LCI Banco Do Brasil Valor Mínimo

Não é novidade para ninguém que os investimentos devem ser feitos de maneira que as pessoas consigam resgatar um grande montante quando essa aplicação começar a render. Mas, antes desses processos, precisamos entender que, quando da nossa origem e até o nosso entendimento do que precisamos fazer enquanto estamos por aqui, muita coisa aconteceu.

A nossa economia, que está bastante diversificada, demorou milhares de anos para poder atingir o patamar de agora. Isso só se deu com o raciocínio do ser humano em poder fazer mais do que somente sobreviver. Nesses aspectos, podemos  dizer tranquilamente que o ser humano viveu um grande desenvolvimento, em todos os aspectos possíveis.

Economia

Atualmente, um dos assuntos mais abordados em um país é a situação econômica. Isso porque ele é um indicador máster. Ou seja, ele praticamente dita as regras de funcionamento dos outros indicadores. Por exemplo: se o indicador econômico está bem, significa que todo o restante segue pelo mesmo caminho. Agora, se esse indicador for ruim, os demais, principalmente o indicador social, também não pode estar bem.

Por conta disso, quando um país apresenta índices econômicos não muito satisfatórios, um alerta é emitido, pois pode vir a prejudicar toda uma classe que, no caso, é a própria sociedade.

Muitas pessoas, por admirarem a economia e, principalmente, por conseguirem fazer dinheiro com ela, se aventura em diversos negócios para poder conseguir fazer com que o seu dinheiro renda, bem como, também, possa ser investido em outras coisas, como a compra de imóveis.

Para essa última opção, diversos bancos oferecem planos para que você possa comprar aquele imóvel que sempre sonhou. Um desses bancos é o Banco do Brasil, que oferece o LCI, que iremos conhecer a seguir.

O Banco do Brasil

O Banco do Brasil pode ser descrito como o primeiro banco que operou no país enquanto o mesmo ainda era uma colônia portuguesa. Atualmente, ele pode ser considerado como um banco de economia mista, na qual tanto a iniciativa privada quanto a estatal estão andando juntas. Porém, o governo tem 54% das ações do banco, o que dá a ele maior propriedade e, com isso, maior direcionamento nas decisões.

Curiosamente, o Banco do Brasil foi o único banco fundado por Portugal até hoje. Ou seja, nem antes da chegada da família Real Portuguesa ao Brasil, em 1808 ( 80 anos antes da promulgação da lei áurea), o país português tinha tido um banco. Então, em 12 de outubro daquele ano, Dom João VI resolveu fundar o banco, que teve como capital inicial 1200 contos de réis ( o que hoje convertido para reais daria quase cento e cinquenta milhões de reais).

Banco do Brasil

Banco do Brasil

Com esse aporte, o banco começou a operar, em uma famosa esquina da cidade do Rio de Janeiro, que passou a ser a capital executiva da colônia. Durante anos, foi o quarto banco com o maior número de emissões de todo o planeta. Nesse leque, podemos incluir os bancos da Inglaterra, da França e o da Suécia. O BB atuou muito mais do que um simples banco: também passou a ser o órgão oficial da coroa portuguesa a cuidar de assuntos inerentes ao governo, tais como o comércio de riquezas (como pau brasil, minérios, entre outros), além de ser o responsável por emitir a moeda oficial da colônia, dentre muitas outras atribuições, o que lhe conferiu o título de instituição de atuação mista.

Depois de muitos anos é que, com a criação do Banco Central do Brasil, o BB deixou de ser o pivô de algumas ações do governo, como a emissão de cédulas. Até 1986, o Banco do Brasil desempenhou diversos papeis importantes no governo, até que uma reorganização econômica tomou conta de todo o aparato governamental, que acabou definindo as funções do Banco Central, do Tesouro Nacional e do próprio Banco do Brasil. Em 1988, a Constituição Federal teve um papel muito importante para poder timbrar essas funções e deixa-as explícitas para a sociedade.

O LCI do Banco do Brasil

O Banco do Brasil conta com diversos serviços para poder atender a população em geral, desde como a abertura de contas, a possibilidade de investir dinheiro, encontrar um financiamento para automóveis, bem como, também, para a compra daquela tão sonhada casa. Para esse último item, o Banco do Brasil conta com o LCI. Mas você sabe o que essa sigla significa?

O LCI nada mais é do que Letra de Crédito Imobiliário, no qual se configura como um investimento de renda fixa, que tem como objetivo maior poder captar recursos para os financiamentos imobiliários. Em outras palavras, quando o investidor opta pelo LCI, ele nada mais está fazendo do que uma aplicação, como faria em outros tipos de aplicações de renda fixa, onde ele empresta dinheiro para o banco que foi o emissor dessa LCI e, no futuro, recebe esse dinheiro com juros e correção monetária.

Quando o investidor opta por esse tipo de aplicação, é apresentado para ele logo de cara os calores investidos, a rentabilidade que ele dará e a data para obter tal resgate. Muitas pessoas preferem esse tipo de aplicação, pois ela não sofre qualquer tipo de tributação. Em miúdos: imposto de renda ou o IOF, que é o imposto sobre operações financeiras não são colocados nessas questões.

O LCI do Banco do Brasil

O LCI do Banco do Brasil

Valor Mínimo

No Banco do Brasil, para que você possa fazer esse tipo de investimento, é necessário que o valor mínimo de investimento seja de oitenta mil reais. É assustador tal valor, já que, no ano de 2016, o valor mínimo girava em torno de mil reais. Além disso, o BB obriga que o interessado pelo LCI tenha, obrigatoriamente, uma conta.

O prazo mínimo de retirada do investimento é de três meses, e o prazo máximo é de três anos. Ou seja, se  o seu investimento ‘vencer’, o dinheiro resultante desse investimento é depositado diretamente na conta do investidor, sem uma renovação automática do mesmo. Nesse sentido, é necessário que ele faça esse reinvestimento de maneira automática. Assim como os demais LCIs, o resgate pode ser total ou parcial, respeitando, logicamente, o prazo mínimo estabelecido por cada companhia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *