Modelagem financeira é o termo usado no mundo dos negócios de quem investe. É uma parte importante das finanças pessoais e é algo que muitos de nós em nossa vida profissional estamos familiarizados. No entanto, para aqueles que só lidam com o próprio dinheiro, a modelagem financeira pode ser um conceito um pouco mais estranho. Aqui vamos olhar para o que é modelagem financeira, como usar e como ela pode te ajudar.
A modelagem financeira é o processo de elaboração de normas para as suas finanças, e permite que você tenha condições de ver como suas finanças estão indo com o tempo, e assim agir de maneira correta para ajustar isso.
Modelagem empresarial
Nas empresas, a modelagem financeira envolve a visualização dos lucros da empresa. Por exemplo, as empresas tendem a ganhar uma certa quantia de lucro a cada mês, e os modelos financeiros podem ser utilizados a fim de analisar como este lucro tem mudado a cada ano e identificar tendências para melhorar isso.
Essa análise permite demonstrar visualmente a todos, a gestão de como os lucros da empresa ficarão em dez anos ou em qualquer período que se queira, utilizando da representação gráfica desses dados. Alternativamente, eles poderiam ver como os investimentos teriam efeito com base nas alterações que os novos funcionários fizeram aos lucros anteriormente e que permitiria que o modelo financeiro possa orientar as decisões futuras. Isso também pode ser usado na avaliação de empresas, a fim de estimar o valor de um negócio e a fim de prever se faria um bom investimento ou não.
Modelos pessoais de gestão financeira
Como isso afeta o indivíduo? Bem, existem muitos modelos que são muito úteis para nós no dia a dia. Por exemplo, usar um cálculo de juros compostos pode ser muito útil para prever o quanto de juros você vai ganhar, e assim a quantidade de capital que você terá que gastar e onde investir o seu dinheiro.
Os juros compostos é um interesse que cresce exponencialmente à medida que os juros auferidos são adicionados ao montante fixo para ganhar juros (como uma bola de neve ganhando impulso descendo uma colina). Um modelo financeiro de juros compostos irá sempre aparentar uma curva se tornando cada vez mais acentuada, mas a avaliação financeira real e o cálculo de juros compostos é necessário para prever exatamente quando se vai atingir determinados pontos. Isso, permite prever com precisão como seu dinheiro estará daqui há dois anos ou daqui há 10 anos.
Conclusão
Há muitos outros usos para a modelagem financeira além do cálculo de juros compostos e você pode utilizar isso para calcular suas finanças atuais e futuras, fazer um orçamento para o futuro e para mostrar onde você está perdendo ou ganhando dinheiro. Analise suas finanças por esse lado e você terá uma vantagem distinta sobre as outras pessoas e será certo que você economizará dinheiro como resultado.