A Caixa Econômica
A Caixa Econômica Federal, conhecida mais popularmente como apenas “Caixa Econômica” ou somente “Caixa”, é uma das principais instituições financeiras do Brasil, gerenciado como sendo uma empresa pública. Ela conta ainda com um patrimônio próprio e também com autonomia em seu modo de administrar todos os serviços.
A sede oficial da Caixa Econômica Federal se localiza na capital do Brasil, Brasília – Distrito Federal, mas suas filiais estão espalhadas por todo o país, em quase todas as cidades realmente. A Caixa Econômica funciona ainda como uma jurídica autônoma, mas ela também é totalmente ligada e com grandes vínculos com o Ministério da Fazenda, que é o órgão governamental brasileiro responsável por cuidar da parte de política econômica do país de modo geral, junto com sua secretaria e sua administração.
A Caixa Econômica faz parte do Sistema Financeiro Nacional, e lá consegue auxiliar toda a política de crédito do Governo, ficando sempre a par e submisso às suas decisões e também à fiscalização do Banco Central do Brasil, que é uma autarquia federa e ainda ao seguimento das regulamentações do Ministério da Fazenda. Além disso que foi citado, todas as operações e atividades realizadas pela Caixa também ficam sujeitas ao julgamento e a análise do TCU – Tribunal de Contas da Uni~]ao que é um órgão financeiro que tem a responsabilidade de fiscalizar os itens orçamentários, contábeis, operacionais, patrimoniais e financeiros de modo geral de toda a União e de todas as instituições que são ligadas a ela diretamente. A importância dessa instituição é tamanha, que ela é até mesmo prevista em constituição.
A respeito da história da Caixa Econômica Federal, ela foi criada pelo Imperador Dom Pedro II, no ano de 1861, e na época possuía o nome de “Caixa Econômica da Corte”, e seu principal objetivo era conceder empréstimos através do penhor, isso é, nesse modelo de empréstimo se deixa algum item muito valioso como garantia. Além disso, a Caixa Econômica sempre teve o foco de incentivar a poupança e a economia de dinheiro de modo geral.
A principal distinção entre a Caixa Econômica Federal e as outras instituições financeiras que existiam naquela época de sua criação era o fato de que ela não cobrava juros abusivos e ainda passava muita sensação de segurança para os seus depositantes, e isso foi um grande atrativo, principalmente para as pessoas de camadas mais populares, incluindo os escravos, por exemplo, que desse modo podiam economizar e comprar sua carta de alforria, conquistando assim sua liberdade.
A Caixa Econômica sempre teve foco em áreas mais sociais, buscando sempre promover o desenvolvimento do país e a cidadania de modo geral. Assim, o slogan da instituição é: “A vida pede mais que um banco! Vem pra Caixa você também, vem! Para você. Para todos os brasileiros.” E a missão empresarial que eles carregam é: “Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro.” Tudo isso prova o comprometimento que a Caixa tem com os aspectos citados.
Nos dias de hoje o proprietário da Caixa Econômica Federal é o Governo Brasileiro, e isso gera mais de oitenta e cinco mil pessoas ao longo de todo o país. Os serviços oferecidos pela empresa são, além dos mais diversos serviços comuns de bancos, o Programa de Integração Social (PIS), o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o Bolsa Família, a Poupança, as Loterias, os Empréstimos Consignados, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), o Crédito Habitacional, entre vários outros.
Investimento a Curto Prazo
Por mais que pareça que os investimentos a curto prazo sejam mais simples e práticos, elas necessitam de tanta organização e planejamento, quanto os investimentos de longo prazo. Nesse caso é extremamente necessário que se saiba com precisão quais são as despesas fixas e o quanto de dinheiro se tem disponível para fazer esses investimentos.
Outra coisa a se atentar é que “curto prazo”, não necessariamente é um prazo rápido para todas as pessoas, mas a principal questão é que esse tipo de aplicação tem muito mais liquidez, isso é, os investimentos de curto prazo mostram a disponibilidade de ter um recurso, caso o investidor venha a precisar do dinheiro aplicado para outras necessidades.
Nesse tipo de aplicação também é possível que o dinheiro passe a render desde o primeiro dia, e o investidor já consegue analisar e prever o que o investimento retornará.
Investimento a Curto Prazo na Caixa Econômica Federal
Os principais investimentos de curto prazo que são encontrados na instituição financeira que foi citada anteriormente – a Caixa Econômica Federal – serão apresentados abaixo, sendo que alguns deles são bastante seguros e podem até começar o investimento com apenas cinquenta reais, por exemplo. Além disso, vale ressaltar que é possível sempre fazer novas aplicações ou ainda realizar os resgates.
– Renda Fixa – Curto Prazo;
– Caixa FIC Liquidez RF Curto Prazo;
– Caixa FIC Movimentações Automáticas RF Curto Prazo;
– Caixa FIC Prático RF Curto Prazo;
– Caixa FIC Transferência Voluntária RF Curto Prazo;
– Caixa FIC Fundações RF Curto Prazp/