Seja um Franqueado

Uma das grandes chances de se tornar um empresário bem sucedido aparece no setor de franquias. Ser empreendedor não é fácil. Além do capital inicial, ou seja, uma quantia de dinheiro que é necessária para abrir um negócio de qualidade (comprar equipamentos, alugar o prédio, garantir pagamento de funcionários por meses antes do lucro aparecer, etc), ainda é preciso ter uma boa divulgação, oferecer um serviço de qualidade, inovar em algum aspecto, ter dedicação e, é claro, um pouco de sorte. Quem tem medo de correr o risco de pecar em algum desses aspectos e acabar falindo pode optar pelo caminho das franquias.

Franqueado

Franqueado

Muitas pessoas pensam que as lojas de grandes redes em que comem, estudam e utilizam diversos outros serviços, como Burger King, McDonald’s, entre outras, são filiais. No entanto, existe uma diferença básica entre filiais e franquias. O primeiro termo refere-se a empresas com matriz e mais (pelo menos) uma outra loja. Todas são do mesmo dono (ou grupo de donos). Já as franquias representam um sistema de crescimento mais moderno e em muitos casos mais rentável, que tem se mostrado cada vez mais consolidado em vários mercados distintos, desde culinária até cursos de línguas. Funciona da seguinte forma: um dono tem uma ou mais lojas e para de abrir filiais. Ao invés disso, começa a vender para outras pessoas o direito de usar o nome de sua loja, como se fosse uma filial.

Para ser um franqueado é necessário atender a uma série de requisitos que as empresas fazem visando a manutenção da boa imagem da companhia. Seria estranho se o McDonald’s de São Paulo fosse diferente de uma loja carioca que tem o mesmo nome. Por isso, os preços dos serviços oferecidos pelas lojas franquiadas costumam ser iguais ou ao menos semelhantes da matriz.

Seja um franqueado

Seja um franqueado

Os funcionários costumam ter que usar o mesmo uniforme, assim como a qualidade do serviço segue rigorosos padrões de qualidade. Quem deseja ser um franqueado precisa pagar ainda altas taxas para os donos das companhias, como se fosse um aluguel da marca.

Se há tantas metas e padrões a serem cumpridos para abrir uma franquia, por que cada vez mais gente quer ser um franqueado? A resposta é simples. Como as marcas que podem ser franqueadas são famosas e vendem bastante, é muito mais rentável e menos arriscado que abrir um negócio novo.

Seja um Franqueado do Futuro

Seja um Franqueado do Futuro

Cada empresa possui critérios diferentes para a concessão de sua marca a quem deseja ser um franqueado. O Habib’s, gigante do setor de culinária, por exemplo, não permite que uma loja seja aberta em cidades com menos de 300 mil habitantes.

As grandes redes ainda costumam oferecer alguns benefícios para atrair os franqueados, como disponibilizar assessoria de imprensa, treinamentos, entre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *