Bussiness Plan, conhecido mais popularmente como Plano de Negócios, ou ainda Plano Empresarial é uma espécie de documento que coloca pontos importantes de um negócio já existente ou que ainda será iniciado, tudo isso de uma forma escrita e com uma metodologia específica. Na maior parte das vezes esse documento é escrito por um empreendedor para o planejamento real de um novo negócio, porém, essa ferramenta também pode ser utilizada por outras partes da gestão e se estender também para o campo do marketing.
Conforme o pensamento empreendedor da atualidade, utilizar planos de negócios não é algo que deve ser fixo, mas sim, ser considerado uma espécie de processo dinâmico e contínuo que deve contar com o auxílio e com a participação de diversas áreas da empresa, visando sempre determinar as melhores estratégias e ações para que se alcance os principais objetivos da empresa.
O plano de negócios é uma ferramenta de extrema relevância para a compreensão das mudanças do ambiente externo e a análise de como elas influenciam nas organizações, seja para o sucesso ou para o fracasso. Ele funciona como um instrumento que faz com que seja possível combinar a realidade empresarial com as estimativas e as estratégias e é por isso que ele é um documento considerado vivo, já que deve ser frequentemente apurado e atualizado, de forma que continue oferecendo informações e dados úteis para quem se interessar. Esse tipo de ferramenta também pode ser muito importante para quando os gestores desejam avaliar problemas, ou mais ainda, para quando um investidor deseja decidir se compensa ou não assumir o risco de investir na empresa e assim aplicar seu dinheiro naquele empreendimento.
De forma geral, o plano de negócios é um item de planejamento e de descrição de um negócio, onde é possível estudar e projetar estratégias administrativas, contábeis e de marketing, buscando sempre prever o retorno financeiro de todas as ideias.
Principais Benefícios De Um Plano De Negócios
Como já foi dito acima, o plano de negócios acaba sendo algo muito importante para uma empresa, e os benefícios – quando ele é feito adequadamente – são imensos. Alguns deles serão apresentados abaixo.
Um ponto muito positivo é que o plano de negócios acaba conseguindo orientar o empreendedor em casos se deve ou não iniciar aquele empreendimento ou ainda expandir um que já exista. Além disso, ele também faz com que seja possível estruturar e pontuar as alternativas mais clássicas e visualizar corretamente qual a viabilidade do negócio que se deseja, tentando sempre reduzir ao máximo os riscos que já forem identificados. Por servir dessa forma como uma maneira de propiciar a sobrevivência de uma empresa, o plano de negócios pode ainda ser lido como uma vantagem competitiva, quando compara com outras empresas.
Outro fato é que o plano de negócios bem apresentado pode ser um facilitador na hora de se buscar empréstimos e financiamentos, além também de ser um atrativo para novos investidores e / ou sócios. Nesse caso a empresa também tem mais facilidade em apontar seus diferenciais e suas vantagens, bem como seus objetivos e metas.
Um plano de negócios bem construído também pode auxiliar imensamente na delegação de tarefas e de funções, sendo possível assim delimitar o que deve ser feito, como deve ser feito, por que deve ser feito, por quem deve ser feito. Além disso, também se tona possível montar mais pontualmente a quem o plano de negócios deve ser mostrado e quais são os principais concorrentes, fazendo assim um relação entre o que será oferecido e para quem será oferecido.
Como já foi apontado, o plano de negócios também é muito bom para se fazer uma espécie de estimativa mais precisamente o quanto de investimento o empreendimento demanda para ser inaugurado ou para continuar permanecendo no mercado e também para se ter uma noção de quando começará a de fato existir um retorno financeiro.
Como foi possível observar, fazer um plano de negócios é algo de bastante importância, independentemente do nível em que se encontra a empresa, trazendo inúmeros benefícios a curto e médio prazo. Por isso vale a pena a construção de algo sério e levando em conta todos as vertentes do empreendimento.