Vantagens De Investir Em Ouro

Não é novidade para ninguém que a economia é um dos principais setores  de um país. Isso é dito por conta da grande importância que ela gera em toda as áreas de interesse de uma nação. Por exemplo: o social é, de longe, a maior preocupação dos governos. Só que, para que as políticas sociais surtem um grande efeito, é necessário que a economia esteja em boas condições. Se isso não é respeitado, é bem provável que, quando a economia não estiver em um bom momento, os indicadores sociais também podem estar indo pelo mesmo caminho.

E, quando se fala em economia, muitas pessoas já pensam em recursos financeiros de forma automática. Nesse sentido, não está muito errado. Só que a economia engloba muito mais do que apenas uma política monetária: tem a ver com planejamento industrial, perspectivas de crescimento das empresas, crescimento de poder de compra da população, e por aí vai.

Ganhar Dinheiro

A frase de que “quem quer ganha dinheiro” pode ser considerada como uma meia verdade, já que, com o passar do tempo, várias maneiras de se ganhar dinheiro surgiram para atender os anseios da população e, consequentemente, do mercado. Não é nenhum exagero pensar que uma pessoa pode sair, à custa de muito e muito esforço e de uma série de parâmetros, de um estado de pobreza e subir para um estado de riqueza. Claro que não podemos desconsiderar os problemas relacionados com faltas de oportunidades e também de alguns cenários que podem dificultar ainda mais essa subida.

No entanto, quando se fala em dinheiro, os meios para a sua obtenção são praticamente infinitos. E, nesse sentido, pode-se falar abertamente que os investidores são uma classe econômica que se especializam muito em ganhar dinheiro, dependendo dos acertos que eles obtém com o passar dos anos.

Mas, uma outra forma de ganhar dinheiro que vem sendo cada vez mais utilizada pelas pessoas é, justamente, investir em metais preciosos, sendo que, o principal nesses casos, é o ouro. Mas porque a decisão de investir no ouro é tão acertada? Nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as vantagens de se investir nesse metal precioso, bem como, também, algumas informações bastante válidas sobre ele. Confira:

O Ouro

O ouro é, de longe, o metal mais cobiçado do planeta, por conta de suas características e, principalmente, por conta de sua raridade, sendo esse o fator chave para seu preço aumentar cada vez mais. Façamos uma analogia bastante simples: se no planeta, a quantidade de ouro que existisse fosse igual a do barro, e a do barro fosse igual a do ouro atualmente, o preço do barro seria alto e o do ouro, o mais baixo. Ou seja, poderíamos brincar no meio de todo o ouro possível que isso não iria valer quase nada.

Para que o ouro seja “produzido” de forma natural, é necessário que haja uma colisão de duas estrelas de nêutrons. Em uma descrição mais técnica, o ouro se traduz como sendo um metal maleável, com grande densidade e também com maleabilidade, ductilidade com uma cor amarela bastante característica.

Só, apesar de o ouro ser muito utilizado na fabricação de joias e outros artefatos valiosos, o ouro em sua forma pura não consegue ser utilizado para a fabricação desses tipos de artefatos, sobrando a alternativa da confecção de ligas de metais entre o ouro, a prata, o bronze e o cobre. E, com essas ligas, as joalherias, relojoarias, lojas de decoração de luxo entre outras podem utilizar as propriedades do ouro como meio de decoração. Além dessas propriedades, a grande condutividade elétrica, bem como também a sua resistência contra a corrosão faz com que o ouro seja muito solicitado pela indústria no geral.

História Do Ouro

Não se sabe, ao certo, qual foi o início do uso do ouro no cotidiano da humanidade. Porém, suspeita-se que os primeiros usos do ouro tenham começado durante a instalação das primeiras civilizações no Oriente Médio, sendo que alguns historiadores e pesquisadores arriscam que esse foi o primeiro metal que a humanidade usou, de fato. O artefato feito de ouro mais antigo já encontrado no planeta foi um vaso que está presente na tumba de Zer, uma rainha egípcia. E, por falar no Egito, lá se encontram hieróglifos que descrevem muito bem o material, dando detalhes bastante sucintos sobre tal.

Podemos muito bem falar também da relação do ouro com as questões relacionadas ao desbravamento do mundo que foi empreendido pelos europeus a partir do século XVI. Nessa época, a Europa estava passando por uma grave situação financeira, na qual o seu mercado estava saturado, com a pobreza crescendo a níveis alarmantes e vários governantes sem saber o que fazer para controlar esses problemas. Até que os primeiros relatos da presença de terras à oeste animou uma grande parte das autoridades que, com o aval e o aporte financeiro da Igreja, passaram a patrocinar caravanas com o intuito de se chegar até essas terras.

Depois de alguns meses de navegação pelo Oceano Atlântico, os colonizadores chegaram até as terras da América do Sul, desembarcando no território que hoje faz parte do nosso país. Quando esses colonizadores desembarcaram na terra, os nativos logo vieram recebê-los, por acreditava-se que eram seres envidados pelos deuses que tanto veneravam.

E, como forma de agradar, trouxeram aos estrangeiros diversos “presentes”, sendo que, muitos deles, eram confeccionados com ouro, prata e pedras preciosas que aqui existiam. Ou seja, nem precisa dizer que eles amaram esses presentes, não é mesmo? Tiveram a certeza, também, de que tinham descoberto essas terras na hora certa.

Por Que Investir Em Ouro?

Investir Em Ouro

Investir Em Ouro

O ouro, como já dito antes, é o metal mais valioso de todo o planeta: sua procura é alta por indústrias, joalherias, relojoarias, lojas de artigo de luxo, entre outros, por conta das qualidades que estão embutidas no próprio metal. Só que uma característica faz com que o ouro seja uma ótima forma de investimento: estamos falando da sua raridade: quanto mais ele fica raro, mais ele vale. Então, o investimento nesse tipo de metal é bastante certeiro e nunca será um investimento perdido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *