Hoje vamos aprender um pouco mais sobre o funcionamento da economia de Benin, um país que fica localizado na região oeste da África, e tem seu território fazendo parte e sendo também banhado por um dos principais golfos do mundo, o golfo da Guiné.
Um Pouco Sobre A História De Benim
A história desse país é muito rica e marcada por diversos momentos, como no século dezoito, dezenove e vinte, quando Benim acabou sendo considerado um dos países que sofreu com os entrepostos de escravos. É importante salientar também eu grande parte dos escravos do país, acabou sendo trazidos para osso país, o Brasil, fazendo então com que nossa cultura sofra influência da cultura dos mesmos até os dias de hoje.
Um dos principais pratos culinários que hoje são consumidos no Brasil, são referentes a cultura desse país, como a feijoada e também o acarajé, um alimento considerado muito importante hoje na norte do país. A cultura religiosa de nosso país é também parte da cultura africana, como o movimento do vodu, um tipo de religião muito próxima ao candomblé.
Benim se tornou um país de colônia francesa no ano de mil novecentos e oitenta e dois, e antes disso, era considerado o país que abrigada o centro de u dos principais reinados da época, o reinado chamado de Fon Daomé, considerado de muita importância no território da África Ocidental. Por conta disso, hoje abriga um dos patrimônios da humanidade, classificado assim pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas a Educação, Ciência e Cultura, o famoso Palácio Real Abomey.
O processo de colonização desse país começou no ano de mil oitocentos e noventa e um, quando a Franca ocupou todo seu território, fazendo com que seu nome fosse alterado para Daomé. Com isso, a independência do país foi alcançada apenas no ano de mil novecentos e sessenta, no primeiro dia do mês de agosto, alterando seu nome para República de Daomé. O nome de Benim acabo sendo alterado apenas no ano de mil novecentos e setenta e cinco.
Agora que já sabemos um pouco mais sobre a rica cultura desse país, e um pouco mais sobre sua história ao longo dos anos, podemos começar a analisar seu movimento econômico nos dias de hoje.
A Economia De Benim
Benim é um país que acaba sendo considerado de pouco desenvolvimento no âmbito econômico, e grande parte de sua movimentação nesse setor depende do trabalho da agricultura, principalmente a agricultura chamada de subsistência voltada para o próprio consumo de seus fazendeiros em moradores de zonas rurais. Com isso, é possível perceber também que grande parte dessa movimentação é voltada para o processo de produção e venda de algodão, que corresponde a grande parte do PIB(produto interno bruto) de Benim.
Além de ser tão importante para o PIB do mesmo, o algodão é também responsável por mais de oitenta por cento dos produtos que são voltados para a exportação do país. Além de ser um produto para exportar, o algodão interfere também de forma muito direta a outros tipos de negócios dentro de Benim como a produção de produtos têxteis e também produtos voltados para a área artesanal.
Benim é um país muito voltado para a privatização desde o ano de dois mil e um, quando as áreas de comunicações e também produção de energia, envolvendo assim a água e energia elétrica do país, além da agricultura sofrerão grandes mudanças para a área privatizada.
Por outro lado, é possível perceber uma crescente muito interessante no livre mercado dentro do país que nos últimos três anos cresceu em números muito positivos, com uma media de cerca de 5% a cada ano, desde o ano de dois mil e quatorze. Apesar desses números muito interessantes para a movimentação econômica do país, o mesmo é considerado frágil dentro do mercado de exportação, principalmente com a Nigéria.
Os Negócios E Empresas De Benim
A privatização dentro do país é voltada para as empresas consideradas de porte de menor, que são propriedades exclusivas de pessoas que residem dentro do próprio país, enquanto as empresas de maiores portes e alcances são consideradas propriedades de pessoas estrangeiras, principalmente de proprietários que são da franca e também alguns libaneses.
Na área da agricultura, o principal meio econômico do país é possível perceber que alguns tipo de produtos acabam se destacando mais dentro de Benim, como o milho, arroz e também o arroz e amendoim. Esses são tipos de produtos voltados para a agricultura de subsistência.
Um dos pontos interessantes também sobre as tentativas do país em alavancar sua estrutura econômica pode ser observada em meados de mil novecentos e oitenta e dois, quando o mesmo investiu em grandes escala na captação de petróleo, que produziu ao mesmo um montante considerável. Porém, a escassez desse produto chegou muito rápido, fazendo com que as reservas do mesmo acabassem, e hoje, é considerado uma questão de tempo para que a exploração de novos locais dentro de Benim se inicie.
Por essas e diversas outras ações, Benim é considerado um país muito pobre, mas que vem lutando contra isso, tentando sempre alcançar sua independência financeira.
Agora que já sabemos um pouco mais sobre os principais negócios que correm ou ocorreram dentro do país, vamos analisar outros dados que também interferem de forma muito direta em sua economia, como é o caso de dados como seu PIB e também seu IDH.
O PIB De Benim
O PIB, produto interno bruto é um dos principais indicadores do andamento financeiro de qualquer país, e consegue demostrar por meio de seus resultados, de uma forma universal em quais posições os mesmos se encontram referentes a outros países no quesito de produção de produtos, sejam eles para venda interna ou externa no país.
Em Benim, o PIB não é considerado alto, principalmente porque o mesmo depende quase que de forma exclusiva de um só produto, o algodão, fazendo com que ele seja muito frágil dentro do país e possa sofrer alterações referentes a movimentação das vendas do algodão.
Dessa forma, podemos perceber que o PIB per capita no país não chegou nos últimos anos a ultrapassar a casa dos 618 de US$, o que comparado com outros países do mundo, não é nada alto.
O IDH De Benim
Seguindo a linha de análise de indicadores econômicos de Benim, o próximo a ser estudado nesse artigo será o Índice de desenvolvimento humano, mais conhecido como IDH. O IDH é responsável por analisar de uma forma geral qual é o desenvolvimento humano dentro de determinado país, frente a questões como desenvolvimento da sociedade, e também o investimento na saúde dos mesmos, fazendo com que quanto mais alto, mais desenvolvido poderá ser considerado o país.
Benim, como já era de esperar por suas movimentações financeiras, não é um país que apresenta um IDH alto, o que é considerado prejudicial para seu desenvolvimento interno. Os números analisados em diversas pesquisas apontam que o IDH do mesmo chega perto da casa de 0,435, um número considerado muito baixo em comparação a outros países.