Quanto Rende 100 Mil Reais Na Poupança Por Mês?

Poupança E Rendimentos

Nas últimas décadas, principalmente nos últimos anos, o mundo tem mudado muito, bem mais do que se considerarmos os últimos 100 anos todos juntos, isso inclui as mudanças tecnológicas, as mudanças culturais, mudanças comportamentais, etc. Com essa rápida globalização e as diversas alterações nas estruturais sociais, é claro que o mercado financeiro também não poderia ficar de fora, inclusive o mercado financeiro é um dos mais ativos e dinâmicos segmentos.

Muitas pessoas antigamente tinham o costume de guardar o seu dinheiro, mais especificamente as suas economias de uma vida, dentro da sua própria casa, fosse em um lugar escondido da residência, como no colchão tal como muitos faziam ou dentro de um cofre, esses com certeza eram alguns dos métodos mais comuns de se guardar e reservar dinheiro.

Com o passar do tempo veio a época das poupanças, que apesar de ter baixíssimos rendimentos anuais, era melhor do que ganhar nada se guardando em casa, cujo ambiente não era completamente seguro, pois você estaria sujeito a roubos, por isso as pessoas acreditavam que o banco era algo certo e 100% confiável.

No entanto, na década de 90 no Brasil, os bancos pegaram o dinheiro de muita gente, por ordem do próprio governo, em face da enorme crise econômica e também política pela qual passava o país. Nesta época até mesmo as moedas brasileiras mudaram e se alteraram por muitas vezes, isso ao longo dos anos 90, até que chegou o real, que é a moeda vigente até os dias de hoje e que apesar de atualmente estar bem desvalorizada, é ainda uma moeda estável.

Por causa do bom estabelecimento do real no país e no mundo e a confiabilidade dos sistemas econômicos brasileiros, os sistemas bancários foram aos poucos se estabelecendo e também enriquecendo muito, o ponto é que nos últimos anos, nas últimas duas décadas, as primeiras do século XXI, o brasileiro passou a confiar novamente nas poupanças, tanto para a segurança do seu dinheiro, quanto para receber alguns rendimentos no final de um determinado período de tempo.

Nota de Um Real

Nota de Um Real

Outros tipos de aplicações e investimentos aparecem também na atual preferência da população, alguns já estavam no mercado a muito tempo, mas somente agora eles ganharam destaque e espaço, outro segmento são os investimentos físicos, os quais nada mais são do que os empreendimentos imobiliários por exemplo, apesar de todas essas opções disponíveis, muita gente ainda prefere ater-se ao confiável, ou seja, às famosas, boas e velhas poupanças.

Como Funciona a Poupança? Quanto Rende O Dinheiro?

Muito se fala sobre as poupanças, seja na tv, na internet ou até mesmo no boca a boca, mas a verdade é que muita gente sabe o que é, como funciona superficialmente, mas não sabe como calcular o quanto rende uma poupança.

Acontece que as instituições financeiras funcionam baseadas em regras, em leis e em valores fixados, os bancos por exemplo, não podem simplesmente mudar os valores de porcentagens de rendimento, por esse motivo os rendimentos têm sempre um valor pré fixado.

Portanto vamos agora aos fatos, existe uma regra básica a ser seguida, válida especificamente para as poupanças, é válido saber que essa regra é altamente dependente da Taxa Selic, que por sua vez significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

Essa taxa é uma das grandes bases do mercado financeiro brasileiro, ela é aplicada principalmente no modelo de financiamentos diários, ou seja, financiamento cujas operações sejam medidas a níveis diários. A taxa Selic é usada normalmente junto aos títulos que tenham validade perante o governo federal, tal como títulos públicos do governo federal.

Quem controla a taxa Selic é o Banco Central brasileiro e as suas variações se dão principalmente em relação a compra e também a venda de títulos, assim como variações dos seus valores com base em acontecimentos diários, no entanto, o seu valor final tem uma grande base na média de juros (média ponderada) que por sua vez são aplicadas por instituições do ramo.

Por fim, a taxa Selic serve como uma espécie de parâmetro para todas as operações do mercado financeiro, ela influencia todas as áreas do mercado e todas as operações realizadas no Brasil.

Como Funciona a Poupança

Como Funciona a Poupança

Agora vamos as regras da poupança de fato, nos anos em que a Taxa Selic fica maior do que o valor de 8,5% ao ano, a poupança rende por volta de 0,5% ao ano (não ao mês), esse valor ainda é somado à Taxa referencial. Já nos anos em que a Taxa Selic permanece em um valor abaixo a 8,5% ao ano, a poupança irá render o equivalente à 70% do valor da Taxa Selic naquele período.

Nos últimos anos no Brasil, a taxa Selic tem ficado muito baixa, portanto os rendimentos da sua poupança também, tendo esta atingido o posto de um dos menos rentáveis investimentos para se investir e arriscar, por exemplo, considere o caso de você ter 100 mil reais em mãos, mas como você é muito inteligente, ao invés de gastar o seu dinheiro com bobeiras que perderão o valor em um curto período de tempo, imagine que você deseja aumentar o seu patrimônio e por isso procura algo confiável para colocar o que possuí.

Você resolve então apostar nas tão conhecidas cadernetas de poupança, mas o que acontece é que você tem algo em torno de 100 mil, ou vamos dizer 100 mil exatos, quando você coloca seu dinheiro na poupança e vai após 1 ano buscar os seus rendimentos, ou seja, o valor que você ganhou devido aos juros e a taxa Selic, esse valor a mais que você terá na sua conta, será algo por volta de 4500 reais, pode parecer muito, mas é ainda muito pouco perto de outros investimentos e pense que se você investir um valor menos seu retorno será muitíssimo pequeno.

Agora que você já sabe como funciona, como calcular e quanto lhe renderia uma poupança, você pode fazer a sua escolha e os seus cálculos de maneira mais segura e desta forma tomar uma decisão mais acertada, pautada no seu conhecimento adquirido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *