Orçamento – Onde eu Começo?

O orçamento é uma parte muito importante e que deve ser praticada por toda pessoa que já deu o ponta pé inicial em sua vida financeira. Com ele, você poderá então se tornar uma pessoa com um maior controle financeiro do que você precisará fazer para alcançar determinado objetivo da maneira mais economia e vantajosa possível. Por isso, o orçamento é uma metodologia que pode auxiliar em diversas vertentes de sua vida.

Além de auxiliar pessoas físicas a poder escolher o melhor caminho para traçar sua estratégia financeira, o orçamento pode também fazer com que empresas e pessoas jurídicas consigam trabalhar da melhor forma com seus clientes.

O planejamento pessoal de sua vida financeira pode trazer a você resultados muito satisfatórios, além de claro, controlar sua vida financeira de uma forma mais explicita e regulamentada. Quando as pessoas começam esse tipo de prática no seu dia-a-dia, a chance de que o seu salario e ganhos em si rendam de uma forma maior é muito mais considerável, e poderá assim significar um grande aumento da qualidade de sua vida.

Uma das maiores reclamações de diversos brasileiras é observada quanto a seu rendimento financeiro e como isso afeta diretamente em sua vida pessoal. O endividamento de diversos brasileiros é uma das situações mais alarmantes da economia brasileira, e com um orçamento correto e bem organizado, é possível que diversas situações que são consideradas desconfortáveis sejam evitadas, para o andamento de uma vida melhor.

Fazendo Cálculos do Orçamento

Fazendo Cálculos do Orçamento

O Orçamento na Vida Pessoal

Qual o primeiro passo para poder realizar um orçamento certo e que realmente faça efeito nas contas dos dia-a-dia?

Essa é uma das principais duvidas quando falamos desse assunto, já que muitas pessoas têm a real vontade de começar a ter uma melhor organização financeira, e muitas vezes se sentem impedidas por falta de conhecimento.

Um dos mitos que devem ser quebrados nessa ara, pode ser principalmente analisado quando falamos na construção de um orçamento viável. Não existe uma técnica que possa fazer com que você tenha um maior desempenho em sua organização financeira, quanto a sua própria vontade de fazer com que dê certo, e também com a dedicação que você colocará nesse momento de sua vida.

O orçamento deverá ser realizado de forma com que antes mesmo do seu salario ou algum dinheiro qualquer estar disponível em suas mãos, você já tenha um destino final para o mesmo. Assim, você poderá fazer com que com o devido valor total de suas contas possam ser encaminhados corretamente para cada aspecto de sua vida, podendo ainda fazer com que hajam sobras que você poderá posteriormente gastar da maneira que achar correta.

Com isso, ao longo do tempo, você perceberá que será mais fácil ao final de um mês obter um dinheiro a mais, que poderá ser gasto da maneira com que você desejar, ou até mesmo ser investido em uma ação ou viagem de seus sonhos.

Dicas Para se Criar um Bom Orçamento Mensal

Apesar de muitas pessoas fazer com que esse processo seja visto de uma forma mais complexa, para realizar um orçamento base você poderá seguir passos simples e que poderão mudar a sua vida de uma forma avassaladora.

  • O primeiro passo para um orçamento viável em sua vida financeira será escrever no topo de uma folha ou lista a sua renda mensal, como por exemplo seu salario liquido. Após isso, você descreverá ao longo de usa folha seus gastos fixos e assim poderá dar início a seu orçamento.
  • É muito importante que ao longo de seu mês, você não opte por gastar todos os seus recursos, já que paetê do seu salário poderá ser investida em diversas áreas que poderão posteriormente render bons frutos para sua vida.
Orçamento de Construção Civil

Orçamento de Construção Civil

Poupe Parte de seu Salário Todos os Meses

  • O indicado para uma boa vida financeira, é que ao menos cerca de quinze por cento de todo o seu salário possa ser poupada para que você possa investir em algum fundo de aplicação, ou até mesmo em poupanças, para realizar uma desejada compra ou viagem de seus sonhos ao longo de um período.
  • Além disso, esses quinze por cento serão de grande importância, mesmo que de alguma forma haja algum tipo de divida a ser quitada. Essa ação poderá ser feita juntamente com seu banco, automatizando todo o processo, para que o valor em si não seja creditado em sua conta corrente, e você possa acabar gastando-o e forma impulsiva.
  • Com isso, você não terá um contato direto com a quantia em dinheiro, e assim será mais difícil cair na tentação de gasta-lo com algum tipo de situação considerada não recomendável.

Como Dividir e Separar Suas Contas Dentro do Orçamento?

  • Após isso, você poderá começar a realizar o processo de construção do seu orçamento em si, fazendo com que suas contas a pagar sejam classificadas de acordo com seu vencimento e sua importância. Como exemplo podemos citar as contas de aluguel, alimentação e pagamentos de conta de casa, como energia, água e internet. A data de vencimento dessas contas podem ser ajustadas para que sejam pagas em um só dia, facilitando seu trabalho, além de fazer com que você possa pagar tudo de uma vez e se ver livres de contas esporádicas ao longo do mês.
  • As contas referentes ao uso de cartões de crédito e carnês devem ser um momento de muita atenção. Não é recomendável realizar grandes compras parcelas, já que com isso, você passará longos meses pagando por uma aquisição que muitas vezes acabará não sendo tão viável. Por isso a importância de poupar os quinze por cento de todo o seu salário total, para que você possa também realizar ao longo do tempo compras a vista, e não ficar devendo por grandes períodos.
  • O valor ideal para se ter uma vida de despejas fixas saudáveis, é que não ultrapassem os valores que somem cerca de sessenta por cento de todo a sua renda mensal. Assim, você poderá conviver com suas contas de uma forma mais saudável, sem ter que passar por apertos considerados insatisfatórios.
Cálculos no Tablet - Fazendo Orçamento

Cálculos no Tablet – Fazendo Orçamento

  • Caso você seja uma pessoa que em seu orçamento total ultrapasse essa marcas das despejas fixas ou essenciais de seu mês, é importante que você analise toda a sua vida financeira novamente, para que possa sair dessa situação o mais rápido possível. Na maioria das vezes não serão necessários grandes esforços para poder melhorar a situação, principalmente se falamos de uma pessoa que está iniciando sua vida financeira. Quão mais rápido possível, você se torne uma pessoa com maior controle de seus gastos, melhor será o desenvolver dessa situação.
  • Em alguns casos serão necessários medidas mais drásticas, como por exemplo a economia em alguns aspectos, sejam no consumo de alimentos, ou até mesmo nas contas de água e luz. Com isso, você poderá se ver livres de apertos mais rapidamente, e poderá dar inicio a sua vida financeira de forma mais saudável.
  • Nesse momento, é muito importante eu você tenha uma visão ampla de todo o seu orçamento e como trabalhar com sua renda mensal, para que não se afogue em mais dividas.

É muito importante também que hajam algumas limitações, que acabam sendo necessárias para todas as pessoas que pensam em passar por um processo de mudança em sua vida financeira.

Querer é Diferente de Precisar

Essas sãos duas palavras muito importante nesse conceito e que tem em si um significado muito diferente. Você precisa aos poucos ir criando a noção que algumas coisas você tem o desejo de adquirir, mas nem sempre você realmente precisa. Caso seja algum produto mais importante e que você realmente deseje, as vezes pode ser considerado sua compra, já que alguns desejos acabam realmente fazendo diferença na vida de diversas pessoas.

Para isso, é preciso então que você passe por alguns momentos onde irá sentir que existe uma necessidade de economizar para que um desejo maior seja realizado.

O querer deve ser muito bem analisado, já que muitas vezes o grande desejo em adquirir determinado produto pode fazer com que haja um impulso em suas compras, acarretando assim um gasto considerado inadequado dentro do seu orçamento. Esse exemplo pode ser muito observado quando vamos ao supermercado sentindo fome; a chance de você adquirir muito mais produtos do que o normal é muito grande, e assim, você acabará saindo com uma compra muito maior, mexendo diretamente em todo o seu orçamento.

