Mima Media Móvel

As Médias Móveis

Em economia, as médias móveis servem para suavizar os dados dos preços, visando assim criar um indicador de tendência em sequência. Elas não necessariamente servem para prever a direção que os preços vão, mas antes, definem  a direção atual do preço, com um atraso. Esse atraso das médias móveis acontecem pelo fato de que elas se baseiam totalmente nos preços passados, e ainda assim elas auxiliam na suavização do preço da ação e também a filtrar os ruídos.

As médias móveis também constituem os fundamentos e as estruturas para outros indicadores, servindo como base para por exemplo, MACD, o oscilador McClellan e as Bandas de Bollinger. Existem dois tipos principais de médias móveis, a MMS – média móvel simples e a MME – média móvel exponencial, e elas podem ser utilizadas para que se identifique a direção de uma tendência, ou até mesmo para se definir os níveis, tanto de suporte, quanto de resistência.

– O Cálculo Da Média Móvel Simples – Mms

A média móvel simples é basicamente formada por meio do cálculo do preço médio de determinado título ao longo de um certo número de períodos, sendo que a maioria dessas médias móveis se baseia nos preços de fechamento. Por exemplo, a média móvel simples de um período de cinco dias, é a soma dos preços de fechamento dos cinco dias de uma ação, dividido por cinco.

Como o próprio nome já diz, a média móvel é aquela que se move, ou seja, os dados antigos podem ser retirados, conforme os dados mais recentes já vão ficando disponíveis, e é exatamente isso que faz com que a média se movimente com o passar do tempo.

Média Móvel Simples

Média Móvel Simples

– O Cálculo Da Média Móvel Exponencial – Mme

As médias móveis exponenciais diminuem a defasagem, fazendo com que seja aplicado um peso mais relevante naqueles preços que foram estipulados mais recentemente. Essa ponderação utilizada no preço mais atual, depende de com quantos períodos a média móvel conta.

Existe um passo a passo para que se faça de maneira correta o cálculo de uma média móvel exponencial. O primeiro passo deve ser calcular uma média simples – que é a que já foi apresentada acima – pois uma MME (média móvel exponencial) deve partir de algum lugar, e esse é o papel da média móvel simples: atuar como se fosse a média móvel exponencial do período anterior, quando se começa a calcular.

Média Móvel Exponencial

Média Móvel Exponencial

O segundo passo é calcular o coeficiente de multiplicação, através da fórmula: (2 / (períodos de tempo + 1)). E o terceiro é, por fim, calcular a média móvel exponencial, cálculo esse que deve ser feito de acordo com uma fórmula específica, que é basicamente: (Preço de Fechamento – Média móvel exponencial (dia anterior)) x multiplicador + MME (dia anterior).

Vale ressaltar que a ponderação para um período mais curto de tempo é maior do que a ponderação para um período mais longo de tempo. É fácil de pensar quando se analisa que a ponderação reduz na metade a cada vez que se dobra o período de tempo das médias móveis. Para quem deseja encontrar uma porcentagem exata para uma média móvel exponencial, é possível utilizar a fórmula a seguir. Ela serve para que se converta uma média móvel exponencial em período de tempo e também entrar com esse valor em um parâmetro da média móvel exponencial. A fórmula é: Período de tempo = (2 / porcentagem) – 1.

Quanto mais longa é uma média móvel, maior é sua defasagem, já que uma média móvel de dez dias geralmente irá contar com muitas variações de preço. Uma analogia de uma média móvel pequena, é que ela funciona como um barco em alta velocidade: é bem ágil e rápido para se mudar de direção.

Já uma média móvel mais longa, de cem dias, por exemplo, possui muitos dados históricos que faz com que ela fique retardada. A analogia para elas é que elas são como um cruzeiro no oceano: lentos para se movimentarem. Assim, é necessário que aconteça uma grande mudança de preços, e por mais tempo, para que a média mude de direção.

Ainda que existam muitas e claras diferenças entre a média móvel simples e a média móvel exponencial, não necessariamente uma se torna melhor que a outra. As médias móveis exponenciais tem uma defasagem menor, e consequentemente fica mais sensível aos preços recentes e suas mudanças. Já as médias móveis simples, representam um valor médio real dos preços em um período de tempo, servindo assim principalmente para indicar um suporte ou uma resistência.

Conclui se assim que as vantagens de se utilizar médias móveis devem ser contra balanceadas com suas desvantagens. É necessário estudo e conhecimento para obter delas o melhor auxilio possível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *