Visto como uma ciência a economia se torna sempre mais visível para toda a população, principalmente por ser tão instável e difícil de prever o que pode acontecer. Ela estuda o comportamento humano em relação ao consumo de bens e serviços, a distribuição deles e ainda a sua produção, tentando entender e determinar certos padrões que possam ser aplicados cada vez mais, tirando esse ar de incertezas e aumentando as convicções.
A economia de um país se baseia em suas atividades econômicas, as que são mais presentes se destacam, e normalmente são as que mais geram movimentação de dinheiro. Quando são produtos, muitas vezes eles acabam sendo exportados, para aumentar o mercado. E partir disso que devemos analisar a participação do Estado dentro da economia, pois países que se intrometem muito na economia, normalmente são aqueles que possuíam restrições de exportações e importações, o que impede o desenvolvimento de uma nação.
Quanto mais aberto economicamente aberto é um país, maiores chances dele obter novas oportunidades, novos mercados, novas experiências, novas oportunidades de emprego e geração de renda. Há seus pontos negativos em manter tão aberta as portas da economia, tirando muitas oportunidades pequenas empresas crescerem e se desenvolverem. Mas na realidade, a economia precisa ter seus limites e por isso ela é tão estudada.
Enquanto não sabemos o dia de amanhã em relação a preços e impostos colocados para pagarmos, precisamos nos planejar sobre o dinheiro que possuímos, fazendo primeiramente um gerenciamento financeiro bem eficiente, sem trapaças consigo mesmo, anotando tudo que é gasto e ganho para poder verificar o quanto é possível ser guardado.
O segundo passo é analisar possíveis investimentos que possam trazer a maior rentabilidade , dentro do prazo desejado e dos riscos oferecidos. Primeiro de tudo é necessário saber o que seria investir.
No caso seria aplicar o dinheiro por um certo período de tempo, com a intenção de obter lucros no futuro. Logicamente todos queremos esses tão sonhados lucros, porém vale lembrar que nem sempre os investimentos possuem rentabilidade positiva, podendo trazer prejuízo para o investidor.
Podemos investir em dois tipos de investimentos, os de renda fixa e os de renda variável. Para aqueles que são conservadores, o certo é investir em rendas fixas, pois esse é certeza que o dinheiro voltará com uma taxa de lucro, sem perdas. Já a renda variável apesar de se ganhar mais quando ganha, é bem mais perigosa, pois as oscilações são bem imprecisas.
Para investir e obter uma grande rentabilidade é recomendado se tenha um dinheiro guardado, mas que ele não seja necessário para nenhum tipo de gasto por alguns anos, pois a maioria dos investimentos são feitos a partir de longos anos deixando aplicado, na maioria das vezes, quanto mais tempo, mais rentabilidade.
O investimento de renda variável mais conhecido são as ações, são conhecidas também no mundo das finanças como papéis, e são vendidas por empresas grandes que precisam de dinheiro em certo momento. São títulos emitidos por elas, significando que você possui certa porcentagem de domínio sobre a empresa. Por isso dizemos que quando alguém tem mais que 50% de uma empresa é o acionista majoritário e tem maior poder em votações e outras discussões.
As ações são negociadas em bolsas de valores e podem variar diariamente várias vezes. Quanto mais sobe o preço das ações mais os acionistas ganham. Significa que eles tem uma porcentagem dos lucros obtidos pela empresa.
Elas representam uma parte muito importante da movimentação de dinheiro na economia. Podendo ser muito rentável quando bem investido e bem analisado. Como qualquer outra coisa no mercado as ações também vivem de acordo com a lei da oferta e procura, sendo que quanto mais acionistas querem vender ação de tal empresa, mais o valor dela vai cair.
O interessante desse tipo de investimento é que você não precisa de muito pra começar e é até interessante começar com pouco para que aprenda antes de investir muito e perder muito dinheiro. Se caso já possua muito dinheiro para ser investido, é válido a contratação de uma corretora para auxiliar.
Se no caso a intenção seja investir por conta própria, o primeiro passo é aprender analisar gráficos de preços das ações de acordo com o tempo, normalmente feito diariamente. Sabemos que nesses gráficos, existem altos e baixos. Os topos, são considerados os pontos com os maiores preços do mercado, perfeito para quem já possui o investimento e irá ganhar muito, caso consiga vender ou lucrar dentro da empresa. Já os fundos, são os pontos mais baixos dos gráficos, sendo ótimo momento para comprar uma ação daquela empresa.
É importante notar que sempre depois de um topo ou fundo, o investimento muda totalmente. Sendo que o fundo começa a subir o preço e o topo a cair. Traçar esse tipo de gráfico ajuda a manter os olhos bem abertos para as melhores oportunidades.