De acordo com a divulgação de ontem pelo Informe Conjuntural da Confederação Nacional da indústria (CNI) a principal responsável pelo bom desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) foi à demanda doméstica. Esta demanda vai fechar o ano de 2010 com uma expansão da ordem de 7,6%. Além dessa demanda há ainda outro fator que deu grande contribuição para o desempenho favorável do Produto Interno Bruto que foi o desempenho dos investimentos.
Estimativas quanto a Investimentos Industriais
No que se referem aos investimentos industriais neste ano de 2010 as estimativas são da Confederação Nacional da Indústria (CNI) são de que eles cheguem a atingir o percentual de 19,6% do produto Interno Bruto (PIB). Mesmo com esse desempenho do PIB que é considerado muito bom, a verdade é que o setor externo ainda trás uma preocupação considerável. De acordo com as expectativas da Confederação nacional da Indústria para o ano que vem o déficit em conta corrente esperado deve passar de R$ 50 bilhões de reais para R$ 70 bilhões de reais. De acordo com Robson Andrade que é o presidente da confederação é necessário que o governo tome medidas para segurar o avanço das importações.
Direcionamento de Recursos
Na verdade entre as medidas a serem adotadas é preciso ter muito cuidado com o direcionamento de recursos, pois quando houver a entrada de recursos para serem investidos, se estes forem direcionados para a mineração ou para a agricultura é provável que este direcionamento não seja adequado. A realidade é que esses investimentos deverão ser feitos em setores em que os produtos possam competir no mercado internacional. De acordo ainda com o presidente da confederação também existem barreiras não tarifárias, de política antidumping, técnicas que podem ser adotadas.
Concorrência Externa
De acordo com o que in formou a Confederação Nacional da Indústria, a demanda doméstica foi o que alavancou de maneira mais positiva para o bom desempenho do Produto Interno Bruto e aí não existem entraves, mas no que se refere à indústria temos alguns setores em que a com concorrência externa vêm causando problemas. Setores como é o caso do segmento automobilístico onde o investimento de tecnologia e em termos de inovação é muito grande e onde quase 30% do mercado brasileiro são supridos por empresas internacionais. Esta é uma situação complicada onde é difícil fazer uma mudança. O certo em tudo isso é que nosso país precisa com a maior urgência encontrar uma maneira de inverter esse quadro fazendo com que as exportações superem as importações terminando com esse déficit de saldo em conta corrente que em questão de um ano vai ter um aumento da ordem de 40%. Um salto muito grande especialmento quando isso se refere a aumento de déficit.