Economia Da Costa Do Marfim: Pib, Idh E Negocios

Em nossas mentes temos um complexo muito grande com o continente africano, infelizmente ele foi um dos mais explorados, principalmente em questão da escravidão. Muitos dos países não conseguiram prosperar depois daquilo, se tornando símbolo de fome e baixo desenvolvimento.

Alguns países conseguiram se sobressair com ajuda da colonização, outros sofrem até os dias atuais por governos que não deram conta. Os tempos mudam e as histórias vão se construindo cada vez mais, assim como o restante do mundo colonizado, a África ainda mantém muitos traços próprios, principalmente a cultura, a cor de pele, as religiões e outras particularidades.

Conhecer um pouco mais sobre esse continente é de brilhar os olhos, não vire as costas para lugares maravilhosos, se você tiver oportunidade de conhecer alguns desses lugares, não deixe de ir, certeza que não vai se arrepender. Infelizmente não aprendemos muito em história e geografia na escola sobre a África, já que a maioria dessa história também faz parte da nossa. 

Continente Africano

Continente Africano

Grande parte dos escravos utilizados no Brasil no período da colonização eram africanos, que foram tragos contra a própria vontade. Dezenas deles morreriam no meio do caminho, alguns tinham que deixar familiares para trás, outros foram obrigados e alguns conseguiram ainda trazer um pouco da sua cultura com eles.

Foram muitos navios trazendo negros que seriam vendidos e escravizados. A partir deles que a cultura brasileira se moldou, seja pela música, influências religiosas e comidas. Muitas regiões da África foram colonizadas por europeus, alguns por britânicos como a África do Sul, outros por espanhóis, cada um de um jeito, mas quase 100% explorado.

África

África

África

Falando um pouco mais sobre o continente africano como um todo podemos citar algumas teses que afirmam que foi lá que surgiu a humanidade, datada em cerca de dois milhões de anos. Mas ao contrário do que deveria acontecer, em questões de desenvolvimento é um continente com muitas crises políticas, crises sociais e econômicas.

A áfrica possui diversas culturas que nem sequer imaginamos, é basicamente dividida em duas porções, uma mais ao norte e outra mais ao sul. A porção norte é conhecida como a África Branca devido a origem dos povos serem caucasoides e semitas. A porção abaixo do Deserto do Saara é considerada a África Negra, a qual possui origem nos povos hotentotes, pigmeus, sudaneses e outros.

Não é só a pele que se difere, os povos são tantos que há mais de mil línguas sendo faladas no continente. Como houve algumas colônias portuguesas na África, há alguns países com línguas portuguesa como a Angola e Moçambique. 

Moçambique

Moçambique

Aparenta ser extenso, mas é o terceiro maior continente, atrás da Ásia e da América. E ainda sim sendo bem grande não apresenta tantas pessoas como na Ásia, por exemplo. Isso se deve às formações naturais do território, com alguns desertos, outras montanhas e muitos animais, levando a uma baixa densidade demográfica ( oitocentos milhões de habitantes em um território de mais de trinta milhões de quilômetros quadrados. O continente possui 54 países e é delimitada pelo mar mediterrâneo, pelo lado ocidental faz divisão com o Oceano Atlântico e a oriental pelo Oceano Índico. Há algumas ilhas bastante importante que formam países como Madagascar e Cabo Verde.

Geograficamente é dividida em cinco regiões: Setentrional, Central, Meridional, Oriental e Ocidental. Infelizmente é o continente mais pobre do planeta onde mais de vinte dos países possuem uma população com subnutrição crônica. A região mais pobre é a África Subsaariana, com muitas doenças e baixo desenvolvimento humano.

África Subsaariana no Mapa

África Subsaariana no Mapa

O clima é variado, nas regiões que não são perto do deserto, ainda é possível climas tropicais e equatoriais assim como no Brasil. Ao sul, o clima é bastante temperado e na região desértica é totalmente árido.  O ponto mais alto da África é o Kilimanjaro com quase seis mil metros. O rio Nilo é ponto fora da curva, apesar de toda região árida é o maior rio do mundo em extensão, transformando a região em bem fértil, propícia para a civilização Egípcia.

A África é muito conhecida pela sua diversidade e principalmente pelos seus animais grandes e famosos das savanas como leões, zebras, girafas e outros. Alguns locais possuem além da savana as florestas equatoriais. Por essa diversidade muitos lugares tiverem que se tornar reservas contra caçadores, mas o maior problema que assola por lá é a desertificação.

Costa Do Marfim

Há muitos países do continente que podemos ter mais acesso e com certeza irá nos encantar, mas vamos falar um pouco mais da Costa do Marfim.

É um país localizado na região oeste do continente, banhado pelo oceano Atlântico ao sul, ao oeste pela Guiné, Gana ao leste e Mali ao norte. O seu nome vem da época colonial, pois a região possuía muitos elefantes. Atualmente esse número é bem baixo devido a exploração.

Costa Do Marfim

Costa Do Marfim

Apesar de ter sido uma das últimas nações a conseguir independência (apenas no ano de 1960), ainda é um dos pouco países que consegue se sustentar na região oeste da África. Isso se deve a principal fonte da economia local que é a agricultura, sendo o cacau e o café as principais produções. O país se tornou referência em cacau mundialmente. Ainda sim possui alguns vestígios de indústrias que são importantes como a têxtil e a alimentícia.

É uma região que apesar de ter sido muito explorada ainda possui diamantes, petróleo e gás natural para ser explorado. O povo da Costa do Marfim é bem diversificado, sendo formado por mais de sessenta grupos nativos que são totalmente diferentes uns dos outros, gerando bastante conflito na região.

Seu território chega a trezentos mil quilômetros quadrados, com um clima sub equatorial ao sul e ao norte um tropical. A forma de governo do país é República presidencialista, com idioma principal sendo o francês. Contando assim com uma população de vinte milhões mais ou menos. Não é um país que cresce muito em questão demográfica, tendo uma taxa de apenas 1,73%.

Estranhamente é um país que metade da população reside em zona rural. Infelizmente com uma esperança de vida bem baixa de no máximo cinquenta anos. Possuindo um IDH ( índice de desenvolvimento humano) de 0,39, considerado bem baixo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *