Serra Pelada Voltará a Produzir Ouro Em 2012

Serra Pelada, no Pará, já foi considerada a maior mina de ouro em céu aberto de todo o planeta, atraindo milhares de exploradores que ficaram ricos com a quantidade que poderia ser achada na região. O buraco que os trabalhadores formaram no auge da exploração hoje em dia é um lado que chega a cem metros de profundidade.

Há vinte anos o governo resolveu fechar a mina para encerrar as constantes confusões acrescidas do risco de extinção e agravamentos ambientais. O Governo concede concessão para iniciativa privada fazer a exploração de ouro em Serra Pelada.

São Paulo – Canadá

A COOMIGASP – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – junto com a empresa canadense Colossus Minerals Inc. – conquistaram a permissão do governo para explorar terro equivalente há cem hectares.

A exploração prevista vai acontecer de forma mecanizada, com profissionais e aparelhos direcionados para explorar as riquezas evitando prejudicar ao máximo o meio ambiente. Ambientalistas prometem ficarem com os olhos abertos.

Nos estudos iniciais foram evidenciadas presença de no mínimo cinquenta toneladas do metal. As expectativas futuras são de aumento visto que a própria empresa considera o local com potencial elevado para realizar a extração. Em janeiro de 2013 os números atualizados devem ser divulgados ao governo.

O diretor da cooperativa, Antônio Ferreira Milhomem, categoriza a maior parte como tipo paládio, popularmente conhecido como ouro branco, rico em prata e platina. A segunda composição vale o dobre do ouro tradicional no preço oficial cotado na atualidade. 

Formigueiro Humano

No início dos anos oitenta do século passado ocorrem as maiores corridas em busca de metais preciosos da história latino-americana, comparável às explorações dos primeiros anos do Brasil colônia.

Chegaram a ser contabilizado mais de cem mil garimpeiros realizando atividades de exploração no local. Por lei os metais valiosos retirados deveriam ser vendidos com exclusividade à Caixa que contabilizou quarenta toneladas extraídas na época. Vale ressaltar que a maioria das extrações era vendida de forma clandestina.

Nova Serra Pelada: Nome concedido para a nova mina subterrânea que conta com investimento na faixa dos trezentos milhões de reais investidos pela multinacional canadense. Governo e inciativa privada esperam que os lucros cheguem à casa dos bilhões.

Os quase quarenta mil trabalhadores da cooperativa que participam da obra recebem 25% do total arrecadado enquanto que a multinacional fica com o restante, preço que o país paga por não ter empresa nacional capacitada em realizar o manejo do ouro de forma qualitativa e quantitativa.

Segunda Chance: Os ex-garimpeiros que há duas décadas vivem de bico por causa do fechamento oficial ganham outra chance para produzir grandes quantidades e conquistar quantias para viver com mais dignidade no aspecto financeiro. Com a organização da cooperativa há maiores chances de conquistarem o ápice profissional. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *