Economia da Jamaica: PIB, IDH e Negócios

A Jamaica

A Jamaica é um país insular – ou seja, um país no qual o território é constituído por uma ilha ou por um conjunto das mesmas – que se localiza no Mar do Caribe, sendo assim a terceira maior ilha das Ilhas que se encontram no norte do Caribe, região essa também conhecida como Grandes Antilhas e que é composta por, além da própria Jamaica, outras ilhas como Cuba, Porto Rico e Hispaniola.

O país conta com esse nome muito provavelmente pelo fato de os primeiros povos indígenas que viviam lá – os taínos – a denominavam de Xaymaca, que nas línguas aruaque significava algo próximo a “terra dos mananciais” ou “terra da madeira e da água”. Porém, antes disso, a Jamaica era uma país de posse espanhola, que era conhecida como Santiago, porém, no ano de 1655 a ilha passou a contar com o domínio do Império Britânico e assim passou a ser chamada de Jamaica, que é como já conhecemos nos dias de hoje.

A Jamaica foi dependente do Reino Unido até agosto do ano de 1962, e é exatamente por isso que carrega tantas marcas inglesas até os dias hoje. Inclusive, o país é o terceiro país que fala o idioma inglês mais populoso da América, ficando atrás somente dos Estados Unidos e do Canadá. A maior e mais populosa cidade jamaicana é Kingston, que conta com aproximadamente um milhão de habitantes. Porém, o país conta com uma considerável taxa de emigração para países de todo o mundo.

O país é ainda considerado um reino das Comunidades das Nações, também conhecidas como Commonwealth, contando assim com uma rainha como Chefe de Estado, que no caso, atualmente, é a Rainha Isabel II. Tendo isso em mente, a Jamaica possui o regime de uma monarquia constitucional parlamentar, ou seja, ainda que exista uma monarca, todo os seus poderes e direitos são limitados e regulados por uma constituição. Já o poder legislativo está encontrado no parlamento.

Como já foi dito acima, a Jamaica é a terceira maior ilha do Caribe, e assim sendo, ela localiza mais precisamente na América Central e Caribe, e por esse motivo conta com uma impecável paisagem natural, composta por belíssimas montanhas no interior da ilha. Já ao redor da mesma se encontram estreitas planícies costeiras. As principais cidades jamaicanas são Portmore, Ocho Rios, Mandeville, Spanish Town, Port Antonio, Montego Bay, Negril e ainda Kingston, que é a capital do país.

Ainda em Kingston existe um grande porto, que está em sétimo lugar no ranking de maiores portos do mundo. E foi ele que fez com que a cidade fosse escolhida para ser a capital da Jamaica, tudo isso no ano de 1872. As principais atrações turísticas do país são a Lagoa Azul, em Portland, o Rio de Dunn em St Ain, Y. S. Falls em St. Elizabeth, entre vários outros locais interessantes.

O país jamaicano se encontra em uma região conhecida como cinturão de furacões do Oceano Atlântico, que é uma bacia de formação de ciclones e é exatamente por esse motivo que muitas vezes a ilha acaba sofrendo muitos danos que são causados por tempestades e fenômenos do tipo. Dois grandes furacões que já atingiram o país de maneira direta e intensa foram o Charlie, no ano de 1951 e o Gilbert no ano de 1988. Eles foram muito danosos e acarretaram muitas mortes. Na década de 2000 isso não foi diferente, e os principais furações que causaram muita destruição na Jamaica foram o Ivan, o Dean e o Gustav.

Bandeira da Jamaica

Bandeira da Jamaica

A Jamaica é um país com uma grande variabilidade de ecossistemas, tanto no aspecto marinho e aquático como um todo, quanto nos aspectos terrestres. Lá é possível encontrar florestas secas e úmidas compostas por pedra calcária, além e floresta ripária, cavernas, florestas tropicais, pântanos, sargaços e recifes de coral.

Tamanha variedade fez com que as autoridades reconhecessem toda a importância do meio ambiente e o potencial que ele possuía, e por isso fez com que várias áreas férteis se tornassem protegidas, e estão entre essas áreas Hellshire Hills, o condado de Cockpit e ainda as reservas florestais de Litchfield. No ano de 1992 foi criado o primeiro parque marinho da Jamaica, na cidade de Montego Bay, totalizando assim mais de seis quilômetros quadrados.

O clima jamaicano é predominantemente tropical, possuindo uma forte incidência para o acontecimento de ciclones e contando ainda com algumas oscilações sazonais. Os ventos vindos do oceano são os responsáveis por fazer com que haja um alivio do calor e da umidade. O período com maior incidência de chuva na ilha vai de maio a outubro. Lá os ventos mais intensos são bastante frequentes, já que a Jamaica se encontra em um local que fica entre zonas de baixa e alta pressão e por isso também ocorrem furacões.

Furacão na Jamaica

Furacão na Jamaica

A respeito da população jamaicana, estima-se que ela possua cerca de dois milhões e setecentos mil habitantes, sendo que a composição étnica dos mesmos são de noventa e dois por cento negros, seis por cento mestiços, e dois por cento variando entre indianos e indeterminados. A maior parte dos jamaicanos se consideram cristãos, já que antigamente existiam muitos missionários batistas britânicos lá, porém são divididos em várias denominações de igrejas. Existe ainda o movimento rastafári no país, que conta com mais de vinte mil adeptos e que é bastante característico da Jamaica.

A Economia da Jamaica

Economia da Jamaica

Economia da Jamaica

Após já se ter em mente coisas importantes sobre a Jamaica, a economia do país é um ponto que não poderia ficar de fora, e isso inclusive é o foco do artigo de hoje.

A Jamaica é um país que conta com uma economia mista, ou seja, que apresenta dois ou mais modelos econômicos diferentes. Lá existem tanto empresas privadas, quanto empresas estatais, mas os setores que mais movimentam e contribuem para o fortalecimento de toda essa economia é a mineração, a agricultura, o turismo, a manufatura e os serviços de seguros e de finanças como um todo. O turismo é um ponto extremamente importante, já que se possui a estimativa de que o país recebe mais de um milhão de turistas por ano.

Desde o começo dos anos oitenta, a Jamaica tem recebido apoio de diversas instituições financeiras e assim, cada vez mais tem procurado criar mudanças na estrutura econômica, visando incentivar as atividades da área privada e também fazer com que o mercado ganhe mais força.

Do ano de 1991 até os dias atuais, o governo implementa e segue um programa que pretende estabilizar a economia jamaicana, por meio da remoção da taxa de câmbio flutuante, dos controles de câmbio e dos cortes de tarifa, além da remoção da burocracia e dos impedimentos dos investimentos de outros países e também a diminuição da inflação. Para isso, a disciplina fiscal mais rígida foi muito incentivada, juntamente com uma maior abertura e um maior incentivo do fluxo de comercio e a menor intervenção do governo e consequente liberalização do mercado.

Agrícola Jamaicana

Agrícola Jamaicana

A Jamaica ocupa o posto de quinto lugar no ranking de maiores exportadores de bauxita de todo o mundo, ficando atrás somente da Austrália, da China, do Brasil e da Guiné. Já as principais exportações de cunho agrícola do país são a banana, o rum, o açúcar, o café e o inhame.

As atividades comerciais e industriais do país são bastante variadas, sendo as principais: a indústria de aviação, que é responsável por fazer manutenção de aeronaves (exceto trabalhos muito pesados), a indústria de metalurgia, que fabrica coberturas metálicas e móveis, a indústria de vido, a indústria de alimentos, a indústria de construção, entre várias outras.

A moeda jamaicana é o Dólar da Jamaica, e o Produto Interno Bruto (PIB) do país é de pouco mais de vinte e cinco milhões, já o PIB per capita é de nove mil e cem. Quando se separa o PIB do país por setores, a distribuição é próxima a sessenta e quatro por cento de serviços e de comércio em geral, trinta por cento no ramo industrial e seis por cento na agricultura.             A taxa de desemprego na Jamaica é de aproximadamente quatorze por cento e a taxa da população que se encontra abaixo da linha da pobreza no país é de cerca de dezesseis por cento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *