Economia da Bulgária: PIB, IDH e Negócios

Visão Geral Sobre a Bulgária

A Bulgária é um país que se localiza na Europa, mais precisamente no sudeste do continente europeu, tendo como nome oficial na verdade, “República da Bulgária”. Esse país faz compartilha suas fronteiras territoriais com países como a Sérvia, a Romênia, a Grécia, a Turquia e a Macedônia do Norte, além de ser banhado pelo Mar Negro, que é um mar interior que fica entre a Europa, o Cáucaso e a Anatólia.

A maior cidade búlgara é Sófia, que é também a capital do país, mas existem ainda outras cidades grandes e bastante relevantes para a Bulgária, como é o caso de Burgas, de Varna e de Plovdiv. Bulgária conta com uma área de extensão territorial de aproximadamente cento e onze mil quilômetros quadrados, o que faz com que ela ocupe o decimo sexto lugar no ranking de maiores países da Europa.

Os primeiros povos a povoarem as terras que hoje compreendem a Bulgária, foram aqueles que seguiam a cultura neolítica, que é na verdade o período da pedra polida, durante meados do ano de 6500 antes de Cristo. Aquele território era na verdade uma espécie de campo de batalha, onde quem disputava eram os povos persas, gregos, celtas, trácios e macedônios, mas que foi por fim conquistada no ano de 45 depois de Cristo pelo Império Bizantino, também conhecido como Império Romano do Oriente.

Porém, esse Império acabou por perder algumas partes do território que a ele pertencia para os invasores búlgaros que lá chegaram no século VII. Assim, esses búlgaros foram os responsáveis por realizar a fundação do Primeiro Estado Búlgaro Unificado, que a partir do ano de 681 começou a influenciar e gerar uma certa dominância em toda a Península Balcânica, que é o nome dado para a região do sudeste europeu.

Depois de muitos acontecimentos históricos no país, no ano de 1991 a Bulgária passou a ser de fato uma república parlamentar unitária, já que foi nesse ano que o país adotou de fato o seguimento de uma constituição democrática. Nessa república parlamentar havia uma centralização muito considerável nos aspectos administrativos, econômicos e políticos, seguindo mais ou menos por esse caminho até os dias de hoje.

O foco do artigo de hoje é a economia da Bulgária, e os principais pontos desse aspecto são o fato de que a economia de mercado do país faz parte do Mercado Comum da União Europeia, que é basicamente uma divisão que possibilita a livre comercialização e circulação de produtos, pessoas e serviços de modo geral, entre os países que compõe a União Europeia. A economia búlgara é dependente principalmente de serviços e da indústria de máquinas e de mineração, além da agricultura. Um fator que chama muito a atenção – de forma negativa – para a economia e para os aspectos sociais do país de maneira geral, é o fato de que a corrupção generalizada é uma questão muito séria lá. Mais detalhes a respeito da economia da Bulgária serão apresentados logo abaixo.

A Economia Do País

A Bulgária é um país que conta com uma economia de mercado aberta, onde o setor privado é o que mais contribui com o Produto Interno Bruto (PIB) do país, compreendendo cerca de setenta por cento do mesmo. O rendimento dessa economia é considerado entre médio a alto, no qual grande parte é obtida por meio da agricultura, já que o país é bastante ligado e concentrado nessa área. A partir do ano de 1980, o país passou a contar com uma economia mais fortificada e sustentada pela indústria e até mesmo por pesquisas tecnológicas e cientificas, colocando esses dois pontos no teto da linha orçamentária.

Foto de Dinheiro Da Bulgária

Foto de Dinheiro Da Bulgária

No ano de 1990 houve uma certa queda na produção agrícola e industrial do país, o que acarretou em um certo  colapso econômico, porém, com o passar dos anos o país conseguiu se reconstruir rapidamente, levando ao crescimento econômico efetivo. Isso se manteve até os dias de hoje, ainda que atualmente, o salário médio das pessoas do país seja o menor de toda a União Europeia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *