Valorização E Desvalorização Da Moeda Como Acontece

Como você lida com as reações do mercado internacional? Normalmente não fazemos nem ideia do que está acontecendo com os países ao nosso redor, muito menos com aqueles que estão distante. Mas muitas vezes descobrimos através de algumas notícias, mas não sabemos nem sequer interpretar.  Há alguns assuntos na vida que mesmo não gostamos somos obrigadas a pelo menos aprender um pouco mais para nos posicionar melhor em alguma discussão, ou então para que não deixe nos afetar em nossa própria vida.

A economia e a política são exemplos desse tipo, que apesar de não sermos interessados, acabamos sempre ouvindo falar sobre e entender um pouco nos ajuda a entender o futuro. A política por exemplo afeta nosso cotidiano, não gostar é totalmente certo, principalmente pelo nível de corrupção, de baixaria e de coisas erradas de modo geral que vemos todos os dias. Criamos um certo desprezo, mas isso não nos impede de entender o que está acontecendo.

Saber quem está governando sua cidade, seu estado e seu país é importante, faz parte dos seus direitos e deveres de cidadão. Na economia não é diferente, quando o desemprego aumenta algo aconteceu, quando o valor da moeda subiu, ou então a nossa desvalorizou. Querendo ou não isso afeta diretamente com os lucros que ganhamos onde estivermos trabalhando.

Poucos setores não são afetados por crises e eles conseguem mudar o cenário exatamente por entender de economia.

Economia

Ilustração de Economia

Ilustração de Economia

A primeira coisa que devemos ter em mente é que economia não é chato, para aqueles que estudam realmente, há centenas de equações e definições para aprender. Para os leigos é interessante saber mais sobre o que pode trazer benefícios ou que pode afetar no cotidiano.

A economia estuda basicamente a relação de recursos com que aqueles que o possuem. Um país rico é aquele que possui mais recursos. Seja recursos tecnológicos, ou simplesmente um país que consegue oferecer recursos de sobrevivência com dignidade para todo o povo.

Querendo ou não o recurso mais estudado é o dinheiro e como a sociedade se relaciona com ele. Podemos ver que a culpa de um país afundar é de seu governo, pois infelizmente a economia pode ser influenciada pela política. O mais certo é a livre economia, mas há casos que é necessário se prejudica o bem comum.

O que acontece é que as pessoas querem ganhar mais e mais dinheiro e passam por cima de meio ambiente, de pessoas, leis e o que for preciso. Acaba que o governo precisa tomar rédeas, para conseguir progredir com maior facilidade. Isso aconteceu por exemplo em 1929 nos Estados Unidos, onde o crescimento foi muito grande, com uma superprodução e por uma série de motivos eles acabaram entrando em uma crise que marcou o século. O país só voltou a crescer quando houve uma ajuda do governo, com leis e fiscalização.

É muito importante saber sobre alguns conceitos simples que fazem total diferença no cotidiano. O primeiro deles é o investimento, conceito que as pessoas deviam ter conhecimento desde pequeno com a educação financeira dentro da escola, mas que infelizmente não acontece. Investir é conseguir aumentar o seu dinheiro, normalmente feita de acordo com uma porcentagem e que pode ser paga em curto ou longo prazo. Há diversos tipos de investimentos, para todos os gostos possíveis.

Economia de Mercado

Economia de Mercado

Quem conhece os investimentos acredita que é algo perigoso e realmente há riscos, mas todos eles podem ser trabalhados se a pessoa tiver o conhecimento certo.

Outro conceito importante são as taxas que regem a maioria das poupanças, investimentos e outras. A primeira é taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia). Muito importante para a definição e controle dos juros presentes no Brasil, sendo assim usada como um forma do governo ter uma política monetária definida. Possui uma meta feita pelo Comitê de Política Monetária e que o Banco Central aplica no dia-a-dia. Essa taxa é base para empréstimos e outros feitos pelos próprios bancos ao Banco Central. A taxa CDI é basicamente a mesma coisa, porém é utilizada pelos bancos com seus respectivos clientes.

A inflação também algo interessante pois está diretamente relacionado com o aumento de preço dos produtos devido aos impostos e por fim ao que acontece do lado externo do Brasil. Por isso é importante saber um pouco sobre o preço das moedas, como elas se valorizam ou desvalorizam.

Moeda

Moedas de Real

Moedas de Real

É utilizada pelo mundo todo como um forma de facilitar transações comerciais. Com a moeda em mãos, você consegue pagar dívidas ou simplesmente ir comprar algo. Lembrando que cada país tem a sua, sendo totalmente inútil você ter outra moeda se o seu país não aceita.

Começou a ser utilizada depois de muitos problemas que a história teve com trocas de bens e serviços que não eram justas e causavam até guerras. Apesar de ser totalmente ligada a economia, quem controla toda a produção de moeda é o governo, podendo ter um valor aqui e ser bem diferente para quem vem de fora.

Valorização e Desvalorização

Direto vemos que o dólar está valendo mais do que o real, com o tempo esse valor só aumentou por conta de diversos fatores, primeiro decisões políticas afetam como os outros países vão querer negociar conosco. A famosa lei da Oferta e Procura é bem utilizada nesse caso, pois sabemos que o dólar se tornou a moeda que mais circula e mais comum nas trocas comerciais e por ser muito procurado acaba tendo um valor alto, em épocas que o Estados Unidos estão em baixa, as coisas ficam mais favoráveis para gente.

Valorização e Desvalorização

Valorização e Desvalorização

Se ocorrer inflação, o valor do real acaba caindo, mostrando os problemas que nossa economia enfrenta ao mundo todo. No caso de deflação, significa que o poder compra aumenta, melhorando a vida de todo mundo e consequente da moeda.

Tudo influencia nesses números, eles afetam diretamente em ações e valores de mercado que compramos. Exportar no Brasil é complicado por conta exatamente do valor do dólar, sem contar com os inúmeros impostos. Por ser tão volátil, várias pessoas trabalham nisso para monitoramento. A análise vem desde o macro até os mínimos detalhes como vendas no varejo, empregos e PIB do país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *