Botsuana está localizado na região ao sul da África, em uma região semiárida. A oeste, o país faz fronteira com Namíbia; a leste, como Zimbábue; ao norte, como Zâmbia; e ao sul com a África do Sul. Cerca de 85% de todo o seu território situa-se em Kalahari, no deserto, ficando sujeito a secas que permanecem por anos.
O país é ex-colônia inglesa. A sua independência se deu em 1966. E foi graças à Seretse Khama, que acabou sendo eleito o 1º presidente do país.
Botsuana possui muitas riquezas minerais, e na sua extração que a economia do país está baseada. O país e considerado como um dos grandes produtores mundiais de diamantes. Além de também possuir jazidas de cobre e de níquel.
A indústria do país é impulsionada pela produção têxtil, alimentícia, de vestuário e de bebidas. No que diz respeito à atividade agrícola, ela é baseada no cultivo de frutas, de sorgo, verduras e legumes. Quanto ao turismo, este também tem um papel de grande importância na economia do país. Botsuana possui muitos animais selvagens, e também conta com uma boa infraestrutura nos parques nacionais, o que contribui muito para que o turismo seja impulsionado.
Uma situação que vem preocupando a população do país é a enorme contaminação pelo vírus da AIDS. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a cada 10 adultos em Botsuana, 4 são portadores do vírus. Esses números mostram que o país possui o maior índice de contaminação do mundo. Esse fato é responsável por tornar a expectativa de vida de Botsuana como a pior, considerando o ranking mundial.
O governo do país tem consciência de que a AIDS está afetando a economia do país de forma negativa. E afirmou que está combatendo a epidemia da maneira que pode.
Além desse problema, podemos citar um agravante: cerca de 30% da população do país vive abaixo da linha da pobreza.
Confira abaixo os principais dados relativos à economia de Botsuana:
• Localização de Botsuana: África
• Extensão territorial do país: 581.730 km².
• Capital do país: Gaborone.
• Governo: República presidencialista.
• Clima local: Tropical de altitude
• Divisão administrativa: onze distritos.
• Idiomas: idioma oficial é o Inglês (oficial), e o idioma nacional é Setsuana
• Religiões: Cristianismo representa 59,8%; independentes somam 41,3%; protestantes representam 11,8%; e outros 6,7%; crenças tradicionais são 38,8%; sem nenhuma religião, 0,3%; e outras 1,1%.
• IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): de acordo com os dados que a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou, o Índice de Desenvolvimento Humano de Botsuana é 0,633. E ocupa a 98º colocação no ranking mundial, que contém 169 países
• População: cerca de 1.949.780 habitantes, dos quais 974.178 são homens e 975.602 são mulheres.
• Composição Étnica da população: Tsuanas representam 95%; basuaras, calangas e galagadás são 4%; e europeus representam 1%.
• Densidade demográfica: três habitantes/km².
• Taxa média anual do crescimento populacional do país: 1,2%.
• População que reside em área urbana: cerca de 60,41%.
• População que reside em área rural: cerca de 39,59%.
• População subnutrida: em torno de 26%.
• Esperança de vida ao nascer: cerca de 48,9 anos.
• Moeda de Botsuana: Pula.
• PIB (Produto Interno Bruto): 10.798 milhões de US$.
• PIB per capita: em torno de 5.739 de US$.
• Relações exteriores: Comunidade Britânica, Banco Mundial, FMI, ONU, OMC, UA e SADC.
Desde que o país ficou independente, a sua economia tem apresentado um crescimento bem elevado. Por exemplo: entre os anos de 1966 e 1999, o crescimento ao ano do país chegou a 9%, em média.
No entanto, no ano de 2009, o crescimento não foi tão bom. Inclusive, foi até negativo. Na ocasião, o setor industrial acabou sofrendo uma grande retração, que chegou a 30%, devido à uma queda mundial na demanda de diamantes que eram produzidos lá. Apesar de ter havido uma recuperação, em 2010 a economia caiu novamente.
A única empresa de mineração de diamante que atua em Botsuana é a Debswana. 50% das suas ações ficam sob a responsabilidade do governo. E o seu rendimento equivale a metade do rendimento total do estado.
As despesas militares do país são bem altas. Em 2004, elas eram equivalentes a 4% do PIB (Produto Interno Bruto). De acordo com alguns críticos, esses gastos são desnecessários, uma vez que a probabilidade de haver um conflito nacional ou internacional é muito baixa. Porém, as tropas são usadas pelo Governo para auxiliar em operações multilaterais.
Turismo em Botsuana
Em Botsuana, o turismo tem desempenhado um papel muito importante, e que tem se tornado cada vez mais relevante para o país. A sua participação representa quase 12% do total do PIB. No país, está localizado o Delta do Okavango, que é um dos ecossistemas únicos que existe no mundo.
É possível ter uma boa observação de aves e de vida selvagem em geral tanto na reserva de caça do Parque Nacional de Chobe (onde está uma das maiores manadas do mundo de elefantes), quanto na região do delta. No Kalahari Central, na reserva de vida selvagem, também é possível ter uma boa observação da vida selvagem de uma das regiões que menos sofreu devastação, presente no sul da África.
As principais atrações turísticas de Botsuana são as reservas destinadas à vida selvagem, com as áreas alagadas, toda a sua fauna, e também os parques nacionais.