Você tem considerado investir na bolsa de valores? Se sim precisa conhecer o conceito de carteira de ações para entender como fazer com que seus investimentos sejam potencialmente mais rentáveis contornando eventuais oscilações do mercado. Escolhas assertivas permitem um horizonte mais tranquilo em médio e longo prazo. Continue lendo para entender mais sobre o conceito de carteira de ações e como montar a sua.
O Que é Carteira de Ações?
Basicamente uma carteira de ações é um conjunto de ativos de um mesmo investidor. Trata-se de uma seleção de papéis de empresas distintas em proporções específicas de acordo com os desejos e necessidades do investidor. A escolha das ações pode ser feita a partir de uma série de fatores como estratégia, retorno esperado e prazo em que se quer fazer o investimento.
Uma das motivações centrais para ter uma carteira de ações é diversificar os seus investimentos aumentando as suas chances de ter um bom retorno. Investir em várias empresas se mostra mais válido financeiramente do que investir numa única companhia haja vista que se tem mais oportunidades de lucros.
Distribuir o capital de investimento reduz consideravelmente os riscos, pois ainda que uma ação apresente grande oscilação poderá ser compensada por outra. Os investidores fazem uso da carteira de ações como uma forma de equilibrar seus ganhos e até superar as suas próprias expectativas iniciais.
Estratégias Para Carteira de Ações
Ao decidir adotar o sistema de investimento através de carteira de ações, o investidor, pode aderir a estratégias que o ajudem a potencializar os seus ganhos. Um exemplo de investidor que pode se dar muito bem com a carteira de ações é o aposentado que deseja ter uma renda anual por meio desse investimento. O ideal é construir uma carteira de ações de longo prazo focada em companhias que paguem dividendos.
Há a possibilidade de montar carteiras semanais e mensais, contudo, vale dizer que investimento em longo prazo é sempre mais recomendado independente do mercado em questão. A decisão por uma estratégia para montar a sua carteira de ações depende do seu perfil como investidor.
Carteira de Ações: Como Funcionam?
A carteira de ações deve ser montada a partir de uma seleção rigorosa para encontrar os melhores ativos para atender as necessidades de ganhos do investidor. O processo de montagem da carteira demanda alguma experiência no mercado de ações, então quem está começando deve ter cautela. Uma ajuda profissional é muito bem-vinda no início dessa jornada para se tornar um investidor.
As carteiras recomendadas são ótimas para o início do processo de investimento, elas funcionam como portfólios elaborados por pessoas com ampla experiência em mercado financeiro. A partir da adoção de uma carteira recomendada é possível chegar ao mercado já com bons lucros. Esse tipo de carteira é montada para atender a demandas específicas dos investidores como, por exemplo investimentos de curto prazo para quem tem perfil conservador.
Sendo assim o investidor que deseja optar por uma carteira recomendada só precisa pesquisar para saber qual é a mais recomendada para o seu perfil e os seus objetivos. A recomendação é sempre analisar com muito critério para tomar a decisão de investir ou não. Essas carteiras não têm garantia de que serão lucrativas, elas são montadas observando o mercado atual, mas tudo pode mudar num piscar de olhos.
Investimentos em Carteira de Ações: Quando Vale a Pena?
Ainda que você seja um investidor conservador é interessante separar parte do seu capital para aplicar em ações. Esse mercado oferece excelentes retornos e pode ajudar a fazer com que seu dinheiro renda mais. Fique sempre atento a taxa Selic, quando ela está baixa significa que é mais interessante investir em ações do que em renda fixa.
Dicas Para Montar Uma Carteira de Ações
A seguir vamos apresentar dicas de como montar uma carteira de ações com grande potencial de sucesso no mercado. As escolhas certas permitem fazer com que seu dinheiro se torne bastante lucrativo em diferentes prazos.
– Defina Seu Perfil de Investidor
Há diferentes perfis de investidores, alguns são mais conservadores, outros mais ousados e tem aqueles que estão no meio do caminho sendo considerados moderados. Um investidor conservador é aquele que não deseja arriscar seu patrimônio em seus investimentos. O ideal para esse perfil é ter uma carteira de ações focada em geração de renda com o mínimo de riscos, os papéis mais seguros são os mais atraentes.
Geralmente são investidores ousados esperam um retorno maior em menor espaço de tempo. A carteira de ações direcionada para esse perfil tende a ter como foco as ações de empresas que têm chances de dar maior retorno, mas que também apresentam mais riscos. Uma dica é buscar o equilíbrio fazendo aportes em ações que sejam mais seguras.
Por fim os moderados tem como carteira de ações perfeita aquela tem papéis seguros e algumas opções com um pouco mais risco. Optar por investir em companhias de setores essenciais pode ser um bom caminho para esse perfil. Ter um perfil de investimento bem definido assim que começa a montar a sua carteira de ações é crucial, pois isso implica na adoção de estratégias diferentes. Lembrando que não existe certo ou errado, apenas métodos diversos de investir.
– Prazo de Investimento
O investidor deve considerar além do seu perfil o prazo em que deseja obter o retorno das suas aplicações. Quando esse fator é desconsiderado se criam riscos absolutamente desnecessários. Quem prefere uma carteira de curto prazo deve dar prioridade para ações com maior volume de negociação. Isso torna mais fácil determinar mais precisamente os pontos de entrada e saída das operações.
Para aqueles que estão pensando em adotar uma carteira de médio prazo recomendamos adicionar alguns papéis de curto prazo. Vale dizer que curto prazo tem um significado diferente daquele da renda variável que significa de um a cinco anos. Nesse período muitas coisas podem acontecer no mercado financeiro. São papéis recomendados nesse caso aqueles com grandes volumes diários, porém, que apresentem variação de cotações baixas.
Por fim você pode optar por uma carteira de ações de longo prazo, em geral essa representa a melhor escolha em particular para quem deseja fazer das aplicações o seu rendimento no futuro. Dê preferência para o investimento em ativos de companhias com boa governança e com reconhecimento em seu segmento de mercado. Empresas ligadas a infraestrutura e que sejam produtoras de bens de capital são as melhores alternativas.
Gostou dessas dicas a respeito de carteira de ações? Curta e compartilhe!