Por isso, fique muito atento ao desenvolvimento desses dois conceitos, e estude uma maneira de fazer com que não haja excessos em seu orçamento mensal.

Calculando os Valores Para um Orçamento Preciso

Calculando os Valores Para um Orçamento Preciso

Após o processo de fixar em seu orçamento suas contas fixas de todo o mês, vamos dar um passo ao novo processo de montagem do orçamento, utilizando as contas que são classificadas como variáveis, ou até mesmo não-essenciais.

Essas são as contas que acabam sendo diretamente responsáveis pelos maiores descontroles no orçamento de qualquer pessoa, e exatamente por isso, merecem uma atenção redobrada em todo o mês. Por ser consideradas variáveis, essas são as primeiras contas que você deve pensar em cortar quando o orçamento apertar, assim você poderá economizar de uma forma mais tranquila e fazer com que seu aperto financeiro dê uma leve aliviada ao longo do mês ou de um período.

Você deve também acrescentar em seu orçamento as dívidas que você terá que efetuar como pagamento a vista, e produtos que foram adquiridos a prazo. Assim, você terá um controle maior de como será sua disponibilidade financeira já para o próximo mês, facilitando demasiadamente o processo de seu trabalho e como você se comporta com suas finanças.

Apesar de existirem valores recomendados para se manter dentro de um orçamento seguro, é muito importante pensar que as famílias hoje em dia são muito diferentes, e que muitas vezes com isso, acaba sendo necessário que os gastos sejam avaliados de forma variadas, atendendo as necessidades de cada família.

Porém, é utilizando um orçamento financeiro mensal, e um controle de gastos controláveis, que você poderá se ver livre de forma mais fácil e planejada de possíveis problemas financeiros, e assim prever qual será o tempo de retorno também de seus investimentos em si.

Dicas Para Melhorar seu Orçamento e sua Vida Financeira

Tenha um dinheiro reserva em todos os seus orçamentos mensais para que situações inesperadas possam ser amenizadas com maior facilidade, sem que haja um rombo muito grande e considerável em seu orçamento familiar. Esse tipo de situação pode ser considerada quando o pneu ou alguma parte de seu carro apresentar problema, alguma viagem inesperada precisar ser realizada, ou problemas do tipo. Assim, sua vida financeira conseguirá passar por momentos inesperados com mais calma, e muitas vezes fazer também com que isso não afete tanto seu desenvolvimento familiar.

Como Melhorar seu Orçamento e sua Vida Financeira?

Como Melhorar seu Orçamento e sua Vida Financeira?

Caso você seja uma pessoa que apresenta algumas dividas que ainda precisam ser quitadas, é importante que você ao início de seu mês realize um fundo de seguro, para que esse fundo possa servir para emergências hospitalares, compras de remédios e outros produtos considerados emergenciais.

É muito importante que esse controle financeiro comece em sua vida desde cedo, para que você possa entender rapidamente os benefícios que hábitos de controle financeiro podem trazer ao longo dos anos em sua vida.

Pessoas que são consideradas centradas no quesito financeiro têm muito mais chances de poder fazer com que seu rendimento mensal trabalhe de uma forma mais fácil para ele, e assim, seus objetivos acabam sendo traçados e alcançados de forma mais rápida, já que seu planejamento é muito melhor do que os de outras pessoas.

O orçamento mensal pode fazer com que apareçam e sejam desenvolvidos aos poucos diversos benefícios que poderão fazer com que você ao longo dos anos se torne uma pessoa com maior controle financeiro, e com maiores oportunidades e chances de fazer com que seu dinheiro renda de uma maneira interessante para sua vida financeira com um todo.

O estudo do desenvolvimento financeiro de seu orçamento deve ser realizado sempre que possível. Para isso então, você pode fazer diversas anotações em todos os meses, e analisar trimestralmente, semestralmente e até anualmente qual foi o seu avanço financeiro, como andam sua dividas e principalmente, qual é a melhoria que ocorreu no seu cotidiano após adquirir o habito de ter uma vida considerada mais tranquila em relação a sua renda, aprendendo a usá-la de forma correta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *