Economia de Congo-Brazzaville: Pib, Idh E Negocios

Quando falamos de economia mundial, sempre pensamos em referências europeias, ou então Estados Unidos e China. Sabemos que muitos países do mundo passam por extrema pobreza, outros que sobrevivem com apenas o essencial e aqueles que estão crescendo a medida do tempo. Ao longo do tempo alguns países se destacaram e outros “afundaram”. Tudo isso depende muito da cultura criada na sociedade e claro a forma que um governo consegue administrar os recursos de maneira que o PIB e o IDH cresçam.

Quando pensamos em fome, subnutrição e consequentemente baixo IDH, logo vem o nome de alguns países africanos, pois realmente o maior número de países nessa situação se encontra no continente. Porém cada ano que passa podemos ver ideias inovadoras que trazem maior qualidade de vida para as pessoas.

África

É um continente grande, que apesar de possuir alguns lugares precários é rico em natureza. Foi vítima da maior das explorações nos séculos passados, influenciando diretamente no que são hoje. A maioria dos países tentam se recuperar do que sofreu ainda nos dias atuais, alguns conseguiram como África do Sul, outros por muitos outros problemas ainda vivem na extrema pobreza.

Um grande agravante nesses países é a dificuldade de acesso a tecnologia que não trazem a evolução que muitos países já vivem. Há maneiras diferentes de se obter uma economia ativa e produtiva, alguns países adotam a industrialização, enquanto outros vivem de processos primários. Na África a maioria vive da segunda opção, seja exploração de minério, plantações e produção mínima de tecnologia.

Por ser um continente muito extenso temos uma variação de climas, vegetações, relevos e principalmente de culturas muito grande. Isso influencia direto em como cada país consegue sobreviver. Além de tudo, é um continente que sempre ouvimos falar de guerras, disputas territoriais e disputas por commodities como o petróleo. A maioria desses acontecimentos estão localizados ao norte.

De qualquer maneira há IDHs bem baixos e alguns dentro de uma faixa aceitável. Muitos lugares são maravilhosos de visitar também, vale a pena pesquisar melhor e conhecer culturas totalmente diferentes como o Congo, a África do Sul, a Angola, Moçambique, Ruanda e outros países.

IDH e PIB

Siglas importantes para se falar de uma economia de um país, mas será que você sabe realmente o que significam?

A primeira é o Índice de Desenvolvimento Humano, que mede de 0 a 1 o quanto o país é desenvolvido em questão de qualidade de vida, expectativa de vida, educação e PIB per capita. Existem três classes, o país desenvolvido, o em desenvolvimento e os subdesenvolvidos. Anualmente a ONU (Organização das Nações Unidas) revisa todos os critérios e solta uma classificação. Foi criado para ajudar em programas de desenvolvimento de nações que precisavam melhorar algumas posições.

Não é o melhor dos indicativos por não ser totalmente real, principalmente quando se fala de países que podem mostrar muita riqueza em certos pontos, mas em outros vivem em total miséria. E como o índice leva em consideração o total acaba que os números não são sinceros.

Já o PIB que significa produto interno bruto é um indicador totalmente voltado para economia, mais especificamente para a macroeconomia. Procura criar um banco de dados com as atividades econômicas de um local, obtendo números expressivos para outras comparações. Sua conta é representada pela soma de tudo que é produzido em uma região, seja produtos ou serviços, é realizada anualmente na maioria das vezes. Para essa conta não é levado em consideração produtos intermediários para que não haja contagens repetidas.

Congo-Brazzaville

Falando um pouco de um país africano, o Congo é um país central que por muitas vezes é confundida com sua vizinha República democrática do Congo, para isso é utilizado o nome de Congo-Brazzaville, para diferenciação.

O nome vem de sua capital que se chama Brazzaville e é maior cidade do país e está localizada a sudeste do país próximo à margem do Rio Congo. O país faz fronteira com Camarões, com a República Centro-Africana, Gabão e o Oceano Atlântico ao oeste. Hoje em dia faz parte da ONU, da Comunidade Econômica e Monetária da África Central e da União Africana.

Antes de ser explorado pelos europeus, o reino do Congo possuía diversos territórios, mas logo depois se tornou uma grande base escrava. Se tornou independente somente em 1960 isso complicou bastante para o seu desenvolvimento. Seu clima é dividido em equatorial e tropical por conta da localização, cortada pela linha do Equador.

Possui grande parte de seu território coberto por florestas tropicais, por isso a maioria da população vive na costa, sobrevivendo da agricultura e pecuária. Além disso sua a economia se baseia em extração de minério e produção petrolífera com plataformas no mar, responsável por grande parte da economia.

O índice de desenvolvimento humano chega a 0,489, considerado mediano, mas ainda sim há mais de 20% da população vivendo na subnutrição, e muitos ainda são totalmente analfabetos. Com uma alta taxa de óbito.

É um país com diversos conflitos políticos e até mesmo étnicos que não deixam que o país progrida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *