Fundo Investimento Ouro

Os fundos de investimentos tem chamado cada vez mais a atenção das pessoas que tem interesse em sair da poupança e procurar uma alternativa mais rentável, ou ainda, apenas diversificar seus investimentos, sem ter a necessidade e a preocupação para administrá-los de perto. Além disso, o fundo investimento permite que se tenha acesso aos mais variados ativos em um mesmo portfólio, e ainda existe a comodidade de ter um profissional qualificado para fazer a gestão dos investimentos.

Se tratando de fundos de investimentos, os custos tem a tendência de serem mais baixos, já que são divididos entre todos os cotistas e também, os custos operacionais são mais reduzidos do que quando se monta uma carteira individualmente.

Resumidamente os fundos de investimento são formados por carteiras de ativos financeiros – como já foi citado acima – eles são oferecidos por administradores que deixas cotas disponíveis para que recursos sejam captados. De modo geral, eles funcionam como um condomínio, onde cada morador adquire um apartamento (no caso do fundo de investimento, uma cota) e paga uma mensalidade para que as coisas sejam bem administradas e também deve seguir algumas regras pré determinadas. Nos fundos de investimento também existem taxas para que a gestão possam tomar decisões e fazer novas compras e vendas.

Para entender como funciona os fundos de investimentos é necessário antes de tudo, pensar que eles são uma forma simplificada de fazer investimentos de caráter mais complexos. Por isso, não é necessário que o investidor interessado seja um expert em assuntos econômicos. Porém, os gestores desses fundos tem uma relevante experiência e conhecem as importantes estratégias para os investimentos avançados. Por isso, o fundo de investimento é uma maneira muito interessante de se diversificar a carteira de investimentos em um curto prazo.

As estratégias citadas acima são bastante difíceis de serem replicadas e para isso é necessário de uma quantidade alta de capital, porém, para aplicar em um bom e adequado fundo, quantias mais baixas são necessárias, que variam entre quinhentos a cinquenta mil reais.

As cotas envolvidas em toda essa questão de investimento, representa a menor parte de um fundo. Desse modo, quando um investidor – também chamado de cotista – aplica em um fundo, ele adquire cotas. Todo o seu patrimônio total é representado pela soma das cotas distribuídas, e assim, elas possuem o mesmo valor, fazendo com que a somatória totalize o patrimônio real do fundo.

Imagem Ilustrativa Sobre o Termo Come-Cotas

Imagem Ilustrativa Sobre o Termo Come-Cotas

As taxas cobradas nesse sistema são proporcionais a porção possuída no fundo de investimentos. O valor das cotas se altera diariamente, conforme acontece a mudança do fundo, porém, o número de cotas não se altera. Ele só diminui quando acontece o fenômeno “come-cotas”.

Tipos De Fundos De Investimentos

Os fundos de investimentos podem ser classificados conforme sua carteira é composta, e também de acordo com o prazo de aplicação e com o objetivo da rentabilidade.

Os fundos de ações direcionam mais de sessenta e cinco por cento do investimento para as ações da bolsa de valores e assim, a rentabilidade esperada varia conforme a valorização, ou não, dos papéis. Esses fundos podem ser classificados como fundos passivos, onde as ações são dispostas de forma a conseguir rendimentos atrelados a índices, como a Ibovespa por exemplo. E também os fundos ativos, onde a composição da carteira é feita levando em conta análises da macroeconomia.

Há também os fundos de curto prazo, que visam acompanhar todas as variações dos juros e suas taxas, em investimentos em títulos públicos ou privados, que tem baixo risco para o crédito. Eles são considerados investimentos de cunho conservador e de baixo risco.

Os fundos cambiais são aqueles compostos pelos investimentos feitos em moedas estrangeiras, como títulos públicos de países que não são o Brasil. Os mais encontrados são o dólar e o euro.

Existem outros diversos tipos de investimento, que valem a pena a pesquisa, principalmente para pessoas que de fato tem interesse e curiosidade por essa área.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *