Quando se está iniciando no mundo dos investimentos, em especial na Bolsa de Valores, é muito comum surgirem várias dúvidas. E algumas das mais comuns são: qual o lote mínimo de ações que podemos investir, e qual o valor mínimo que podemos investir em ações.
Na verdade, não existe um valor mínimo para você investir em ações e nem um lote mínimo. Se a empresa, na qual você pretende investir, estiver negociando os seus papéis a R$ 1,00, você pode comprar apenas uma ação nesse valor.
Porém, o que o investidor precisa avaliar é a viabilidade de comprar um valor baixo demais em papéis, uma vez que tem que arcar com outros custos, como a taxa de corretagem, por exemplo.
Algumas corretoras que já estão isentando o investidor da taxa de corretagem. O que é muito bom, pois torna mais viável para o pequeno investidor o investimento em um valor menor de ações de forma periódica, com o objetivo de ter uma poupança a longo prazo.
Lotes de Ações e Mercado Fracionário
Normalmente, as ações são negociadas em lotes de 100 ações. Porém, se o investidor desejar, ele pode investir no mercado fracionário, comprando menos que um lote de ações.
Esse mercado é ideal para o pequeno investidor, que dispõe de pouco dinheiro para investir, e quer começar a operar no mercado financeiro.
Mas é importante frisar que a liquidez é menor no caso do mercado fracionário. E que a diferença entre preço de compra e de venda é maior. Por isso, o investidor deve ficar atento. Quando operar no mercado fracionário, o ideal é sempre enviar ordens limitadas, para garantir o controle total sobre o preço de execução da ordem.
Vale a Pena Investir Em Qualquer Ação?
Hoje em dia, como a taxa de corretagem deixou de existir em muitas corretoras, a melhor dica para quem quer começar a investir em ações, é observar sobre a qualidade da empresa, e analisar se realmente faz sentido ou não investir na mesma.
O que acontece é que a Bolsa de Valores é considerado um investimento de risco, ao contrário do que acontece com a poupança e com o CDB (Certificado de Depósito Bancário), por exemplo, pois pode levar o investidor a perder bastante dinheiro, dependendo da oscilação que o mercado apresentar.
E é exatamente por esse motivo que não se deve comprar ações de nenhuma empresa, levando em consideração somente o valor unitário dos papéis.
Além do mais, o que determina se o valor de uma ação está barato não é o seu valor de “face”, mas seus múltiplos, bem como a expectativa de crescimento da empresa quando comparada com esse valor.
Se você está iniciando no mundo dos investimentos, não conhece bem os termos usados e muito menos como escolher uma empresa para investir, o mais indicado é buscar a ajuda de um especialista na área, como um assessor de investimentos, por exemplo.
Se preferir, você também pode estudar sozinho sofre o assunto. Existe muito material disponível na internet, como apostilas, cursos e diversos outros materiais. E o melhor é que a maioria deles é gratuita.