula matemática com enfoque na área financeira, o qual é tão usado na economia e em diversas áreas exatas, ele é ensinado em muitos cursos universitários, nas áreas de administração, de engenharias em geral, de energias, de arquitetura e pode ser aplicado também para qualquer pessoa que deseje fazer um investimento a longo prazo e deseja ver quais são as suas possibilidades de retorno.
Podemos então definir o Valor Presente Líquido como sendo a operação necessária para se definir o valor atual de um investimento, ou seja, o valor de um investimento que foi feito em algum momento do passado e o quanto ele vale hoje, ou ainda um investimento que está sendo feito hoje o quanto ele valerá, com base em uma estimativa, em um determinado tempo futuro, é uma maneira de calcular a rentabilidade de um investimento.
Para que os valores calculados sejam condizentes com os valores atuais, sejam representativos do presente, algumas operações e dados devem ser inseridos para que possamos obter os valores, afinal como sabemos o dinheiro não vale a mesma coisa hoje e amanhã, sendo assim o valor de 50 reais de hoje, não é o valor de 50 reais de amanhã, o que você compra hoje com uma determinada quantia em dinheiro, daqui a um mês pode não conseguir mais comprar com a mesma quantia.
Esse é um dos motivos pelos quais nós usamos os juros, os juros são uma espécie de garantia que o dinheiro recebido será equivalente ao emprestado, ou ao cobrado em uma data do passado, além disso ele é fundamental na fórmula do Valor Presente Líquido e por isso também é fundamental para obter os seus resultados.
O VPL é muito utilizado como mencionado na análise de projetos, para saber se o valor que você está investindo em determinado empreendimento será vantajoso no futuro, além disso um outro campo muito utilizado é em relação a empresas e a sua valorização com o passar do tempo, dessa forma é possível fazer uma projeção da sua força, estabilidade e da sua parte financeira no futuro.
Geralmente se faz uso de um estudo para calcular o VPL, com base em um valor inicial que é atrelado ao ano zero e depois esse estudo continua avaliando o panorama geral ano a ano, esses tipos de estudos tem alguns nomes mais comuns que são estudos de viabilidade econômica, estudos de viabilidade econômica financeira e ainda estudos de viabilidade técnica econômica, chame como preferir.
Como Se Calcula O VPL?
Agora que nós já entendemos um pouco melhor o que é o VPL e onde ele entra dentro do universo da matemática financeira podemos detalhes um pouco mais como é possível calcular esse termo. É válido dizer que a maneira mais fácil de se realizar um estudo como esse é a partir do programa de computador Microsoft Excel, neste programa fica muito mais fácil fazer a projeção e arrastar os valores ao longo dos anos, uma vez que o próprio programa faz muitos dos cálculos de maneira autônoma, basta você acionar os comandos.
Já que estamos falando do Excel é válido dizer também que dentro dele existe uma função já preparada que diz respeito ao VPL, ela tem exatamente essa sigla, pelo menos se o seu programa estiver em português, então basta apenas que você selecione os valores das variáveis que você terá então o seu resultado calculado automaticamente no programa. Só não se esqueça de colocar as variáveis previamente, pois se não a sua função dará zero, ou algum outro valor que não condiz com a realidade.
A Fórmula Básica Do VPL É:
VPL= FC1 + (FC2/ (1+ i)^ j+1 ) + (FCn+1/ (1+ i)^ n)
Olhando para essa fórmula dessa maneira ela pode parecer um tanto quanto assustadora e bem difícil de se resolver, mas depois que você entende todas as variáveis que estão em jogo o seu cálculo se torna muito mais fácil.
No caso a variável FC é referente ao termo Fluxo de Caixa e ele será variado em cada diferente período, por sua vez período está relacionado ao tempo, se o tempo total do empreendimento é de 12 meses, o empreendimento tem 12 Fluxos de caixa, um para cada período considerado.
A variável i por sua vez está relacionado a taxa de desconto, todos os empreendimentos, todas as transações têm uma taxa atrelada, que nessa formula é representada pela letra i minúscula. Normalmente a taxa de desconto adotada, quando não se tem uma informação sobre qual será utilizada, é a taxa SELIC que é definida pelo Banco Central do Brasil.
A variável j por sua vez é referente ao período em que se está considerando, se está se considerando o período número 5, o mês 5 ou pagamento 5, onde tem a letra j minúscula você usa o número 5, se for o período 4 a mesma coisa, usa o período 4.
No entanto, como já dissemos a maneira mais fácil de fazer essas contas e esses cálculos é através do Excel, uma vez que calcular isso na mão pode demorar muito tempo que seria poupado com o uso da tecnologia, mas para dar certo o cálculo no programa de computador da Microsoft, você deve aprender algumas coisas.
A primeira coisa que você deve fazer é sobre como criar um fluxo de caixa, pode parecer difícil, mas é muito simples, você deve colocar a cada mês todos os valores referentes as entradas e saídas de caixa, após feitas as somas e as retiradas, você terá um balanço final que é o fluxo de caixa do mês, lembrando que o investimento entra no mês 1 como um valor negativo, não tem problema ele ficar em negativo no fluxo de caixa, é assim mesmo.
Após construir o seu fluxo de caixa, você clica em uma célula vazia do Excel, clina na formula VPL ou NPV que é a sigla se o seu programa estiver em inglês, normalmente é só colocar um sinal de = e em seguida escrever que automaticamente vai aparecer a função, então você seleciona a função e vai aparecer o lugar das variáveis para você preencher, dessa forma selecione o fluxo de caixa e os outros valores, automaticamente em seguida, se você preencheu tudo corretamente, aparecerá o resultado.