A Gâmbia
A Gâmbia é um país que se chama oficialmente “República da Gâmbia” e que se localiza no continente africano, mais especificamente no lado ocidental da África, ficando ao redor da área inferior do rio do mesmo nome, o Rio Gâmbia. O país divide uma fronteira bastante extensa com o Senegal, por todos os lados do país e apenas uma pequena parte do país corresponde ao litoral, sendo banhado pelo Oceano Atlântico.
O idioma oficial da Gâmbia é o inglês e a capital do país é Banjul. A Gâmbia foi um país colonizado por Portugal, sendo que a o objetivo dos portugueses realizarem esse estabelecimento da colônia no país era devido a localização privilegiada que se encontra, já que naquela época, a Gâmbia era um ponto extremamente estratégico para a realização do comércio de escravos. Porém, no ano de 1765 a Gâmbia deixou de ser uma colônia pertencente a Portugal e passou a ser uma colônia pertencente ao Reino Unido, passando ainda a se unir com um país vizinho, tendo nessa fase o nome de Província de Senegâmbia.
Duzentos anos depois da Gâmbia ser adotada como província britânica, o país conseguiu sua independência – no ano de 1965 – e desde essa época, até os dias de hoje, o país teve somente três presidentes ao longo de sua história, sendo o primeiro David Dawda Kairaba Jarara, que ficou no poder durante três décadas, até que no ano de 2004 o poder foi passado a Yahya Abdul Aziz Jemus Junkung Jammeh de maneira considerada como um golpe ao antecessor. E por fim, no ano de 2016 aconteceram eleições diretas no país que fizeram com que Adama Barrow fosse eleito, permanecendo no poder até os dias atuais.
A Gâmbia é um dos menores países do continente africano, contando com uma população de pouco mais de dois milhões e habitantes. A respeito da geografia do país, é possível definir o território gambiano como uma extensa faixa de terra com características pantanosas que se estendem por mais de trezentos quilômetros, seguindo em direção à África Ocidental. Além da parte continental, existe uma ilha que pertence ao território gambiano, que é a Ilha de Saint Mary. É nessa ilha também que se localiza a capital do país e além de Saint Maty, existe também a Ilha James, que é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), ou seja, a ilha foi decretada como uma área de importância inigualável para vários aspectos da sociedade humana.
O clima da Gâmbia é bastante parecido com o do Senegal, seu país vizinho, possuindo um cima tropical, onde entre os meses de junho e novembro ocorre uma estação com altas temperaturas e forte incidência de chuvas. Já entre os meses de novembro a maio, as temperaturas tendem a ser mais baixas e a estação é mais seca, ocorrendo um nível bem reduzido de precipitações. De todas as terras do país, a porcentagem daquelas que são férteis e agricultáveis é de cinquenta e seis por cento, ou seja, um pouco mais da metade da totalidade das terras gambianas.
A Economia Gambiana
Já foi apresentado acima uma visão geral a respeito da Gâmbia, porém, um dos temas que mais interessam quando se fala de um país é a sua economia, e é exatamente esse o foco do artigo de hoje. Basicamente a Gâmbia não conta com uma quantidade muito considerável de recursos minerais e nem de recursos naturais, além de possuírem uma agricultura bem pouco desenvolvida, mas que ainda assim é extremamente importante para os gambianos, já que cerca de setenta e cinco por cento da população necessita da agricultura ou da criação de animais para sobreviverem adequadamente.
Os principais negócios que contribuem para a economia da Gâmbia são as relacionadas a atividades industriais, principalmente aquelas que envolvem processamento de alimentos como amendoim, peixes, ou até mesmo peles de animais. Outro ponto muito forte dessa economia é comércio de reexportação, porém, o governo passou a fiscalizar de forma mais intensa essas atividades, o que ocasionou uma diminuição da mesma, juntamente com uma instabilidade da moeda do país, que é o dalasi.
As atividades que vem agregando cada vez mais à economia da Gâmbia são as relacionadas ao setor turístico, já que o país tem um apelo muito forte nesse aspecto, já que lá é possível encontrar muitas belezas naturais, além de existir um outro ponto que contribui muito para o fortalecimento do turismo no país, que é sua proximidade com o continente europeu, facilitando a chegada e a divulgação turística do país. O Produto Interno Bruto (PIB) do país é de pouco mais de três milhões, ficando em 178º lugar no ranking de países por PIB.